Visão geral da Área de Trabalho
A partir do portal do Action.NET, se escolhe um projeto existente e se clica nele para abri-lo e configurá-lo. A aplicação de engenharia TManager.exe é a utilizada para estra tarefa. Esta aplicação fornece o acesso para editar toda a configuração de um projeto em Action.NET além de um ambiente para executar e testar estes projetos, utilizando um ambiente de aparência muito amigável e intuitiva
Área de Trabalho
A interface de usuário é semelhante a um navegador, com áreas de menus, áreas principais de trabalho e botões para voltar, ir adiante, uma lista de itens recentes, e outras ferramentas de navegação. A Figura mostra as principais partes da página.
Grid Splitter
Você pode arrastar a barra vertical com o mouse para ajustar o tamanho do quadro de menu à esquerda, quando você quer ter mais espaço na área de trabalho.
Usando a barra de ferramentas
A barra de ferramentas na parte superior de cada página tem todos os botões de edição como desfazer, refazer, recortar, copiar e colar, bem como botões para funções comuns que são exclusivas para Action.NET.
Além disso, alguns botões têm opções adicionais quando você clica com o botão direito do mouse sobre eles. Por exemplo, os botões de Imprimir e Procurar tem opções adicionais, como mostrado na Figura.
Opções de botão direito na barra de ferramentas:
As opções de Imprimir permitem imprimir ou salvar em um arquivo CSV.
As opções de Procurar permitem você encontrar, ir para o anterior, e ir para o próximo. Para mais informações, consulte "Trabalhando com tabelas" , na[ página 69|#_bookmark91].
Desfazer e Refazer alterações
Os botões Desfazer e Refazer na barra de ferramentas permitem desfazer ou refazer qualquer operação. Ao editar tabelas, desfazer e refazer estão disponíveis para todas as mudanças durante a sua sessão de edição.
Ao editar documentos nas áreas de Draw (Desenho), Reports (Relatórios) e de Scripts, desfazer e refazer estão disponíveis até que você salve as alterações.
Cortar, Copiar e Colar inteligentes
Os botões Cortar, Copiar e Colar são sensíveis ao contexto: quando o foco está em um DataGrid a ferramenta vai cortar / copiar e colar as linhas selecionadas na tabela. Quando o foco está sobre a ferramenta de desenho, as funções serão executadas sobre os objetos selecionados. A razão para a palavra inteligente é que você pode copiar e colar linhas de e para o Excel, além de outras tabelas no espaço de trabalho, mesmo que as colunas não sejam todas iguais. Ao copiar e colar, os dados das células nas colunas e também os cabeçalhos da mesmas são copiados para o clipboard. Desta forma o sistema é capaz de colocar a informação na coluna correta, não importando a ordem que as colunas estejam sendo exibidas ou não., ou se não existem algumas colunas na tabela de destino.
Dica: Ao copiar de Excel para os DatGrids, certifique-se de selecionar os títulos de linhas. Você também pode copiar linhas a partir da tabela de Tags para a tabela de definição do Historiador diretamente para definir que deve ser feito o registro de dados dessas tags.
Imprimir, salvar em um arquivo ou Importar
Estes comandos permitem que você imprima o documento selecionado (um DataGrid ou um desenho). O botão de exportação ao ser pressionado, salva DataGrids para arquivos CSV e telas gráficas para arquivos JPG. O botão de importação irá importar arquivos CSV para o DataGrid.
Encontrar objetos
Para encontrar onde você usou um objeto específico, como um Tag, em um projeto, o espaço de trabalho de Engenharia oferece três formas de pesquisa.
Botões Find String e Find Object
O botão Find String serve para a busca de uma cadeia de caracteres específica na aba atualmente selecionada da tabela DataGrid. Digite o texto que deseja pesquisar na caixa de texto e pressione o botão FindString.
O botão Find Object na barra de ferramentas acessa a Lista de Referência Cruzada do projeto, que permite localizar onde os objetos são usados no Projeto.
Na lista mostrada na parte de baixo da tela, clicando em cada linha é mostrada a tabela onde é feita a referência. Para mais informações sobre referência cruzada, consulte "Usando a Referência Cruzada" , na página 76.
Finalmente, você pode aplicar filtros dinâmicos na tabela selecionada, apenas digitando a máscara no campo de entrada. Exemplo: * abc * irá filtrar para mostrar apenas as linhas com as letras "abc" em qualquer posição do nome; ab * irá filtrar para mostrar as linhas começando com "ab". Clique no botão Home para limpar todos os filtros e redefinir todas as colunas do DataGrid para visualização no formato padrão do sistema.
Nova Tag e Propriedades de uma Tag
Nova Tag: permite criar uma nova tag no banco de dados em tempo real.
Propriedades da Tag: Mostra as propriedades da Tag Selecionada no TextBox.
Logon de segurança
Ao passar o mouse sobre o ícone de Logon (chaveiro) é mostrado o nome de usuário conectado no momento. Se clicar no ícone abre-se a caixa de diálogo Logon. Por padrão,quando o sistema é iniciado, o usuário Guest é registrado. As permissões de cadausuário são definidas como descrito em "Segurança e Usuários" , na página 111
Botão de Ajuda
O botão Ajuda navega no espaço de trabalho para a seção Info-Ajuda, que dá acesso ao arquivo de ajuda local, assim como permite fazer buscas no conteúdo online.
Navegando na Área de Trabalho
Você navega no Action.NET usando o ambiente de área de trabalho, seções e abas.
Qualquer interface de usuário do Espaço de Trabalho de Engenharia é identificada por três nomes: o Ambiente (menu principal no canto superior esquerdo), a Seção (ou sub-menu) e a aba (ou a Tabela).
Para descrever como chegar a um local específico onde você quer executar funções, usamos uma notação abreviada.
Por exemplo, ao invés de dizer:Clique em Edit , depois clique em Tags, em seguida, clique na aba de Objects. nas explicações deste manual usamos a notação:
Vá para Edit> Tags> Objects.
Esta notação abreviada rapidamente informa como navegar para o menu principal correto, as seções, e as abas.
EDIT - Ambiente de Edição
O botão EDIT no espaço de trabalho do módulo de Engenharia permite o acesso as tarefas de configuração dos objetos principais dos módulos Action.NET.
Neste ambiente a barra vertical apresenta a navegação possível entre as seções editáveis:
Para definir, verificar ou editar os “Tags” dos pontos a serem utilizados no projeto.
Security - Para definir as permissões e níveis de acesso dos usuários do projeto.
Devices - Para configurar protocolos de comunicação e IEDs (equipamentos de comunicação e de aquisição de dados) que serão utilizados pelo projeto.
Para configurar itens de Alarme Áreas e Grupos de Alarmes para a geração de alarmes sob condições definidas.
DataSets para a definição de fontes de dados como arquivos de bancos de dados, tabelas específicas e “queries” pré-definidas.
Para configuração de “Scripts” que poderão ser em C-Sharp ou VB.Net, (em dot NET) compilados e ligados dinamicamente antes da execução dos projetos.
Para configurar ou selecionar telas gráficas dinâmicas, Displays, que vão mostrar em tempo real o estado dos processos supervisionados
Para configurar Relatórios, que podem incluir símbolos gráficos atualizados, em formato XPS, HTML, ASCII e Unicode.
DRAW - ambiente de Desenho
Para configurar telas gráficas animadas, deve-se clicar no ícone Draw (Desenhar) no Menu principal. O símbolo aparece aumentado após o clique. Neste caso na janela vertical abaixo do botão aparecem propriedades da tela sendo mostrada. Detalhes sobre a edição de telas são apresentados na secção “Telas e Símbolos”.
RUN - Ambiente de Execução
O ambiente de execução fornece acesso a todos os recursos de execução em tempo real do projeto.
Build - deve ser utilizado para solicitar a preparação do Projeto para execução em tempo real, e o salvamento da istória do projeto, incluindo compilações e “builds” de scripts em bibliotecas de código executável.
Test - para testar o projeto e verificar sua execução em tempo real antes de publicá-lo para uso no Servidor real.
StartUp - Permite especificar ferramentas de diagnose e os módulos a serem utilizados para testar aplicativos e scripts em execuções do projeto
Publish - Publicar o projeto para obter o arquivo final de instalação no servidor. Obtém-se um novo identificador da Revisão Publicada do projeto.
Count - Apresenta um sumário do projeto como numero de Tags utilizados. Fornece também um relatório de referência cruzada dos objetos do projeto.
Dictionaries - Para a customização do idioma a ser utilizado nas mensagens de alarmes e textos de telas do projeto.
Extensions - Mostrar diversos aplicativos especializados em importação- exportação de dados do projeto ou para o projeto.
INFO - Ambiente de Informações
O ambiente de Informações fornece acesso a detalhes de configuração atual do projeto
Mostra as versões do produto e do projeto, a localização do projeto, a linguagem utilizada e vários outros detalhes.
Para se obter informações sobre as Publicações do projeto, números de versões e história de alterações realizadas.
Para preenchimento de notas e observações importantes para outros usuários que estejam desenvolvendo o projeto.
Para chamar o Auxilio On-line de Referência do Action.NET
Mostra informações específicas do Licenciamento corrente do produto. Uma aba de Registro facilita o registro on-line do software.
Configurando Preferências
Você pode configurar o tema de aparência do Action.NET e outras preferências. A janela abaixo é mostrada quando se solicita sua apresentação conforme o descrito no item 1 abaixo.
Para configurar as preferências:
Clique no botão do aplicativo (o logotipo da Spin no topo da barra de ferramentas).
Altere ou selecione as opções desejadas.
Configuração | Descrição |
Theme | Selecione o esquema de cores que você prefere no ambiente de engenharia. O tema também é útil se você abrir o mesmo projeto duas vezes (uma para editar e outro para ver as informações). Você pode aplicar um tema diferente para cada janela para distingui-los |
Grid Fonts | Clique para ver as fontes disponíveis para a interface do usuário. Selecione o tipo de letra (fonte), o estilo, tamanho e, em seguida, clique em OK. |
Auto-save document | Selecione a frequência com que você deseja que o sistema salve automaticamente as alterações ao editar scripts, usar as ferramentas de desenho e de criação de relatórios |
CSV Import default | Permite escolher a configuração default a ser usada na settings importação de arquivos no formato.CSV. Define-se o separador, se a importação deve usar o ID como chave primaria nas tabelas importadas, e o local onde procurar o arquivo origem em disco. |
Allow to duplicate Tags on |
|
Script Editor | Permite a definição de um tamanho de fonte default para uso no Editor de Scripts. |
Clique em CLOSE no canto superior direito.
Nesta página: