Visão geral da Área de Trabalho

A partir do portal do Action.NET, se escolhe um projeto existente e se clica nele para abri-lo e configurá-lo. A aplicação de engenharia TManager.exe é a utilizada para estra tarefa. Esta aplicação fornece o acesso para editar toda a configuração de um projeto em Action.NET além de um ambiente para executar e testar estes projetos, utilizando um ambiente de aparência muito amigável e intuitiva

 

Área de Trabalho

A interface de usuário é semelhante a um navegador, com áreas de menus, áreas principais de trabalho e botões para voltar, ir adiante, uma lista de itens recentes, e outras ferramentas de navegação. A Figura mostra as principais partes da página.

 

Grid Splitter

Você pode arrastar a barra vertical com o mouse para ajustar o tamanho do quadro de menu à esquerda, quando você quer ter mais espaço na área de trabalho.

Usando a barra de ferramentas

A barra de ferramentas na parte superior de cada página tem todos os botões de edição como desfazer, refazer, recortar, copiar e colar, bem como botões para funções comuns que são exclusivas para Action.NET.

Além disso, alguns botões têm opções adicionais quando você clica com o botão direito do mouse sobre eles. Por exemplo, os botões de Imprimir e Procurar tem opções adicionais, como mostrado na Figura.

Opções de botão direito na barra de ferramentas:

  • As opções de Imprimir permitem imprimir ou salvar em um arquivo CSV.

  • As opções de Procurar permitem você encontrar, ir para o anterior, e ir para o próximo. Para mais informações, consulte "Trabalhando com tabelas" , na[ página 69|#_bookmark91].

Desfazer e Refazer alterações

Os botões Desfazer e Refazer na barra de ferramentas permitem desfazer ou refazer qualquer operação. Ao editar tabelas, desfazer e refazer estão disponíveis para todas as mudanças durante a sua sessão de edição.

Ao editar documentos nas áreas de Draw (Desenho), Reports (Relatórios) e de Scripts, desfazer e refazer estão disponíveis até que você salve as alterações.

Cortar, Copiar e Colar inteligentes

Os botões Cortar, Copiar e Colar são sensíveis ao contexto: quando o foco está em um DataGrid a ferramenta vai cortar / copiar e colar as linhas selecionadas na tabela. Quando o foco está sobre a ferramenta de desenho, as funções serão executadas sobre os objetos selecionados. A razão para a palavra inteligente é que você pode copiar e colar linhas de e para o Excel, além de outras tabelas no espaço de trabalho, mesmo que as colunas não sejam todas iguais. Ao copiar e colar, os dados das células nas colunas e também os cabeçalhos da mesmas são copiados para o clipboard. Desta forma o sistema é capaz de colocar a informação na coluna correta, não importando a ordem que as colunas estejam sendo exibidas ou não., ou se não existem algumas colunas na tabela de destino.

Dica: Ao copiar de Excel para os DatGrids, certifique-se de selecionar os títulos de linhas. Você também pode copiar linhas a partir da tabela de Tags para a tabela de definição do Historiador diretamente para definir que deve ser feito o registro de dados dessas tags.

Imprimir, salvar em um arquivo ou Importar

Estes comandos permitem que você imprima o documento selecionado (um DataGrid ou um desenho). O botão de exportação ao ser pressionado, salva DataGrids para arquivos CSV e telas gráficas para arquivos JPG. O botão de importação irá importar arquivos CSV para o DataGrid.

Encontrar objetos

Para encontrar onde você usou um objeto específico, como um Tag, em um projeto, o espaço de trabalho de Engenharia oferece três formas de pesquisa.

Botões Find String e Find Object

  • O botão Find String serve para a busca de uma cadeia de caracteres específica na aba atualmente selecionada da tabela DataGrid. Digite o texto que deseja pesquisar na caixa de texto e pressione o botão FindString.

  • O botão Find Object na barra de ferramentas acessa a Lista de Referência Cruzada do projeto, que permite localizar onde os objetos são usados no Projeto.

Na lista mostrada na parte de baixo da tela, clicando em cada linha é mostrada a tabela onde é feita a referência. Para mais informações sobre referência cruzada, consulte "Usando a Referência Cruzada" , na página 76.

Finalmente, você pode aplicar filtros dinâmicos na tabela selecionada, apenas digitando a máscara no campo de entrada. Exemplo: * abc * irá filtrar para mostrar apenas as linhas com as letras "abc" em qualquer posição do nome; ab * irá filtrar para mostrar as linhas começando com "ab". Clique no botão Home para limpar todos os filtros e redefinir todas as colunas do DataGrid para visualização no formato padrão do sistema.

Nova Tag e Propriedades de uma Tag

  • Nova Tag: permite criar uma nova tag no banco de dados em tempo real.

  • Propriedades da Tag: Mostra as propriedades da Tag Selecionada no TextBox.

Logon de segurança

Ao passar o mouse sobre o ícone de Logon (chaveiro) é mostrado o nome de usuário conectado no momento. Se clicar no ícone abre-se a caixa de diálogo Logon. Por padrão,quando o sistema é iniciado, o usuário Guest é registrado. As permissões de cadausuário são definidas como descrito em "Segurança e Usuários" , na página 111

Botão de Ajuda

O botão Ajuda navega no espaço de trabalho para a seção Info-Ajuda, que dá acesso ao arquivo de ajuda local, assim como permite fazer buscas no conteúdo online.

Navegando na Área de Trabalho

Você navega no Action.NET usando o ambiente de área de trabalho, seções e abas.

Qualquer interface de usuário do Espaço de Trabalho de Engenharia é identificada por três nomes: o Ambiente (menu principal no canto superior esquerdo), a Seção (ou sub-menu) e a aba (ou a Tabela).

 

Para descrever como chegar a um local específico onde você quer executar funções, usamos uma notação abreviada.

Por exemplo, ao invés de dizer:Clique em Edit , depois clique em Tags, em seguida, clique na aba de Objects. nas explicações deste manual usamos a notação:

Vá para Edit> Tags> Objects.

Esta notação abreviada rapidamente informa como navegar para o menu principal correto, as seções, e as abas.

EDIT - Ambiente de Edição

 

O botão EDIT no espaço de trabalho do módulo de Engenharia permite o acesso as tarefas de configuração dos objetos principais dos módulos Action.NET.

Neste ambiente a barra vertical apresenta a navegação possível entre as seções editáveis:

 

Para definir, verificar ou editar os “Tags” dos pontos a serem utilizados no projeto.

Security - Para definir as permissões e níveis de acesso dos usuários do projeto.

Devices - Para configurar protocolos de comunicação e IEDs (equipamentos de comunicação e de aquisição de dados) que serão utilizados pelo projeto.

Para configurar itens de Alarme Áreas e Grupos de Alarmes para a geração de alarmes sob condições definidas.

DataSets para a definição de fontes de dados como arquivos de bancos de dados, tabelas específicas e “queries” pré-definidas.

Para configuração de “Scripts” que poderão ser em C-Sharp ou VB.Net, (em dot NET) compilados e ligados dinamicamente antes da execução dos projetos.

Para configurar ou selecionar telas gráficas dinâmicas, Displays, que vão mostrar em tempo real o estado dos processos supervisionados

Para configurar Relatórios, que podem incluir símbolos gráficos atualizados, em formato XPS, HTML, ASCII e Unicode.

DRAW - ambiente de Desenho

 

Para configurar telas gráficas animadas, deve-se clicar no ícone Draw (Desenhar) no Menu principal. O símbolo aparece aumentado após o clique. Neste caso na janela vertical abaixo do botão aparecem propriedades da tela sendo mostrada. Detalhes sobre a edição de telas são apresentados na secção “Telas e Símbolos”.

 

RUN - Ambiente de Execução

O ambiente de execução fornece acesso a todos os recursos de execução em tempo real do projeto.

 

 

Build - deve ser utilizado para solicitar a preparação do Projeto para execução em tempo real, e o salvamento da istória do projeto, incluindo compilações e “builds” de scripts em bibliotecas de código executável.

Test - para testar o projeto e verificar sua execução em tempo real antes de publicá-lo para uso no Servidor real.

StartUp - Permite especificar ferramentas de diagnose e os módulos a serem utilizados para testar aplicativos e scripts em execuções do projeto

Publish - Publicar o projeto para obter o arquivo final de instalação no servidor. Obtém-se um novo identificador da Revisão Publicada do projeto.

Count - Apresenta um sumário do projeto como numero de Tags utilizados. Fornece também um relatório de referência cruzada dos objetos do projeto.

Dictionaries - Para a customização do idioma a ser utilizado nas mensagens de alarmes e textos de telas do projeto.

Extensions - Mostrar diversos aplicativos especializados em importação- exportação de dados do projeto ou para o projeto.

 

INFO - Ambiente de Informações

O ambiente de Informações fornece acesso a detalhes de configuração atual do projeto

 

 

 Mostra as versões do produto e do projeto, a localização do projeto, a linguagem utilizada e vários outros detalhes.

 Para se obter informações sobre as Publicações do projeto, números de versões e história de alterações realizadas.

 Para preenchimento de notas e observações importantes para outros usuários que estejam desenvolvendo o projeto.

 

 

 Para chamar o Auxilio On-line de Referência do Action.NET

Mostra informações específicas do Licenciamento corrente do produto. Uma aba de Registro facilita o registro on-line do software.

 

 

Configurando Preferências

Você pode configurar o tema de aparência do Action.NET e outras preferências. A janela abaixo é mostrada quando se solicita sua apresentação conforme o descrito no item 1 abaixo.

 

Para configurar as preferências:

  1. Clique no botão do aplicativo (o logotipo da Spin no topo da barra de ferramentas).

 

  • Altere ou selecione as opções desejadas.

Configuração

Descrição

Theme

Selecione o esquema de cores que você prefere no ambiente de engenharia. O tema também é útil se você abrir o mesmo projeto duas vezes (uma para editar e outro para ver as informações). Você pode aplicar um tema diferente para cada janela para distingui-los

Grid Fonts

Clique para ver as fontes disponíveis para a interface do usuário. Selecione o tipo de letra (fonte), o estilo, tamanho e, em seguida, clique em OK.

Auto-save document

Selecione a frequência com que você deseja que o sistema salve automaticamente as alterações ao editar scripts, usar as ferramentas de desenho e de criação de relatórios
Nota: O sistema salva a maioria das mudanças automaticamente, independentemente desta definição. Essa configuração só é aplicável para as funções listadas acima.

CSV Import default

Permite escolher a configuração default a ser usada na settings importação de arquivos no formato.CSV. Define-se o separador, se a importação deve usar o ID como chave primaria nas tabelas importadas, e o local onde procurar o arquivo origem em disco.

Allow to duplicate Tags on

  • Tabelas do Historiador -Selecione para permitir o mesmo nome de Tag mais de uma vez nas tabelas de historiador. Você pode querer Tags duplicadas com taxas diferentes ou em diferentes grupos.

  • Device Points-Selecione para permitir o mesmo nome de Tag ser utilizado mais de uma vez na tabela de POINTS. Você pode querer tag duplicados para diferentes PLCs ou diferentes taxas de amostragem, ou um mesmo Tag ser alimentado por um protocolo mestre e ser servido para outro sistema por um protocolo escravo (servidor)

Script Editor

Permite a definição de um tamanho de fonte default para uso no Editor de Scripts.

  • Clique em CLOSE no canto superior direito.

Nesta página: