Glossário

Cada área de conhecimento tem sua própria terminologia, o mesmo se aplica a aplicativos de software. Certamente, a nomenclatura Action.NET usa segue padrões de mercado, sempre que possível, mas existem termos específicos relacionados ao sistema e outras palavras podem ter um significado especial quando se utiliza neste contexto.

 

Este glossário tem a maioria dos termos e palavras-chave usadas pelo Action.NET e também conceitos e tecnologias relacionadas que são relevantes para o nosso contexto.
É extremamente recomendado pelo menos ler deste glossário uma vez, depois que você tenha usado o Action.NET por um ou dois meses. Fazendo uma revisão das definições e nomenclatura utilizadas pela plataforma Action.NET e as equipes de engenharia e desenvolvimento da SPIN, combinados com a sua experiência com o produto, fará com que seu entendimento do sistema o capacite para a criação de aplicativos de um mais alto nível.

App Domain or
Application Domain

Representa o ambiente do computador isolado virtual, onde uma aplicação dot NET é executada. Isolado, neste contexto, significa que as áreas de memória e componentes utilizados pela programação em execução nesse ambiente são completamente isolados de outros programas em execução no mesmo computador.
O isolamento inerente dos domínios dot NET cria uma proteção intrinsecamente segura para os projetos em execução, uma vez que impede um processo de interferir com o outro, permitindo até mesmo que duas versões diferentes do mesmo programa possam ser executadas lado a lado.
Uma definição mais técnica, de AppDomain é o espaço que é formado pelos limites que o CLR (Common Language Runtime) fornece em torno dos objetos criados a partir do mesmo aplicativo.

Application ou Aplicação

Refere-se a solução ou sistema final criado usando Action.NET. Os termos Aplicação e Projeto são usados om significados próximos: Projeto refere-se a configuração de engenharia e arquivos necessários para implementar a solução e aplicação refere-se a solução conceitual que foi criada.

Assembly ou Montagem

Refere-se a um arquivo executável (. EXE ou Library.dll) criado usando código gerenciado e Microsoft NET framework..

Designer

Componente do Workspace de Engenharia usado para desenhar e animar monitores e telas de sinópticos.

DLL Hell

Termo usado para se referir as complicações na execução das aplicações legadas do Windows, pois não há isolamento embutido nas bibliotecas DLLs, memória e objetos COM usados pelas aplicações. O dot NET Framework elimina completamente este problema.

Domain, Server Domain, Client

Refere-se aos valores e localização de objetos em tempo de execução. Objetos do domínio servidor são os objetos em, execução no servidor durante a execução. Os valores associados a este objeto são de todo o sistema. Domínio do Cliente são os objetos específicos que estão sendo executado na estação cliente e cada máquina pode ter valores diferentes para eles.

Internal Module ou Módulo interno

São os recursos e os programas que implementam as funções internas do sistema, que são executadas sem qualquer configuração do usuário.
Exemplos disso são a tarefa de Sincronização de Rede e o Gerador de Relatórios (executado em background). Algumas ferramentas de Estúdio, por exemplo, o ModuleInformation.exe, pode exibir informações sobre o status desses módulos internos, no entanto, esta informação é necessária apenas para otimizações avançadas do sistema.

Main Project File ou Arquivo principal de Projeto

Refere-se ao banco de dados SQL codificado que contém a configuração do projeto. O extension.TPROJ refere-se ao projeto atual ainda em desenvolvimento. As extension.TRUN refere-se a projetos publicados, em arquivos somente leitura.

Modifier (Device/ Points)

Parâmetro auxiliar para especificar modificações em pontos de leitura e escrita para um dispositivo, como o tratamento de Arrays, máscaras de bits, strings, inversão de bytes e outras operações em que a definição DataType não pode defini-las completamente.

Module

Um programa que acessa à base de dados em tempo real (BDTR) e pode ser composta de uma ou mais montagens.

Namespace

Um espaço de endereçamento. Todos os objetos criados com um namespace tem nomes exclusivos, unívocos. Espaço de endereço também pode ser entendido como uma forma de amarrar um conjunto de objetos. Todas as variáveis do processo são agrupadas no namespace denominado Tag; todos os relatórios estão agrupados no namespace Report. O nome de um objeto deve ser único dentro do namespace ao qual o objeto pertence.

Object Type (RunObj type)

Determina o tipo de objeto em tempo de execução (visualização, relatório script).

Objects, Runtime Objects

Objetos em tempo de execução são aqueles objetos visíveis (através de seus nomes) para acessar o projeto através de scripts e displays, como Tags, Reports Alarms, Displays, entre outros. Os namespaces também identificam qual módulo de execução é responsável para atualizar esses valores, por exemplo, o módulo de alarme irá iniciar e irá atualizar os valores dos objetos de tempo de execução associados aos alarmes.

ObjectValues, PropertyValue

Objetos em tempo de execução (por exemplo, Tags, deviceNodes, etc) podem ter uma ou mais propriedades definidas. A TAG (e o valor da propriedade), por exemplo, MIN, MAX, Descrição, etc., entre outras propriedades.

PropertyWatch

Utilitário de diagnóstico para verificar e modificar os valores dos objetos em tempo de execução.

OPC Foundation

O OPC Foundation (OPC formalmente conhecido como Object Linking and Embedding para Process Control) é um consórcio industrial que cria e mantém padrões para conectividade aberta de dispositivos e sistemas de automação industrial, como sistemas de controle industrial e controle de processos em geral. Os padrões OPC especificam a comunicação de dados de processos industriais, alarmes e eventos, dados históricos e dados de processos em lote entre sensores, instrumentos, controladores, sistemas de software e dispositivos de notificação.

OPC DA
Specification

Especificação de Acesso a Dados OPC A Especificação de Acesso a Dados OPC é a primeira de um grupo de especificações conhecidas como Especificações OPC Clássicas.O Acesso a Dados OPC é um grupo de padrões cliente-servidor que fornece especificações para a comunicação de dados em tempo real a partir de dispositivos de aquisição de dados. PLCs para exibir e conectar dispositivos como Interfaces Homem-Máquina (HMI), sistemas SCADA [2] e também sistemas ERP / MES. [3] As especificações concentram-se na comunicação contínua de dados.

Parameters(Tag Configuration)

Definição dos parâmetros de comportamento e de processamento para valores de Tags

Project

Um conjunto de configurações de estúdio, esboços de telas, relatórios, scripts e notas de usuários criado e editado com uma única entidade.

projectDB / ProjectDatabase

ProjectDB (ou banco de dados do projeto) é um banco de dados que contém informações de configuração.
Correspondem aos arquivos com a extensão <Project>. Tproj (tipo atual, por exemplo) ou <Project> _ version.Teng (tipo liberado para uso, por exemplo).

Property or Atribute

Propriedade (value) associado a um Tag ou objeto.

RunDB, Runtime Database/RtDB

O banco de dados em tempo real criado quando o projeto está sendo executado. Todos os objetos que podem ser acessados durante a executam (como tags, Displays, relatórios) são objetos no banco de dados Runtime, também chamado de Banco de Dados de Tempo Real ou BDTR.

Runtime

Refere-se a um projeto com módulos carregados e em plena execução.

Runtime Startup

Operação que é faz o projeto entrar em tempo de execução. Esta operação pode ser realizada a partir do programa TStartup.exe na versão de atualização do Action.NET ou TServer.exe na versão publicada do projeto.

Tag

A variável de processo. Nome de um Namespace, que inclui todas as variáveis criadas pelo usuário em uma configuração de projeto.

Tag Type

Define o tipo de objetos no namespace Tag: Digital, analógico, texto. Estas tags são uma classe de componentes ou propriedades acessados diretamente, como mínimo, máximo, valor, qualidade. Cada propriedade é criada internamente como ValueType.

Task (Script.Task)

Programa escrito em VB.NET (ou C #), que é executado no servidor ou cliente durante o tempo de execução de um projeto. A execução será no servidor ou cliente, dependendo da configuração da propriedade de domínio no script.

TManager

O programa que deve ser executado para realizar a configuração de um projeto.

Toggle

Inverter o valor de uma variável. Valores maiores do que zero são convertidos para zero; zero é convertido para o valor "1".

Trust, Partial Trust, Full Trust ou Confiança, confiança parcial, Confiança completa

Confiança Parcial: Meio ambiente em que um aplicativo tem acesso limitado a recursos (acesso restrito aos arquivos de , pastas particulares, executando outras aplicações, etc.) , Aplicativos XBAP que rodam dentro de um navegador (por exemplo, Internet Explorer) devem ser executados em "Confiança Parcial".
Confiança Total: Meio ambiente em que um aplicativo tem acesso a todos os recursos do sistema. Aplicativos instalados em um computador geralmente são executados em modo "Full Trust".

Visibility (Tag Visibility)

Refere-se ao sistema de visibilidade de Tags; Tags podem ser privados, públicos ou protegidos.
Público:
O valor da Tag durante a execução do Runtime está disponível para o acesso a programas externos através de TCP / IP ou OPC Server. Além disso, o valor do Tag é necessariamente global, ou compartilhado entre todas as estações clientes (Domínio do servidor).
Protegido:
Somente leitura. Particular:
A Tag definido como "particular" não pode ser acessado por aplicações externas (OPC Server, TCP / IP) e será executado em máquinas cliente ou servidor de acordo com a configuração do aplicativo com as seguintes características:

  • Tags usadas apenas em módulos chamados pelo cliente (como Telas e Reports) executados no escopo do cliente, ou podem ter valores diferentes em cada máquina do cliente (Cliente de Domínio);

  • Tags usadas em módulos do servidor, tais como dispositivos e alarmes têm um valor único no sistema (Servidor de Domínio).

XBAP

Xaml Browser Application (XBAP) é um aplicativo gráfico usando a tecnologia XAML que é executado dentro de um navegador (Internet Explorer).