/
Importação e Exportação

Importação e Exportação

Ferramentas de importação de objetos de um projeto para o outro são sempre muito convenientes quando se faz migrações de sistemas existentes para novos softwares, Também a importação de esquemas e mapas de dados de devices de automação são poderosas ferramentas para construir mais rapidamente sistemas com dados precisos e corretos.

 

Importação e Exportação de projetos

Na parte Run da área de trabalho de engenharia há uma seção Extensions utilizada para a importação e exportação de dados e partes de projetos.

Na aba de Importação, há diversos aplicativos especializados em importar dados de outros ambientes ou IEDs, de forma a incluí-los neste projeto Action.NET.

Na parte de Exportação, pode-se utilizar filtros e opções para se escolher o que se deseja exportar e então executar a tarefa que vai criar um arquivo especial, de extensão .tcomponent denominado Component, pronto para ser importado em outro projeto Action.NET.

Em Components é apresentada a lista de componentes disponível no computador, que podem ser verificados e importados.

Installed Plugins mostra uma lista de aplicativos externos que foram conectados ao projeto.

Assistentes de Importação

Na aba Run-Extensions-Import você encontra um conjunto de assistentes para importar componentes de projetos.

O conteúdo exibido nessa interface é criado dinamicamente de acordo com as DLLs encontrados na pasta /Extensions/IMPORT da instalação do projeto.

Integradores de Sistemas e outras empresas parceiras podem criar assistentes de importação, utilizando os Toolkits apropriados.

As ferramentas de importação já embutidas instalados com o produto são listadas neste item.

Importar projetos Action.NET

Permite a importação dos dados de um projeto (todos), com opções do que deve ser feito em caso de duplicações, para o projeto atual. Alternativamente permite a importação de dados de um arquivo de componentes de um projeto criado pela ferramenta de exportação do Action.NET descrita em “Exportação de componentes” , na página 85.

 Importar Rockwell ControlLogix

Cria os Tag Names, Tag Templates e faz o mapeamento dos endereços PLC, tudo de acordo com as informações disponíveis no arquivo L5K.

 Importar configuração de um Servidor OPC

Cria os Tag Names, Tag Templates e faz o mapeamento dos endereços cliente OPC, tudo de acordo com as informações disponíveis, navegando para o servidor OPC

 Importar de um sistema OSIsoft PI

Ao se conectar com servidores Historiador PI System, ele cria automaticamente o link com as PI Tag, elementos e atributos de servidores PI AF.

Quando conectando com PI AF, traz automaticamente a definição de todos os modelos e elementos ativos no banco de dados selecionado, assim como o mapeamento para comunicar com o servidor.

O assistente de importação PI só é mostrado em instalações licenciados com o módulo de conexão PI habilitado

Importando Tag Templates em XML

Cria os Tag Names, Tag Templates de acordo com a estrutura de dados do arquivo XML, ele também cria a configuração Edit-Datasets-Files para ler esse arquivo

Importando classes dot NET de uma DLL

Cria Tag Templates que correspondem as classes dot NET selecionadas.

Importando projetos ActionView

Este assistente de importação pode ser utilizado para a importação de Tags, Alarm Items, Historian tables a tabelas de Points de um projeto ActionView.

Geração automatizada de projetos Action.NET

Este assistente de importação pode ser utilizado para a geração automática de Alarm Items, Historian tables a tabelas de Points. Para tal é necessário que se crie anteriormente Templates, Canais, Nodes e as necessárias Historian Tables. Também devem ser criadas Categorias indicativas de como devem ser usados os templates e Points. O assistente ao ser executado faz a “explosão”, i. é cria as tabelas mencionadas. Para mais detalhes sobre este assistente veja o capitulo “Deploy - Geração automatizada projetos” , na página 369.

Importação de tabelas

Permite a importação seletiva de tabelas, com facilidade de escolha de colunas em cada tabela, a partir de uma fonte de dados para a qual existe, no ambiente, provedores de dados disponíveis.

Importador de Bancos de Dados Históricos

É uma ferramenta que possibilita a importação de dados de bases de dados históricas de projetos ActionView ou de projetos Action.NET. Permite a escolha de bases origem em SQLServer ou outras, das tabelas de eventos, alarmes ou de medidas.

 Importador arquivos .CSV

Faz a criação de diversos objetos em um projeto Action.NET, a a partir de suas definições em formato CSV em arquivos de texto. Permite criar tags, points, canais, devices e criar telas e inserir simbolos gráficos nas telas. O formato do arquivo é o mesmo que o obtido por exportação do projeto para .CSV.

 Revisor de Projetos

Esta ferramente faz a a leitura de diversas tabelas principais de objetos de um projeto Action.NET e produz um relatório de criticas apontando defeitos de integridade de relacionamento entre objetos do projeto.

 Importador de IEC- 61850

Cria os Tag Names, Tag Templates e faz o mapeamento dos endereços para um canal cliente IEC-61850, a aprtir do mapeamento de objetos existentes dentro de um IED servidor IEC 61850.

 Importação SinapWise

Este importador faz parte do produto ActionWise. É utilizado para, a partir da leitura de uma base de dados topológica criada pelo aplicativo ActionWiseTolllKit, criar tags, points e telas em um projeto Action.NET, com a finalidade de implantar um projeto FLISR (Self Healing).

Exportação de componentes

Para exportar de modo seletivo partes de um projeto Action.NET, que poderão ser importadas em outro projeto, está disponível esta ferramenta cuja finalidade é oferecer as possibilidades de seleção dos dados deste projeto e a criação de um arquivo, com extensão .tcomponent.

Para fazer uma exportação de dados:

  1. Vá para Run>Extensions>Export, para ter acesso à área de exportação;

  2. Pressione o botão Refresh para que seja feita uma pesquisa no projeto atual e preenchida a tabela com todos os objetos existentes. Esta lista pode conter scripts, tags, tables, devices,e qualquer outros itens previamente construídos no projeto.

  1. Verifique as linhas na tabela e selecione aquelas que desejar incluir na exportação. Faça seleção múltipla de linhas, na forma convencional, shift+ clique na linha inicial e na linha final, ou ctrl e clique em cada linha.

  2. Após selecionadas as linhas pressione o botão Check selected items , e veja que na coluna Export aparecerá o simbolo "ticado verde".

  3. Para de-selecionar linhas que não deseja incluir, repita a seleção das mesmas e pressione o botão Uncheck selected items, veja os "ticados verdes" desaparecerem.

  4. Marque também se desejar as opções de exportações de AlarmItems, TagHistorian e DataPoints, que não são incluídas na tabela, por serem sempre dependentes dos tags que forem incluídos.

  5. Marque a opção Export secondary dependencies, para garantir que outras dependências, se existirem, também sejam exportadas de forma a garantir a integridade dos dados e relacionamentos

  6. Para executar a exportação pressione Export... Aparece uma janela "Make new Component", para se especificar o nome do componente e outras opções.Veja figura desta janela e informações sobre os campos existentes. Ao final, clique em "Yes" para inicia a exportação. Aparece uma nova janela com o progresso da tarefa e no final o aviso de conclusão com sucesso da exportação e o nome do arquivo gerado.O arquivo componente gerado tem o mesmo formato do próprio arquivo de projeto, sendo portanto fechado para outros aplicativos.

  7. Alternativamente, pode-se solicitar a exportação em formato CSV ou XML, utilizando o botão Export as CSV/XML... Os aquivos gerados desta forma são mais simples, em formato de texto, podendo ser abertos e por exemplo importados para outros aplicativos projetados para que os reconheçam.

Na figura a seguir está a janela usada para definir um novo componente:

  • Name: Preencha com o nome do componente a ser exportado.

  • Force as Plugin: Indica para oque o exportador force o componente para ser do tipo "Plug in" ao invés de ser um componente padrão.

  • Contents Hidden: Faz com que o conteúdo do componente seja "escondido", o que significa que este componente a ser criado, não poderá ser editado ao ser importado em um novo projeto.

  • Preview: Indique uma imagem "preview" que irá representar o novo componente.

  • Version: Indique a versão para este novo componente.

  • Description: Uma breve descrição sobre a função deste componente, como um comentário.

Componentes

Na aba Run-Extensions-Components você encontra toda a a informação necessária para importar um Componente para o projeto atual. Uma vez que você tenha um item do tipo componente, exportado de um outro projeto Action.NET, você estará apto a importá-lo para o seu projeto.

A figura mostra a tela apresentada na aba Components.

 

Na parte superior da tela, encontram-se três botões, e um campo para a definição do subdiretório a ser utilizado para mostrar os componentes disponíveis.

  • Refresh: Faz um refrescamento desta tela, atualizando a lista com todos os componentes que estão no subdiretório indicado e que podem ser importados para este projeto.Esta lista pode conter qualquer componente criado anteriormente neste computador ou até mesmo na nuvem, que estiver acessível (Cloud). Clicando em uma das linhas da lista, a esquerda da tela, o componente fica selecionado, e seus itens serão mostrados no quadro à direita da tela, na forma de uma lista hierárquica.

  • Add Component: Este botão, ao ser pressionado, mostra a janela "Add Component" onde se pode configurar as propriedades do componente a ser importado. Esta janela permite que se selecione se o componente importado será do tipo "Embedded" ou se ele será importado como um "plugin" gerenciável. Se o componente foi criado com a opção "Force as Plugin", a opção "Add as component embedded" não será possível de ser selecionada.

  • Edit Component: Este botão permite a edição do componente criado anteriormente e disponível para a importação. Esta facilidade de edição não será permitida se o componente foi criado com a opção "contents hidden". Para a edição do componente é disparada uma nova instancia do aplicativo TManager, com o componente a ser editado.As colunas da lista de componentes são:

Configuração

Descrição

Name

O nome do componente.

Preview

Uma imagem que representa o componente

Source

O local onde está o componente, que pode ser local ou na nuvem

Version

A versão do componente como um numero (exemplo 1.0)

Product Version

A versão do Action.NET na qual o componente foi criado.

PlugInInstalled

Se marcado indica que o plugin já está instalado no projeto.

Installed PlugIns

Em Run-Extensions-InstalledPluIngs se encontra a informação sobre os plugIns previamente instalados no projeto.

Na parte superior da tela estão quatro botões:

 

  • Refresh: Faz o refrescamento da lista desta tela, atualizando os itens que já foram importados como Plugins no projeto.

  • Update: Faz pesquisa por atualizações nos Plugins, baseada nos números de versões dos arquivos encontrados.

  • Remove: Faz a remoçâo de um Plugin selecionado e de suas dependências do projeto.

  • Import and Merge: Nos casos de Plugins que não foram criados com a opção de Force as Plugin permite que se faça uma conversão do plugin para passar a ser um componente e adicionar seus itens no projeto.

As colunas da lista de plugins são:

Configuração

Descrição

Name

O nome do plugin

Preview

Uma imagem que representa o plugin

Source

O local onde está o plugin, que pode ser local ou na nuvem

Version

A versão do plugin como um numero (exemplo 1.0)

HasUpdate

Se marcado indica que há atualizações para este plugin no diretório indicado como fonte.

Description

Um breve texto de comentário sobre a função do plugin

Nesta página: