Gerenciamento de Projetos

Projetos são a unidade básica de desenvolvimento de aplicações utilizando o Action.NET. As seções a seguir descrevem como criar e gerenciar projetos.

 

Visualizando Projetos

Após iniciado o aplicativo Action.NET, pode-se ver a janela de Gerenciamento de projetos do sistema, mostrada abaixo. Veja em Iniciando o Action.NET

 

 

Os projetos apresentados na lista dependem do Project Server selecionado (definido na aba Servidor) e dos caminhos de pesquisa selecionados (definidos com o botão Find Project).

O Action.NET cria automaticamente metadados sobre os projetos, com informações como a pré-visualização de Tela, projeto e versão da ferramenta, data de modificação, modelo de projeto e muito mais. Use a combo-box para alterar o modo de visualização dos projetos para Cartões, ou Tabela, ou usar o botão Girar  para alternar entre o ícone gráfico e um breve resumo do projeto.

Veja Configuração de projeto, para obter detalhes sobre as informações de metadados do projeto.

Um Projeto em Action.NET contém toda a configuração para uma aplicação específica. Esta configuração do projeto é armazenada em um único arquivo com extensão tproj.

Dica: Se a lista não está mostrando nenhum projeto, é porque o sistema não foi capaz de localizar arquivos de projeto nos caminhos do servidor e de pesquisa selecionados. Use o Find Projects para pesquisar projetos no computador local, use a aba "Servidor" para se conectar a um novo Project Server, ou use o "Create Project" para criar um novo projeto.

 

 

Os Projetos, mostrados nesta lista, são todos os encontrados nos caminhos de pesquisa, que podem ser definidos usando o comando Find Projects. Consulte Encontrando Projetos.

Projetos localizados em computadores remotos ou em servidores na nuvem podem também ser gerenciados usando a configuração do servidor, consulte Acessando Projetos remotamente.

Projetos retêm informações sobre a versão do Action.NET que foi usado para criar o projeto original. A menos que se atualize o projeto para uma nova versão, ele sempre abrirá usando a versão com a qual foi criado. Para mais informações, consulte Atualizando projetos.

Criando um Projeto

Clicando em New Project, é apresentada a tela abaixo com campos para a especificação de atributos do novo projeto a ser criado. Para criá-lo preencha os campos com o nome e a descrição do novo projeto e escolha os atributos de produto, modelo, idioma e linguagem a ser utilizado em “scripts”. Ao final, pressione o botão Criar Novo Projeto para que seja, de fato, criado um projeto ou clique em Voltar se desistir de criar um novo projeto.

 

 

Para criar um projeto:

  1. Clique em New Project.

  • Aparece a figura com a janela de criação de projetos (acima).

Entre ou selecione a informação conforme necessário:

Campo

Descrição

Campo

Descrição

Name

Entre com um nome para o projeto.

Description

(Opcional) Entre com um texto de descrição do projeto

Location

Clique no botão (...) para selecionar ou criar uma nova pasta para o projeto.

Nota: configura-se o acesso remoto aos projetos com base em diretórios (pastas). Certifique-se de colocar projetos locais em uma pasta diferente de projetos aos quais se permitem acesso remoto.

Product Verson

Escolha a versão na qual o projeto deve ser criado. Serão oferecidas as versões que estiverem instaladas na máquina corrente.

Product Family

Dependendo da licença Action.NET, pode-se ter aqui as opções para construir aplicações para uma versão específica do Action.NET.

Dica: sem uma licença, só a família Express será mostrada. Mesmo que se tenha uma licença, é possível querer criar projetos tipo Expresso para compartilhar demos e tutoriais com os usuários que não possuem licenças instaladas.

Veja Versões e Licenças Action.NET, para mais informações sobre a Família do produto. Uma descrição básica da família é apresentada a seguir:

  • Enterprise—funcionalidade completa do Action.NET

  • HMI— use para aplicações menores e sistemas embarcados.

  • Express—use somente para fins de teste ou demonstração.

  • OPCServer—Criar um projeto para trabalhar apenas como um servidor OPC, fornecendo dados para outras aplicações a partir dos drivers de protocolo nativos

l        Pode-se alterar essa configuração mais tarde se necessário.

Product Model

Dependendo da sua licença Action.NET, é possível se ter opções aqui para construir aplicações para um modelo de produto específico.

O modelo do produto está relacionado com o número de pontos de comunicação em tempo real, que será permitido nesse projeto

Veja Versões e Licenças Action.NET, para mais informações sobre os   modelos do produto.

Target Framework

Deve-se escolher entre as versões de MS Dot net Framework existente ou  versões especiais para outros ambientes como IIot-Mono

Template

Escolha um dos projetos default para ser utilizado como base para o seu projeto. Cada template de projeto já contém um conjunto inicial de objetos apropriados para um setor ou tipo de automação.

  1. Pressione o ícone  Create New Project.

Templates de projeto

 Vários templates de projeto pré-construídos permitem que você comece a construir mais rapidamente as soluções de que precisa.

Os templates de projetos pré-construídos, usando a tecnologia Lean Automation, desenvolvida com o Action.NET, permitem que você gere aplicações de automação de subestações, usinas, parques eólicos e fotovoltaicos em algumas dezenas de minutos, sem erro e com excelente qualidade visual.

Displays e layouts já estão predefinidos.

Vários tipos de modelos incluindo:

  • Projeto em Branco;

  • Projeto Padrão;

  • Projeto TrendChart;

  • TrendChart com projeto de páginas de alarme;

  • TrendChart com páginas de alarme e rodapé de alarme;

  • Projetos com Redundância.

  • Default Project Enterprise

Cada um dos projetos acumula os itens dos projetos anteriores. Menus e cabeçalhos pré-construídos.

Projeto em branco

  • Diálogo de logon;

  • Vários temas;

  • Navegação com ícones industriais na página de cabeçalho;

  • Página principal em branco;

  • Layout com páginas de cabeçalho e principal.

Projeto padrão

Contém tudo presente no Projeto em branco além dos itens abaixo:

  • Página de informação do servidor através da página de Dashboard;

  • Templates e Scripts para informações de sistema;

  • Configuração do data historian.

Projeto TrendChart

Adiciona-se ao projeto padrão:

  • Templates de dados de interface com usuário;

  • Página de TrendChart;

  • Templates de dados de TrendChart.

TrendChart com projeto de páginas de alarme

Adiciona-se ao projeto TrendChart:

  • Página com o histórico de alarmes e alarme online;

  • Template de dados do alarme.

TrendChart com páginas e rodapé de alarme

Adiciona-se ao projeto TrendChart com projeto de páginas de alarme:

  • Página de rodapé de alarme.

Projeto com Redundância

Adiciona-se ao projeto TrendChart com páginas e rodapé de alarme:

  • Página de Informação de Redundância.

DefaultNewProject

O projeto default do Action.NET para aplicações no setor elétrico, é basstante completo para aplicações destes tipo. Veja neste guia no capitulo Default Project Enterprise.

 

Encontrando Projetos

Quando se sabe que há outros projetos em outros diretórios na máquina ou em outros servidores na nuvem, poder-se utilizar esta ferramenta para a localização do projeto. Ao clicar em Find Projects, é mostrada a janela seguinte.

Nesta janela, pode-se especificar em quais diretórios o Gerenciador de Projetos deve procurar por projetos Action.NET.

Ao acessar o computador local, o Action.NET procura por projetos na pasta padrão e em qualquer pasta criada no projeto. Ao se copiar um arquivo de projeto para uma pasta, Action.NET não conhece esta pasta como sendo de projetos. Pode-se então adicionar essa pasta ao caminho de pesquisa, de modo que o Action.NET também procure projetos nesta pasta.

Também é possível remover as pastas do caminho de pesquisa, caso essas pastas não sejam mais necessárias ou se queira reduzir a lista de pastas.

 Para encontrar projetos e gerenciar o acesso remoto:

Clique em Find Projects.

  • A janela exibe uma lista dos caminhos de pesquisa considerados.

Digite ou selecione as informações, conforme necessário.

Campo

Descrição

Campo

Descrição

Current Project Server

Mostra onde o projeto atual esta sendo executado (read-only).

Include Sample Projects

Selecionado por default. Caminho com o diretório de projetos de exemplo. Desmarque se não quiser vê-los na lista

Include Published Projects

Selecionado por default. Desmarque se não desejar ver na lista os projetos já em estado Published.

Find

Clique para navegar para um projeto. A pasta para o projeto selecionado é automaticamente adicionada à lista de caminhos de pesquisa e todos os projetos que estiverem nesta pasta serão apresentados na lista.

Search Paths

  • Selecione a pasta cujas configurações de acesso se desejam alterar, em seguida, altere pressionando os sinais “+” ou “-”.

  • Clique em “+” para adicionar uma pasta do caminho de pesquisa, para que todos os projetos desta pasta apareçam nesta lista.

  • Selecione uma pasta e clique em “-” para remover a pasta selecionada do caminho de pesquisa, de modo que os projetos desta pasta não serão mais exibidos na lista.

  • Clique em Back para retornar à janela principal.

  • Esta página também contém as configurações para permitir que usuários em computadores remotos possam acessar os projetos, conforme descrito na próxima seção;

Permitindo o acesso remoto

Os usuários remotos só podem ver e acessar projetos a partir de um computador local configurado para acesso remoto. Para permitir o acesso remoto a um ou mais projetos, mas não a outros, lembre-se de colocar os projetos em pastas separadas. Ao configurar o acesso remoto (ou para a edição de projeto, ou para a sua execução em tempo real), esta configuração inclui a pasta inteira selecionada no momento da configuração. Todos os projetos em uma pasta configurada para permitir o acesso remoto serão acessíveis a usuários remotos. Para obter informações sobre como acessar um projeto remoto, consulte Executando Projetos.

A instalação do software inclui um servidor web (TWebServer), que permite o acesso remoto entre computadores que tenham o Action.NET instalado. Não é necessária qualquer outra configuração. Para utilização do servidor Microsoft IIS, veja Instalando serviços no IIS .

Para encontrar projetos e gerenciar o acesso remoto:

  1. Clique 

Find Project.

  1. Selecione a pasta na lista de diretórios de pesquisa que deseja visualizar e modificar as permissões, selecione as informações, conforme o desejado.

Campo

Descrição

Campo

Descrição

Allow Remote Access

Selecionado por default. Desmarque para negar o acesso remoto para a edição de projetos na pasta selecionada.

Allow Remote Run

Selecionado por default. Desmarque para negar o acesso remoto para a execução em tempo real de projetos na pasta selecionada.

Virtual Path

Digite um titulo para fornecer acesso a apenas a pasta selecionada. Qualquer pessoa que acesse seu computador remotamente pelo Action.NET pode ver todas as pastas que estão configurados para acesso remoto e que não têm um caminho virtual.

Clique Back para voltar à janela principal.

Acessando Projetos remotamente

Pode-se acessar e editar projetos que estão configurados para acesso remoto. Os projetos podem estar em qualquer computador ou servidor acessível. Quem estiver habilitado para o serviço na nuvem pode acessar projetos nela configurados. A função de localizar o projeto não está disponível ao acessar um computador remoto.

Pode-se também enviar um projeto para o computador remoto.

Para acessar remotamente um projeto

  • Clique na aba Server.

    • Essa aba permite configurar e acessar projetos remotos.

  • Proceda de uma das seguintes formas:

Para acessar a um projeto em um computador remoto

  1. Selecione a opção Remoto.

  2. Digite o endereço IP do computador em que o projeto está.

  3. Se estiver configurado, digite o caminho virtual da pasta.

    1.  A pessoa que criou o projeto pode ter configurado o caminho virtual.

Para acessar um projeto sobre o serviço de nuvem

  1. Selecione a opção de Cloud.

  2. Digite sua conta e senha.

  • Clique Connect

  • Para carregar um projeto, clique em Upload Project .

  • Clique na aba Projects.  A lista de projetos disponíveis a partir do computador acessado será mostrada. Os projetos disponíveis devem estar em pastas que estão configuradas para acesso remoto:

    • caso não se digite um caminho virtual, vê-se todos os projetos em pastas configuradas para acesso remoto, mas não projetos em pastas que têm um caminho virtual configurado;

    • caso se digite um caminho virtual, vê-se todos os projetos das pastas configuradas com o caminho virtual digitado.

  • Clique duas vezes sobre o projeto desejado, para abri-lo.

Executando Projetos

Pode-se executar o projeto em tempo real por qualquer uma das seguintes formas:

  • na janela principal Action.NET e lista de projeto, clique com o botão direito no projeto e selecione Run Project.

  • ao configurar o projeto, vá para Run > Startup e clique Run Startup.

  • ao configurar o projeto, vá para Run > Test e clique Run Test.

  • para mais informações, consulte Executando a Aplicação.

  • usando automaticamente as configurações de autoinicialização na aba Server.

Atualizando projetos

Os Projetos retêm informações sobre a versão do Action.NET utilizada na sua criação ou ultima modificação. A menos que se atualize o projeto para uma nova versão, ele abre sempre usando a versão em que foi criado.

Quando se passa para uma versão mais recente do Action.NET, pode-se atualizar um projeto para usar a versão mais recente.

Para atualizar um projeto:

  • Inicie o Action.NET:

    • veja Iniciando o Action.NET;

    • a janela principal é mostrada. Quaisquer projetos existentes são exibidos na parte inferior da página.

  • Selecione o projeto desejado.

  • Para qualquer projeto que tenha um ProductVersion mais antigo do que sua versão atual, clique com o botão direito e selecione Upgrade Project.

    • Se esta opção não estiver disponível, o projeto já está na mesma versão que a versão atual do Action.NET.

    • O sistema mantém o projeto original e adiciona o número da versão original para o nome do arquivo, assim ainda é possível abrir e executá-lo com a versão do produto com o qual o projeto foi desenvolvido. O sistema cria um novo projeto com o nome original do projeto, importando todas as configurações da versão mais recente do produto.

Configuração de projeto

Toda a configuração do projeto é executada em um aplicativo integrado, que fornece as facilidades de geração de tags, telas, configuração de canais de comunicação e demais necessidades, de forma moderna,   interativa e extremamente amigável.

Ferramentas de engenharia

Ao se clicar em Open Project, apresenta-se uma janela com as ferramentas de configuração do projeto ou, como se costuma chamar, as ferramentas de engenharia.

A visão geral da interface do usuário de configuração do projeto está em Visão geral da Área de Trabalho.

Configuração orientada para SQL

Toda a configuração do projeto, telas com desenhos, imagens gráficas, scripts, definições de tags, o mapeamento de endereços em IEDs (dispositivos externos), etc. são salvas em um único banco de dados embutido orientado para SQL. Esse arquivo é criptografado para sua segurança e deve ser aberto e editado usando somente as ferramentas de engenharia de projeto.

A configuração do projeto é salva em um arquivo com extensão TPROJ. No âmbito do processo de Publishing, descrito em Controle de Versão de Projetos, também se podem criar versões read-only do projeto, destinadas apenas para a execução em tempo real, que terão a extensão TRUN.

Multi-usuário, multi-Projeto

O sistema permite muitos projetos abertos ao mesmo tempo. Se já há um projeto aberto, basta selecionar outro na lista de Seleção de Projetos e abri-lo. Quando uma segunda instância do mesmo projeto é aberta, ela será aberta como somente leitura.

A fim de permitir usuários simultâneos, deve-se ter um Servidor de projetos licenciado para vários engenheiros. Na aba de licença, na caixa Grupo de Engenharia, há o número de usuários da ferramenta de Engenharia que podem acessar simultaneamente o servidor selecionado ou computador local.

Informações sobre o Projeto

Cada arquivo de projeto tem incorporado metadados com as principais informações do projeto. Ao utilizar as ferramentas de engenharia, estas informações são mostradas na página Info-Project-Version.

As configurações do projeto que podem ser definidas pelo usuário, como a família e modelo do produto e as opções padrão podem ser definidas na página Info-Project-Settings no aplicativo de Ferramentas de Engenharia.

Para ver e alterar configurações do projeto, abra o Projeto com a ferramenta de configuração:

  1. Vá para Info > Version.

A maioria das informações é somente para leitura.

Configuração do Projeto (Settings)

Pode-se visualizar e alterar as configurações do projeto, definidas na criação do mesmo.

Para ver e alterar configurações do projeto, abra o Projeto com as ferramentas de configuração e vá para Info > Project > Settings, como na figura a seguir.

 

 

 

Table 1:

Campo

Descrição

Product

Nome do produto utilizado para criar o projeto (read-only).

ProjectPath

Caminho da pasta em que está o arquivo do projeto (read-only).

Family

Veja Versões e Licenças Action.NET, para mais informação sobre as família do produto. Uma descrição básica para a família do produto é:

  • Enterprise—funcionalidade completa do Action.NET;

  • HMI—use para aplicações menores e sistemas embarcados;

  • Express—use somente para fins de teste ou demonstração;

  • OPCServer—crie um projeto para trabalhar apenas como um servidor OPC, fornecendo dados para outras aplicações a partir dos drivers de protocolo nativos.

A alteração da família de um projeto pode não ser possível, porque poderia levar a condições não v

álidas. Por exemplo, alguns recursos só estão disponíveis na versão Enterprise.

Model

O modelo do produto está relacionado com o número de pontos de comunicação em tempo real, permitido nesse projeto. Veja Versões e Licenças Action.NET, para mais informações sobre o modelo do produto.

Culture Info

Selecione o idioma para a aplicação em tempo de execução. Esta configuração controla a formatação de datas, números e outras informações em conformidade com o idioma selecionado. Pode-se alterar essa configuração mais tarde se necessário.

Target Framework

Somente leitura. Mostra a versão do Microsoft .NET Framework necessária para o projeto.

Default Code

Se o campo estiver habilitado, selecione a linguagem de programação (C# ou VB.Net)que se deseja usar para a criação de scripts personalizados. Pode-se alterar essa configuração mais tarde, se necessário.

Limit values to Min-Max

Se esta caixa estiver marcada o sistema não permitirá colocar valores fora do intervalo Min-Max de cada tag.

Target layout size

Selecione a resolução padrão para novos layouts a serem criados no projeto. Isso não afeta as páginas existentes.

Default size when creating new pages

Selecione a resolução padrão para novas telas a serem criadas no projeto. Isso não afeta as páginas existentes.

Run modules inside realtime process

Se esta caixa for marcada, executa módulos dentro do módulo TServer, isto é sem uma task separada para a exevução. Isto aumenta o desempenho e diminui o uso de memória.:

  • A tarefa de Script

  • O executável do primeiro Canal de devices.

Security AD/LDAP server

Se os serviços de autenticação de diretórios do tipo AD (Active Directory) or LDAP(Lightweight Directory Access Protocol) forem utilizados, deve-se aqui fornecer o URL do Servidor de Autenticação.

 

Nesta página: