Verificando Objetos do projeto
No mesmo ambiente RUN, está disponível uma pasta com o nome de Estatísticas. (Use Count). Nesta área há fichas para mostrar objetos utilizados no projeto, uma referência cruzada, indicando local desta utilização e também uma ferramenta para mostrar objetos existentes e não utilizados. Com esta ferramenta pode-se excluir do projeto objetos que não estão em uso.
Contador de Objetos Usados
Entrando nesta área através de Run>Tools>Estatísticas, se chega a uma primeira guia que apresenta a lista de todos objetos existentes no projeto. Na primeira coluna os nomes destes objetos. Na segunda o numero de vezes que o mesmo objeto é referenciado.
Referência Cruzada
Tabela Completa
Na aba Referência Cruzada é mostrada a tabela de referencia cruzada com todos os objetos do projeto, as tabelas em que estes objetos são referenciados, os objetos nestas tabelas, e a localização. Esta informação é a mesma que se obtém quando procura apenas um objeto, utilizando a ferramenta de procura em forma de uma lente na parte superior da área de trabalho.
Referência Cruzada pra um objeto
Pode-se obter a informação sobre o número de vezes que cada objeto do projeto é usado, bem como obter uma lista de objetos que não são usados. Também, a partir de uma pesquisa pelo nome do objeto consegue-se chegar ao documento ou tabela onde ele está sendo usado.
Para encontrar os objetos:
Siga uma das seguintes opções:
A partir da tabela que tem uma ocorrência do objeto que você deseja encontrar, selecione o objeto. Por exemplo, selecione o Tag que você deseja encontrar em outras partes do projeto.
O campo Find na barra de ferramentas será automaticamente preenchido com o texto do Tag selecionado.
No campo Find na barra de ferramentas, digite o tipo de objeto (tag), seguido por um ponto, seguido pelo nome do objeto (o nome do Tag, neste caso).
À medida que você digita no campo, o sistema seleciona e mostra à primeira entrada de objetos no sistema. Após o primeiro, lista todos os objetos desse tipo.
Ao lado do campo Find clique no botão mostrado a baixo. A Janela Selecionar objeto mostra uma lista de todos os tipos de objetos.
Quando você seleciona um tipo de objeto, aparece uma lista com todos os nomes de objetos existentes do mesmo tipo.
Clique Find ou a partir da janela Selecionar objeto, clique em OK.
Os resultados da pesquisa serão mostrados em uma lista na parte de baixo da página.
Um duplo-clique sobre qualquer linha na lista de resultados causará a navegação para o local (tabela, objeto) descrito na linha.
Para fechar o painel de resultados, clique em Find Window na parte inferior esquerda da página.
Objetos não usados
Para monitorar o uso do objeto:
Vá para Run > Tools > UseCount
Para visualizar os objetos que não são usados, clique na aba UnusedObjects e clique no botão Refresh para obter a lista atual de objetos não usados.
Todos os objetos encontrados são objetos não utilizados. Selecione o objeto que deseja remover e clique em “Remover”. Você pode remover mais de um objeto selecionando vários objetos de uma vez e clicando em Remover.
Quando funciona?
Funciona quando há um objeto que não está em uso. Os objetos não usados podem ser tags, dispositivos ou até mesmo uma página de relatório que não está sendo usada.
Quando não funciona?
Não funciona se o objeto desejado estiver sendo usado, seja por algo na tela ou por uma linha de código ou script.
Essa funcionalidade identifica os tags que estão sendo passados como referência pela propriedade .Link?
Não, é muito importante prestar atenção aos tags que estão sendo passados pela propriedade Link. Como você não pode desfazer essas alterações, nosso software avisa que não é altamente recomendável excluir algo nesta situação. (veja a imagem anterior)
Se o objeto for usado como uma expressão, por exemplo o TK.GetObjectValue, ele reconhecerá o uso?
Não, assim como a referência “.Link” descrita acima, a expressão TK.GetObjectValue precisa de atenção extra. Mesmo se um objeto estiver em uso, aparecerá como se não estivesse em uso. É por isso que sempre recomendamos usar o método <Object> .GetName () e não o “Nome do objeto” como um texto digitado.
Nesta página: