Verificando Objetos do projeto

No mesmo ambiente RUN, está disponível uma pasta com o nome de Estatísticas. (Use Count). Nesta área há fichas para mostrar objetos utilizados no projeto, uma referência cruzada, indicando local desta utilização e também uma ferramenta para mostrar objetos existentes e não utilizados. Com esta ferramenta pode-se excluir do projeto objetos que não estão em uso.

 

Contador de Objetos Usados

Entrando nesta área através de Run>Tools>Estatísticas, se chega a uma primeira guia que apresenta a lista de todos objetos existentes no projeto. Na primeira coluna os nomes destes objetos. Na segunda o numero de vezes que o mesmo objeto é referenciado.

 

Referência Cruzada

Tabela Completa

Na aba Referência Cruzada é mostrada a tabela de referencia cruzada com todos os objetos do projeto, as tabelas em que estes objetos são referenciados, os objetos nestas tabelas, e a localização. Esta informação é a mesma que se obtém quando procura apenas um objeto, utilizando a ferramenta de procura em forma de uma lente na parte superior da área de trabalho.

 

Referência Cruzada pra um objeto

Pode-se obter a informação sobre o número de vezes que cada objeto do projeto é usado, bem como obter uma lista de objetos que não são usados. Também, a partir de uma pesquisa pelo nome do objeto consegue-se chegar ao documento ou tabela onde ele está sendo usado.

Para encontrar os objetos:

  • Siga uma das seguintes opções:

  • A partir da tabela que tem uma ocorrência do objeto que você deseja encontrar, selecione o objeto. Por exemplo, selecione o Tag que você deseja encontrar em outras partes do projeto.

  • O campo Find na barra de ferramentas será automaticamente preenchido com o texto do Tag selecionado.

  • No campo Find na barra de ferramentas, digite o tipo de objeto (tag), seguido por um ponto, seguido pelo nome do objeto (o nome do Tag, neste caso).

    • À medida que você digita no campo, o sistema seleciona e mostra à primeira entrada de objetos no sistema. Após o primeiro, lista todos os objetos desse tipo.

  • Ao lado do campo Find clique no botão mostrado a baixo. A Janela Selecionar objeto mostra uma lista de todos os tipos de objetos.

  • Quando você seleciona um tipo de objeto, aparece uma lista com todos os nomes de objetos existentes do mesmo tipo.

  1. Clique Find ou a partir da janela Selecionar objeto, clique em OK.

    • Os resultados da pesquisa serão mostrados em uma lista na parte de baixo da página.

  2. Um duplo-clique sobre qualquer linha na lista de resultados causará a navegação para o local (tabela, objeto) descrito na linha.

  3. Para fechar o painel de resultados, clique em Find Window na parte inferior esquerda da página.

Objetos não usados

Para monitorar o uso do objeto:

  1. Vá para Run > Tools > UseCount

  • Para visualizar os objetos que não são usados, clique na aba UnusedObjects e clique no botão Refresh para obter a lista atual de objetos não usados.

 

Todos os objetos encontrados são objetos não utilizados. Selecione o objeto que deseja remover e clique em “Remover”. Você pode remover mais de um objeto selecionando vários objetos de uma vez e clicando em Remover.

Quando funciona?

Funciona quando há um objeto que não está em uso. Os objetos não usados ​​podem ser tags, dispositivos ou até mesmo uma página de relatório que não está sendo usada.

Quando não funciona?

Não funciona se o objeto desejado estiver sendo usado, seja por algo na tela ou por uma linha de código ou script.

Essa funcionalidade identifica os tags que estão sendo passados ​​como referência pela propriedade .Link?

Não, é muito importante prestar atenção aos tags que estão sendo passados ​​pela propriedade Link. Como você não pode desfazer essas alterações, nosso software avisa que não é altamente recomendável excluir algo nesta situação. (veja a imagem anterior)

Se o objeto for usado como uma expressão, por exemplo o TK.GetObjectValue, ele reconhecerá o uso?

Não, assim como a referência “.Link” descrita acima, a expressão TK.GetObjectValue precisa de atenção extra. Mesmo se um objeto estiver em uso, aparecerá como se não estivesse em uso. É por isso que sempre recomendamos usar o método <Object> .GetName () e não o “Nome do objeto” como um texto digitado.

Nesta página: