/
Modelagem de Ativos (Níveis)

Modelagem de Ativos (Níveis)

A Modelagem de Ativos existe tanto no Ambiente de Engenharia quanto no Project Runtime. Os ativos permitem configurar metadados adicionais em seu projeto. Por exemplo, você pode organizar os objetos do seu projeto em uma hierarquia.

 

Visão geral

A Modelagem de Ativos permite que você agrupe tags que estão relacionadas entre si. A hierarquia pode refletir coisas como regiões, subestações e setores tensão dentro de subestações, em concessionárias de energia elétrica.

Em implementações industriais você pode usar a área do seu piso de fabricação ou a localização de suas máquinas. A imagem abaixo descreve um exemplo da hierarquia de um projeto.

Requisitos do sistema

Para usar esse recurso, você precisa ter certeza de que seu sistema corresponde a esses requisitos. 

Versão principal do produto 9.2

  • Empresa Família do projeto

 

Ficha de Ativos - Configuração de Engenharia

No Ambiente de Engenharia, você deve encontrar a aba Ativos em Editar > tags. Se esta guia não estiver disponível em seu projeto, por favor, verifique se seu projeto foi configurado na família de projeto Enterprise. (O projeto precisará ser reaberto para que as alterações sejam aplicadas.)

Esta guia contém a visão de uma estrutura de árvore que, por padrão, exibe automaticamente todos os Tags do seu projeto. Eles são adicionados ao Elemento Raiz chamado Elements. Isso permite que você navegue até os elementos filhos e posa descer até Arrays ou templates.

 

 

Uma vez que o projeto esteja em execução, você poderá monitorar os valores da Tag diretamente do Ambiente de Engenharia através da coluna Valor. A coluna DysplayText também é usada no Runtime para mostrar um nome alternativo/amigável ao seu elemento no componente AssetControl.

Esta AssetTree não se limita à estrutura definida das Tags . Você pode criar sua própria arquitetura. Para isso, clique com o botão direito do mouse em um Nível. Neste exemplo, é o Elemento Raiz, e selecione a opção New Level (Novo Nivel).

 

 

Depois de dar ao nível um nome apropriado, você pode começar a adicionar Tags a ele. Você pode mover (clique e arraste) uma tag existente da Raiz ou criar uma nova diretamente do botão. Nova Tag

Você pode criar novas Tags a partir da ficha Ativos. Você também pode adicionar alarmes, bem como adicioná-lo ao Historiador e aos Pontos de comunicação diretamente a partir desta janela de diálogo.

Você pode adicionar Dados Dinâmicos de TagProvider dentro de sua estrutura treeview. Para obter mais informações, consulte neste manual a documentação de TagProvider.

Nós melhoramos este componente nesta versão de Action.NET adicionando a capacidade de ter a mesma tag em mais de um nível. 

Nesta configuração, as Tags não são exatamente as mesmas. Em vez disso, são objetos da mesma instância de tag. Isso pode ser visto em Editar objetos > tags > onde duas instâncias do objeto MED estão na tabela, mas são mapeados para o seu próprio nível.

 

Você pode copiar/colar um nível inteiro, ou apenas um Ativo, de um nível origem para um outro nível destino. Ao fazer isso, todas as Tags (e suas configurações de Alarmes, Historiador e Dispositivo) também serão copiadas.

Com essas informações, o modelo do sistema pode ser criado em formato de Ativos, que pode ser exibido no Runtime com o Controle de Ativos. 

Ambiente de Desenho (Draw)

Controle de Ativos

Este componente permite visualizar a mesma estrutura em Tempo de Execução definida no Ambiente de Engenharia. Para isso, vá para o ambiente de desenho e selecione o componente AssetControl da barra de ferramentas.

Adicione o componente ao seu display e personalize-o de acordo com as configurações descritas abaixo.

 

Os parâmetros são descritos da seguinte forma:

  • Nome de controle: Nome de referência do elemento para que suas propriedades possam ser acessadas e manipuladas no CodeBehind. 

  • Selected Asset: Tag que recebe o ativo selecionado no Runtime.

  • Selected Level: Tag que recebe o nível selecionado no Runtime.

  • InitialLevel - Nivel inicial que deve ser mostrado

  • Mostrar apenas tags: Sinalização que indica se a Árvore de Ativos será composta apenas de Tags (se verdadeira) ou outros objetos de projeto (como Displays).

  • Mostrar tags na raiz: Por padrão, todas as tags de tipo comum (Inteiro, Digital, Texto, etc) são adicionadas à Raiz. Ao desmarcar esta opção, você pode filtrar esses elementos.

  • Expandir tags: Sinalização que indica se tags multi-nível podem ser expandidas (Modelos, Arrays). Se não for marcada, apenas a tag principal estará na Árvore de Ativos.

  • Mostrar tags cliente: Sinalizar para definir se as tags de domínio cliente serão exibidas no Runtime. Se não for marcado, apenas tags de dominio servidor aparecerão.

  • Prefira o texto de exibição: Sinalizar para indicar se o texto que aparecerá na Árvore é o TagName ou seu Alias (definido em Editar > ativos > DisplayText). Se marcado e a coluna estiver vazia, o TagName será usado.

  • Localizável: Se marcado, nomes de etiquetas (ou codinomes) podem ser traduzidos para diferentes idiomas de acordo com as configurações do dicionário do projeto.

 

Componentes CodeBehind e IO

Você também pode acessar os elementos de ativos do CodeBehind navegando através da Tag Namespace. O IntelliSense exibirá as Tags e seus respectivos Níveis.

Semelhante à abordagem TagProvider, os elementos da Exibição de Ativos podem ser acessados com a sintaxe: ATIVO("? CompleteAssetName ?") seja em um elemento TextBox ou no CodeBehind.

Comportamento de tempo de execução

Em tempo de execução, sua Árvore de Ativos e seus componentes se parecerão com a imagem abaixo.

O elemento IO mapeado com a sintaxe ASSET(" CompleteAssetName ") será resolvido semelhante ao TK. GetObjectValue e exibirá o valor atual da Tag específica na tela.

As Tags SelectedAsset e SelectedLevel também terão alterações de acordo com o elemento em que você clica.

Nesta página: