/
Tag Provider - Provedor dinâmico

Tag Provider - Provedor dinâmico

O recurso TagProvider é uma ferramenta que permite acessar seu modelo de dados de dispositivo de comunicação, de qualquer lugar dentro do ambiente de engenharia, sem criar tags de projeto.

 

Espaço de nome unificado

O Unified Namespace é uma solução de software que atua como um repositório centralizado de dados, informações e contexto onde qualquer aplicativo ou dispositivo pode consumir ou publicar dados necessários para ações específicas.

Ele permite que os usuários coletem dados de várias fontes e os transformem em um formato que outros sistemas possam entender. Sem um repositório de dados centralizado, pode-se levar meses para implantar um novo aplicativo de análise em toda uma empresa. Em compensação, com um repositório centralizado ( um namespace unificado), esta implantação pode ser executada em poucas horas..

Requisitos do sistema

Para usar esse recurso, você precisa ter certeza de que seu sistema corresponde a esses requisitos.

  • A partir da versão do produto 9.2.

Protocolos de Comunicação suportados

O recurso TagProvider está disponível para os seguintes Protocolos de Comunicação:

  • AB Rockwell - ControlLogix/CompactLogix Devices.

  • CanaryLabs

  • OPC UA 

  • MQTT +SparkpluB

  • IEC-61850 - Protocolo Padrão Cliente

Como usar

Configuração do projeto

Em seu ambiente de engenharia, navegue para Editar > Tags. Você deve ver uma ficha chamada Provedores.

Clique no botão Criar novo TagProvider para abrir uma janela de diálogo. Selecione um Protocolo de Comunicação na lista e defina seu nome.

Depois de selecionar um Protocolo, você verá uma tabela de configuração com colunas semelhantes às das páginas Canais, Nós e Pontos. No entanto, as colunas estão todas agrupadas em uma única página. Para este exemplo, usaremos MQTTspB.

As configurações estão detalhadas abaixo:

  • Nome: Nome do provedor. Será usado para acessar elementos deste namespace.

  • Provedor: Protocolo de Comunicação de escolha.

  • Parâmetros: Separador de char para o protocolo de comunicação de escolha, definido pelo provedor

  • Estação Primária/Backup: Informações de string de conexão usadas para estabelecer uma comunicação (a mesma que em Dispositivos > Nodes).

  • Acesso: AccessType para esta conexão (Read/Write/ReadWrite).

  • ReadTime: Taxa de amostragem de leitura.

  • WriteTime: Taxa de tempo de gravação.

A Estação Primária/Backup será configurada de acordo com o protocolo de comunicação. Para obter mais informações, consulte à documentação específica do protocolo.

Elementos de acesso em Engenharia

Uma vez que você terminar sua configuração e estabelecer uma conexão bem sucedida, você poderá acessar as variáveis do Dispositivo em vários lugares dentro do Ambiente de Engenharia.

Você pode começar clicando na Seleção de objetos botão (1). Na parte esquerda da janela pop-up, você deve ver uma lista de objetos de cada espaço de nome do Projeto. Use o nome definido na configuração TagProvider (2) para procurar o namespace. 

Expanda a lista para que você possa ver todas as variáveis desse dispositivo. Ao selecionar um elemento, você pode ver o valor atual lido no Dispositivo (3).

 

Você também pode adicionar uma tag remota ao seu display. Vá para o ambiente Desenhar, selecione um elemento TextBox (ou qualquer outro componente/símbolo) e adicione-o ao seu display. Clique duas vezes nele e adicione um TextIO Dynamic com o mesmo método como se você estivesse atribuindo uma tag. 

No campo Nome do objeto, selecione o botão Procurar e pesquise as variáveis desejadas. Ao fazer isso, você pode exibir as informações do Protocolo de Comunicação diretamente em seu Display, sem a necessidade de criar um Ponto de Tag e Comunicação.

O campo de expressão será preenchido com a sintaxe: ?TagProviderName?. ("? Endereço no provedor ?").

Uma vez que o endereço na expressão é uma sequência, você pode atribuir outras Tags ou Propriedades para que ele tenha uma Configuração Dinâmica.

Este recurso não se limita a Displays. Você pode criar AlarmItems, armazenar dados em Tabelas de Historiadores e usar essa variável remota como um ponto de comunicação para escrever dados para um protocolo diferente.

Modelagem de Ativos

É possível ter uma visão completa ou parcial do Modelo de Dados dentro do seu Projeto. Em Editar ativos >, você pode criar seus próprios níveis e atribuir uma parte da estrutura do Dispositivo a ele a partir do Namespace discutido na seção anterior.

Este método permite importar todo o seu modelo, ou apenas uma parte dele, do nó selecionado para baixo. O nome do Nível na Árvore de Ativos (em Runtime) pode ser editado na coluna Descrição.

 

No ambiente Desenhar, adicione o componente AssetControl, abra sua configuração e desmarque a caixa de seleção Mostrar apenas tags.

Se você fez tudo corretamente, a visualização em Runtime deverá ser algo como mostrado na figura a seguir.

É vital garantir que as informações exibidas tanto no Runtime quanto no Ambiente de Engenharia sejam dinâmicas. A árvore de ativos exibida dependerá de quais informações estão disponíveis no Dispositivo.