/
Versões e Licenças Action.NET

Versões e Licenças Action.NET

O Action.NET tem características flexíveis que permitem gerenciar a versão do produto e o seu licenciamento. Veja detalhes destas facilidades nos tópicos desta secção.

 

Números de versão do Action.NET

A versão Action.NET é uma sequência de letras e números como: an-9.1.10. O significado dessa sequência é a seguinte:
<Ident_Produto> - <Versão principal> <Versão secundária> <Atualização>. Portanto, neste exemplo:

  • Identificação do produto = an

  • Versão principal = 9

    • A versão principal é um grande lançamento, que acontece a cada um ou dois anos. Ela inclui as principais alterações na documentação ou características do produto. Os clientes existentes devem ter o plano de manutenção ou comprar uma atualização para ter acesso a ela.

    • A nova versão instala para uma nova pasta, por isso não afeta qualquer projeto ou instalação do produto das versões anteriores. A proteção de licença, ou hardkey ou tecla de função (dongle), deve ser atualizada para usar essa versão.

  • Versão secundária = 1

    • A versão secundária geralmente é lançado a cada três a nove meses e não é verificada pela licença. Ela inclui melhorias e correções do produtos.

    • Uma versão secundária é semelhante ao que às vezes é chamado de "Service Pack". No entanto, com o Action.NET, você pode ter várias versões secundárias instaladas em pastas diferentes e usar todas elas ao mesmo tempo no mesmo computador.

  • Atualização = 10

    • O número de atualização reflete pequenas modificações em cima da versão atual. As atualizações são sempre compatíveis com a versão atual.

    • Atualizações são instalados sobre a versão do produto que se dirigem. Se você tentar abrir um projeto criado com uma atualização que você não tem no seu computador, você pode executar esse projeto, mas a ferramentas de Engenharia será aberta no modo "read-only". A menos que você tenha uma necessidade ou problema específico que você necessita da atualização, você não é obrigado a fazer esta atualização.

Tipos de Licenças Action.NET

Você pode verificar a sua licença na aba Licença da página principal ou ao editar qualquer projeto em Info > License > Current.
Para obter informações sobre como instalar ou atualizar uma licença, consulte "Licenciando o Action.NET".

Família e Modelo do Produto

Action.NET em diferentes famílias de produtos e modelos que atendem os requisitos para diferentes mercados. Sua licença define o grau mias alto de Família de produtos e Modelo que você pode definir para um projeto. Você sempre pode criar projetos que utilizam uma família ou modelo "menor".

  • Action.NET Framework (Action.NET para uso com o PI System)

  • Action.NET Enterprise

  • Action.NET HMI

  • Action.NET IIoT-Gateway

  • Action.NET Express

Se você não tem uma licença, o sistema automaticamente define os projetos criados como sendo da Família Express, que é apenas para avaliação e treinamento. Durante a execução o aplicativo "Runtime" para automaticamente depois de um certo período de tempo. Usando a versão Express, você pode apenas editar e executar projetos criados com a família de produtos Express. Ao editar um projeto, uma mensagem é exibida no canto superior direito quando você está executando a versão Express.
Veja o site do produto que tem a informação atualizada sobre a descrição e as diferenças entre as famílias de produtos: http://www.spinengenharia.com.br
O Modelo do produto definido na sua licença define o número máximo de pontos de comunicação e tags permitidos. Para mais informações, consulte "Executando Projetos" .

Family

Dependendo da sua licença Action.NET, você pode ter opções aqui para construir aplicações para uma versão específica do Action.NET. Tenha certeza que você sabe qual a versão runtime que seus usuários finais precisarão usar. A opção que você selecionar determina quantos pontos de comunicação você pode criar para o projeto:

  • Enterprise - Usar para aplicações maiores e mais complexas, com numero ilimitado de pontos de comunicação em tempo real.

  • HMI- Usar para aplicações menores que gerenciam hardware com até 1.500 pontos de comunicação em tempo real.

  • Express - Usar somente para fins de teste ou demonstração.

  • OPCServer - Usar quando você sabe que vai utilizar apenas comunicação por funções OPC.
    Você pode alterar essa configuração mais tarde, se necessário.

Model

Dependendo da sua licença Action.NET, você pode ter opções aqui para construir aplicações para um modelo de produto específico. Escolha qual o modelo com base no número de pontos de dados em tempo real, que você vai ter nos projetos.

  • Unlimited-Não há limite para o número de pontos de comunicação em tempo real. Sua memória de computador e desempenho são as únicas limitações.

  • ServerLarge-Até 100.000 pontos de comunicação em tempo real.

  • ServerMedium-Até 50.000 pontos de comunicação em tempo real.

  • ServerSmall-Até 25.000 pontos de comunicação em tempo real.

  • Plant-Até 15.000 pontos de comunicação em tempo real.

  • Supervisor-Até 5.000 pontos de comunicação em tempo real.

  • Line-Up para 2.500 pontos de comunicação em tempo real.

  • Work Cell-Até 1.500 pontos de comunicação em tempo real.

  • Máchine-Up para 500 pontos de comunicação em tempo real.

  • Panel - até 300 pontos de comunicação em tempo real.

  • Instrument - até 150 pontos de comunicação em tempo real.

  • Edge - até 75 pontos de comunicação em tempo real.
    Você pode alterar essa configuração mais tarde, se necessário.

Acesso remoto à Projetos

Além da família de produtos e modelo de produto, sua licença também tem um tipo de licença:

  • Engenharia - Permite configurar e executar projetos.

  • Runtime - Permite executar projetos.

  • Developer - Disponível apenas para parceiros VAR para criar e executar projetos em cenários de teste, e não para a produção.

Quando você se conecta a um computador remoto para abrir ou executar um projeto, a licença que se verifica é a licença no servidor, não a licença em seu computador local.
No entanto, se você se conectar a um computador remoto que tem licença de tipo Runtime somente, mas você tem uma licença de engenharia em seu computador, você será capaz de configurar e executar o projeto remoto (desde que você tenha também as senhas de segurança do projeto e autorização). Isto é útil para permitir que os engenheiros possam tratar com alterações necessárias no campo.

Configuração do projeto e Licenças

Ao editar um projeto, as informações sobre a família de produtos mostradas em Info > License
>Current refletem a licença no seu computador (ou no servidor se você está abrindo o projeto a partir de um servidor).
A família do projeto e modelo de projeto em Info> Project> Version refletem as definições para esse projeto específico que podem ser alteradas a partir de Info> Project> Settings .
Os recursos e funções disponíveis em um projeto são baseados na família do projeto especificada para o projeto (conforme definido em Info > Project > Version), e não na sua licença. Se você tiver uma licença Enterprise, mas um projeto foi criado com a família de projeto definido para HMI, o sistema só permitirá que você use os recursos e funções que são válidas para a família de produtos HMI.
Se você tentar abrir um projeto que tem uma exigência maior do que a licença que você tem, você não será permitido e uma mensagem no lado superior direito será exibida.

Usando várias versões simultaneamente

As versões do Action.NET com as numerações de Versão principal ou Secundária diferentes são instaladas em pastas diferentes das versões anteriores. Isso permite manter diferentes versões do Action.NET simultaneamente instaladas no mesmo computador.
A estrutura da pasta é:

  • \Action.NET— Pasta com a seleção de projetos e ferramentas de gestão

  • \Action.NET\an-9.1— Arquivos específico para a versão an-9.1.

  • \Action.NET\an-8.1— Arquivos específico para a versão an-8.1.

Você vai ter tantas subpastas quantas forem as versões do produto Action.NET que estiverem instaladas em seu computador.

NOTA - Devido o espaço da instalação ser muito pequeno, apenas cerca de 100 MB,
recomendamos que você mantenha todas as versões. Ao abrir um projeto, o sistema verifica automaticamente qual a versão do projeto em que foi criado, e ele vai procurar e abrir com as ferramentas que correspondem a versão do projeto.

Se você tentar abrir um projeto criado com uma nova versão do produto (por exemplo, você tem an-8.1 e está tentando abrir um projeto criado com a versão an-9.1), o sistema não irá abrir ou executar aquele projeto. No canto superior direito do seu espaço de trabalho, você verá uma mensagem explicando por que o projeto não pode ser aberto.

Se você tentar abrir um projeto usado pela última vez com uma atualização mais recente, por exemplo, você tem a versão an-8.1.10 e tentar abrir um projeto que foi usado com versão an-8.1.20, desde que você tenha a licença para an-8.1, você ainda é capaz de executar esse projeto, e abrir o projeto com a ferramenta de Engenharia, mesmo que o projeto está usando uma atualização que é mais recente que o que você tem em seu computador.

Para proteção e para evitar inconsistências, não será permitido que o projeto seja modificado, porém, neste cenário que se abre em modo somente leitura. No lado esquerdo superior direito da sua ferramenta de engenharia você tem uma mensagem Read Only, indicando este modo quando ocorre esse cenário.
Se você tem um projeto que foi criado em uma versão anterior do produto (seja versão principal ou secundária), você pode atualizá-lo para a versão que você está usando atualmente. Para mais informações, consulte "Atualizando projetos" .

Nesta página: