/
Gráficos de Alta Performance

Gráficos de Alta Performance

O uso de Telas Gráficas de Alto desempenho é uma abordagem de design que transforma telas tradicionais em informações mais intuitivas e inteligentes. Exibem se informações em estilos com cores mais simples para facilitar a compreensão humana do estado atual do sistema.

 

Telas de Alto Desempenho

A abordagem de alto desempenho consegue seus objetivos seguindo várias características fundamentais, que estão listadas abaixo.

  • Design Centrado no Homem

  • Seleção cuidadosa de cores

  • Hierarquia gráfica em camadas

Design Centrado no Homem

O principal objetivo deste método de desenho de telas gráficas é aumentar a eficácia do tratamento e da análise de dados.

Os pessoas somente conseguem lidar com um determinado número de informações de cada vez. De acordo com a norma ISA SP 18.2, os operadores de um sistema de monitoração devem enfrentar apenas cerca de 10 alarmes por hora para responder com precisão a cada alarme. No entanto, a taxa de alarme é geralmente mais alta no mundo real.

O Design Centrado no Homem permite que os usuários criem designs inteligentes com configurações de cores que ajudam os olhos do operador a focar facilmente nas situações que requerem mais atenção.

Abaixo, estão detalhados vários resultados comprovados de desempenho do operador do High Performance HMI Handbook



Tradicional

HMI

High Performance

HMI

Resultados

Detectando situações anormalis antes que os alarmes ocorram

1 em 10 ocorrências

5 em 10 ocorrências

 

5x melhoria

Taxa de sucesso no tratamento de situações anormais

70%

96%

37% melhoria

Tempo para completar acertos em situações anormais

18.1 minutos

10.6 minutos

41% melhoria

Seleção cuidadosa de cores

Mesmo que o aplicativo HMI seja uma interface visual / gráfica, você não deve escolher cores ou formas simplesmente para ter uma tela elegante. O foco deve ser facilitar a compreensão do projeto.

Abaixo está um conjunto de convenções de cores recomendadas para projetos HMI.

  • Alarmes: Use cores brilhantes e intensas que não são usadas em nenhuma outra parte da tela.

  • Plano de fundo: Use cores não saturadas (por exemplo: Cinza claro) com interferência mínima com outras cores.

  • Equipamento estático: Use cinza escuro ou preto para linhas de processo.

  • Estado do equipamento: a seleção de cores do estado do equipamento deve depender de recursos de aparência adicionais, como Preenchimento, Forma ou Texto.

  • Dados vivos comuns: use cores frias menos intensas (por exemplo, azul escuro e verde escuro). Essas cores devem ser facilmente distinguidas das informações estáticas para que não distraiam o operador

A tabela abaixo ilustra a paleta de cores recomendada para um projeto HMI de alto desempenho.

 

Hierarquia gráfica em camadas

Refere-se à maneira como os dados são estruturados nas exibições em todo o projeto. O método de organização recomendado é uma série de níveis e sub-níveis em que cada nível é mais detalhado que o anterior.

  • Nível 1: Informações de alto nível, como uma indicação de desempenho ou eventos que requerem atenção imediata.

  • Nível 2: O visor usado pelos operadores para realizar suas tarefas.

  • Nível 3: Exibe os controles de cada equipamento, bem como as informações e o status do equipamento.

  • Nível 4: A exibição mais detalhada que fornece informações sobre componentes e equipamentos individuais.

Biblioteca de Símbolos

Os símbolos são objetos gráficos que contêm uma série de dinâmicas internas. Eles podem ser adicionados a uma exibição como uma representação de tags. Veja também mais detalhes sobre símbolos em Gerenciando Imagens e Biblioteca de Símbolos.

Mapeando Símbolos para Objetos Runtime

Para mapear um símbolo adicionado a um objeto de tempo de execução, clique duas vezes no símbolo para exibir as suas propriedades definidas.

 

Mesmo que os símbolos tenham propriedades de tempo de execução diferentes, todos eles podem ter aparências semelhantes (como cores) de acordo com o estado em que se encontram. No exemplo abaixo, cada símbolo que está Ligado, Aberto, Em Execução ou Energizado aparece em branco para indicar que o o item está em um estado "em execução". Como todos estão em um estado semelhante, cada um deles seria mapeado para o Valor "1".

Value = 0 // Off/De-energized/Idle/Stopped/Closed Value = 1 // On/Energized/Running/Open Value = 2 // Disabled/Out of Service

Os valores listados acima seguem o padrão de convenção de cores para visores HMI e as diferentes cores que um símbolo pode exibir são ilustradas na imagem abaixo.

Temas e cores de símbolos

A aparência de um símbolo pode ser personalizada alterando o tema do objeto. Em Run-Dictionaries-Themes, você encontrará paletas de tema que são predefinidas e integradas aos Modelos (templates) de projetos. A propriedade ItemName que está relacionada aos símbolos HPG aparece na tela mencionada.

O usuário pode usar esta página para criar facilmente novos temas ou editar temas pré-existentes. As imagens a seguir mostram alguns exemplos usando diferentes temas.


Indicador de Alarme

Este símbolo atua como um indicador do estado de alarme de uma tag específica. Ele pode exibir o nível de prioridade do alarme (baixo, médio ou alto), e tem 3 diferentes configurações de cores possíveis, dependendo do status do estado de alarme. Veja a imagem abaixo.

A propriedade AlarmPriorityEnum é utilizada para animar o símbolo Indicador de Alarme. A propriedade Enum tem as seguintes configurações:

Low Priority (Alarm Priority = 0 - value in the Alarm Items table) 1   - Acknowledged 2   - Normalized 3   - Active   Medium Priority (Alarm Priority = 1 - value in the Alarm Items table) 4   - Acknowledged 5- Normalized 6   - Active   High Priority (Alarm Priority = 2 - value in the Alarm Items table) 7   - Acknowledged 8   - Normalized 9   - Active

Em tempo de execução, o Indicador de Alarme pode exibir os seguintes comportamentos:

Número em símbolo: 1: Prioridade alta (2) 2: Prioridade média (1) 3: Prioridade baixa (0) Borda externa e elemento interno: Borda estática e elemento piscando: Alarme está ativo Borda estática e elemento estático: o alarme é confirmado Sem borda e elemento piscando: Alarme está normalizado Sem borda e sem elemento: Alarme não ativo

As imagens a seguir demonstram a aparência da tela quando um alarme está em um estado ativo.

 

Nesta página: