ActionView Importer

Este manual tem como objetivo descrever a utilização da extensão ActionView Importer do software scada Action.Net.

São apresentadas as funcionalidades da extensão ActionView Importer e a sua forma de utilização.

A funcionalidade importa os objetos de um projeto ActionView, como Regionais, Sistemas, Grupos,  Pontos, endereços de pontos e a configuração das telas, gerando Levels, Templates, Alarm Items, Historian tables a tabela Points e um arquivo .CSV com a descrição das telas para sua geração no projeto Action.Net de destino.

 

Pré-requisitos

Como pré-requisito básico, é necessário que o leitor tenha conhecimento mínimo sobre como utilizar o Action.Net, saiba como criar e executar projetos Action.Net, editar telas e objetos como tags, historian e alarms. Para mais informações sobre este tema, visite os recursos listados na seção “Saiba mais”, no fim deste documento.

Adicionalmente, é necessário conhecimento básico do ActionView, suas terminologias e como configurar o arquivo Ini.

Projetos e ambiente

Para a versão atual os pré-requisitos referentes a utilização da extensão ActionView Importer são:

  • Action.Net versão 2016.2.55 ou superior instalado na máquina;

  • Gerenciador de Banco de dados SQL Server;

  • Projeto ActionView a ser importado, configurado nos diretórios e subdiretórios padrão, com o banco de dados em formato do SQL Server disponível;

  • Arquivo .INI do projeto ActionView para importação, corretamente configurado para a leitura do seu banco de dados;

  • Novo projeto Action.NET recém criado, para receber os dados do projeto ActionView; e

  • Para a geração do arquivo .CSV de telas, deve ser feita configuração especial no arquivo .INI, conforme descrito no item 4.

Importação de telas

Como já mencionado a importação de telas do ActionView é de fato feita pela leitura das tabelas de configuração de telas (FORM) e de objetos nas telas (CONTROL) da base de dados paramétrica do ActionView e criação de um arquivo com estas indicações.

Como as características tecnológicas são bastante diferentes a importação apenas traz as configurações básicas das telas e os tipos e posições dos objetos, incluindo-os em um arquivo texto .CSV, cujo formato é reconhecido pela Extension  Importador .CSV do Action.NET.

Para cada tela descrita será criada no Action.NET uma tela correspondente. 

Para cada objeto descrito em uma tela será criado um símbolo sobre a tela. Os símbolos no Action.NET são objetos gráficos previamente definidos pelo usuário. Contém as características gráficas, de texto, de ações e parâmetros necessários para funcionarem como objetos de visualização nas telas.

Então, antes da importação, será necessário definir-se a lista de correspondências entre cada objeto ActionView  e o correspondente Símbolo Action.Net destinatário.

Esta lista será definida no arquivo de projeto .INI do ActionView em uma nova secção denominada [screen convert]. Nesta secção serão descritos parâmetros com o nome de objetos de visualização e os critérios de escolha dos símbolos para o destino. Para cada tipo de objeto podem ser definidos vários símbolos e o critério de utilização de cada um. A seguir é mostrado um exemplo:

ANALOGn = symbol, minlen, maxlen

Serve para descrever objetos ANALOG, o número de ordem é necessário para diferenciar uma definição da outra.

symbol: É o nome do símbolo no Action.Net a ser utilizado quando no ActionView for encontrado um objeto ANALOG, cujo lenght (comprimento) esteja entre os dois números seguintes, minlen e maxlen.

Será incluída no .CSV uma linha de descrição de objeto Action.NET, indicando o nome da tela, o nome do Simbolo a posição de destino na tela em pixels (top e left). O Tag do ponto a que se refere este objeto, será considerado como o parâmetro TAG no símbolo.

Os números minlen e maxlen devem estar em unidade “TWIPS”, como estão na base de dados do ActionView.

DIGITALn = symbol, minlen, maxlen, prefixTag, prefixFig

Serve para descrever objetos DIGITAL, o número de ordem é necessário para diferenciar uma definição da outra.

symbol: É o nome do símbolo no Action.Net a ser utilizado quando no ActionView for encontrado um objeto DIGITAL, que representa o estado de um ponto ActionView, cuja Variável inicie com o prefixo indicado em prefixTag.

prefixFig: Se há símbolos diferentes a serem utilizados para pontos que tenham o mesmo prefixo, deve ser informado o prefixo do nome da figura utilizada no ActionView em cada caso. Por exemplo os pontos de seccionadoras usam símbolos diferentes para as posições vertical e horizontal.

minlen e maxlen – devem ser deixados em Zero, pois não são utilizados.

Será incluída no .CSV uma linha de descrição de objeto Action.NET, indicando o nome da tela, o nome do símbolo, a posição de destino na tela em pixels (top e left). O tag no Action.NET que corresponderá ao ponto no ActionView, será considerado como o parâmetro TAG no símbolo.

LABELn = symbol, minlen, maxlen

Serve para descrever objetos LABEL, o número de ordem é necessário para diferenciar uma definição da outra.

symbol: É o nome do símbolo no Action.Net a ser utilizado quando no ActionView for encontrado um objeto ANALOG, cujo lenght (comprimento) esteja entre os dois números seguintes, minlen e maxlen.

Será incluída no .CSV uma linha de descrição de objeto Action.NET, indicando o nome da tela, o nome do Simbolo a posição de destino na tela em pixels (top e left). O texto do objeto Rótulo no ActionView, será considerado como o parâmetro LABELno símbolo.

Os números minlen e maxlen devem estar em unidade “TWIPS”, como estão na base de dados do ActionView.

BUTTONn = symbol, minlen, maxlen, prefixTag, prefixFig

Serve para descrever objetos BUTTON, o número de ordem é necessário para diferenciar uma definição da outra.

symbol: É o nome do símbolo no Action.Net a ser utilizado quando no ActionView for encontrado um objeto BUTTON, cujo lenght (comprimento) esteja entre os dois números seguintes, minlen e maxlen.

Será incluída no .CSV uma linha de descrição de objeto Action.NET, indicando o nome da tela, o nome do Simbolo a posição de destino na tela em pixels (top e left). O texto casption do objeto Rótulo no ActionView, será considerado como o parâmetro CAPTION no símbolo. O nome da tela ou comando, indicado no BUTTON será considerado o parâmetro TARGET  no símbolo.

prefixTag, Não é utilizado e pode ser deixado em branco

prefixFig, Pode ser utilizado com o “caption” (texto) do Botão a ser escolhido.

Os números minlen e maxlen devem estar em unidade “TWIPS”, como estão na base de dados do ActionView.

Outras configurações

Outras configurações necessárias são a definição de prefixos a ser utilizados na conversão de tags do ActionView, que iniciam por algarismos numéricos, que no Action.NET deverão obrigatoriamente iniciar por letras.

Deve-se fazer uma inspeção nestes tags antes da importação para determinar que letras podem ser utilizadas que não venham a criar tag duplos.

Estas definições ficam na mesma seção de importação de telas do Actionview.

PrefixForProtection – Informa o prefixo a ser utilizado em pontos que iniciam com números e estes números coincidem com números de funções ANSI de proteção.

PrefixForSwitches - Informa o prefixo a ser utilizado em pontos que iniciam com números e estes números coincidem com números de funções ANSI de Chaves.

DoOnlyDisplays -  Caso seja necessário novas execuções da importação, apenas para geração dos arquivos de definição de telas, após já se ter a importação dos tags , pode-se ligar esta opção: Neste caso somente a geração de displays será executada.

Importação passo a passo

Importação de dados

Antes de iniciar a importação, é necessário criar um novo projeto no Action.Net e depois executar ao menos uma vez este projeto (mesmo que vazio) para que as bases de dados necessárias ao projeto Action.Net sejam criadas.

Com o novo projeto aberto, abra a extensão “ActionView importer” em “Run → Extensions → Import”.

A partir da tela inicial de importação do ActionView, selecione o arquivo ini do projeto ActionView a ser importado.

Em seguida, selecione dentre as opções de duplicação de alarmes e points quais se adequam ao tipo de projeto a ser importado. O Action.Net por padrão não aceita duplicação destes itens. Porém existem cenários onde é necessário ter um mesmo ponto aplicado em dois canais. Por exemplo, quando se usa canais mestres para ler dados do campo e canais escravos para servir tais dados a outros servidores em outros níveis da organização, atuando como um gateway. Neste caso, é possível configurar o novo projeto a atuar com pontos duplicados.

Também é necessário informar quais sistemas do ActionView serão importados, selecionando-os na lista de sistemas disponíveis

Após a seleção das opções, iniciar a importação a partir do botão “OK”.

Após a conclusão da importação, é importante executar um BUILD no projeto Action.Net a partir do botão “Build” em “Run → Build → Messages”.

Importação de telas

O processo de importação do Actionview, quando finalizado, gera um arquivo “.csv” com o nome no formato “{NomeProjeto}Display{999}.csv”, contendo informações necessárias para a importação de telas. Onde: “{NomeProjeto}” refere-se ao nome do projeto Action.Net criado e “{999}” refere-se ao milissegundo em que foi iniciada a operação.

Este arquivo é armazenado na pasta a qual reside o projeto Action.Net criado (normalmente em “C:\Action.Net\Projects”).

Para fazer a importação do arquivo, execute o importador csv do Action.Net em “Run → Extensions → Import”.

Selecione o arquivos “.csv” gerado e clique no botão “Ok” para executar a importação.

Saiba mais

A seguir seguem links para auxílio no aprendizado do Action.Net:

Nesta página: