Importador 61850
Este manual tem como objetivo descrever as funcionalidades existentes na extensão de importação de pontos do driver 61850 para o Action.Net.
Ele não descreve as particularidades do driver 61850. Para mais informações sobre o protocolo, refira-se ao manual do protocolo 61850 do Action.Net
Também não descreve as particularidades do Action.Net quanto a propriedades de Tags, utilização dos pontos importados como alarmes e / ou itens de gravação de histórico ou utilização de tags como símbolos no módulo “Draw”. Todos estes itens podem ser pesquisados no guia do usuário do produto.
Pré-requisitos
Todo o conteúdo deste manual foi escrito de acordo com os seguintes pré-requisitos:
Plataforma .Net Framework 4.6.2 ou superior instalada;
Action.Net versão 2016.2.70.53 ou superior instalado; e
Arquivo de configuração 61850 (cid, icd, scd ou scl) armazenado na pasta de projetos do produto.
Importação passo a passo
Executando o importador
O importador de pontos do 61850 pode ser acessado junto a demais extensões na seção “Run – Extensions – Import”.
Selecionando fonte de dados de importação
Ao clicar duas vezes sobre o importador ou ao selecionar o importador e clicar o botão “Execute”, a tela de seleção de fonte de importação aparecerá. Nesta tela é possível indicar o endereço de algum equipamento que utilize o drive 61850 ou indicar o local de algum arquivo de configuração para o 61850 (*.cid, *.icd, *.scd ou *.scl).
Realizando a importação
Ao se clicar o botão “Ok”, a tela de importação de pontos do 61850 será mostrada.
A seguir, segue a descrição dos diversos controles mostrados na tela e sua funcionalidade.
O primeiro campo mostrado (Node Station) é um rótulo com as informações do nó a ser criado. Este campo não pode ser editado pelo importador e utiliza valores padrão. Estes valores podem ser alterados na seção “Edit – Devices – Nodes” no modo de engenharia.
O campo “Branch” corresponde ao nó selecionado para a importação de pontos. Este campo pode ser configurado manualmente digitando-se o endereço desejado ou a partir da seleção de um nó da árvore de seleção (“Select Branches”).
O campo “Use template” é usado para definir um nome de template que armazenará os itens selecionados para a importação. Caso o nome definido neste campo já exista, dependendo da seleção de objetos feitos pelo usuário, o mesmo pode ser atualizado para receber novos itens selecionados. Caso o template não exista no projeto, ele é criado com os itens selecionados pelo usuário na aba “Select Items”.
O campo “Use Object” é utilizado para definir um objeto que irá instanciar o template definido no campo “Use template” descrito acima.
Os campos de seleção “Remove FC” e “Remove LN” são utilizados com a finalidade de formatar o nome resultante da importação dos pontos. Para remover as informações referentes a “FC” do nome final dos pontos, deve-se selecionar o item “Remove FC”. O mesmo ocorre para o campo “Remove LN” e informações referentes ao “Logical Node” (LN).
Existem duas abas usadas respectivamente para selecionar nós para importação de pontos referentes a estes nós (aba “Select Branches...”) e uma aba para seleção ponto a ponto de itens a partir de itens referentes ao nó selecionado (aba “Select Items...”).
A árvore de seleção “Select Branches”, situada na aba “Select Branches”, apresenta todos os itens (nós pai e folha) existentes na fonte de dados e buscados automaticamente pelo importador na abertura da tela. Um clique em qualquer nó desta árvore o seleciona e altera o campo “Branch” descrito acima. Um duplo clique em qualquer nó da árvore (que não os nós “Servers” e os nós de identificação de IEDs) busca todos os filhos e ancestrais referentes àquele nó.
À direita da árvore de seleção de nós “Select Branches”, situada na aba “Select Branches”, existe um campo do tipo lista de itens selecionáveis “Select FC’s to discard”. Neste campo, é possível selecionar que tipos de FC’s o usuário deseja disponibilizar na importação de pontos.
Na aba “Select Itens” são apresentados um datagrid de seleção de itens (grid “Select Items...”) e um botão “Refresh”. Ao clicar no botão “Refresh”, o grid “Select Items” é atualizado de acordo com as informações selecionadas nos campos descritos anteriormente.
A partir do grid “Select Items”, é possível selecionar item a item ou a partir de uma seleção de itens, que pontos deverão ser importados. Para realizar a seleção ou a remoção de itens a se importar, selecione os itens desejados, clique com o botão direito do mouse em algum local do grid e selecione a ação desejada (“Check to import” ou “Uncheck”).
Caso algum item já tenha sido importado anteriormente, o mesmo será apresentado com o símbolo na coluna “New” e desabilitado na coluna Import ( ).
Logo abaixo das abas de seleção de pontos a importar, são apresentados dois botões:
O botão “Cancel” cancela a importação; e
O botão “Ok” executa a importação como especificada pelo usuário.
Ao clicar o botão “Ok” a janela de progresso de importação é mostrada e o processo de importação inicia. A tela é encerrada assim que a importação termina.
A partir deste ponto, é possível verificar que o template solicitado foi criado / alterado na lista de templates da seção “Edit – Tags – Templates” e o objeto definido pelo usuário foi criado e inserido na tabela da seção “Edit – Tags – Objects”. Adicionalmente, um canal, um nó e todos os pontos criados são inseridos na seção “Edit – Devices” em suas respectivas tabelas (“Channels”, “Nodes” e “Points”).
Executando um build
Após a importação, execute um “Build” no projeto a partir da seção “Run – Build – Messages”. Isto irá garantir que todos os objetos do projeto, assim como os recém-criados estão devidamente referenciados.
Nesta página: