Project Reviewer
A extensão Project Reviewer é um verificador de projetos que possui apenas o objetivo de alertar erros de projetos, exportar esses erros e gerar um relatório com detalhes de todas as Tags criadas pelo usuário no domínio de servidor. A extensão não modifica de nenhuma forma o projeto, apenas analisa alarmes, historiadores, pontos, nós, itens não utilizados e com espaços no nome, e alerta ao projetista sobre os erros encontrados.
Visão Geral
Após ter sido feita uma verificação, a extensão disponibiliza os resultados separados por abas (Alarmes, Históricos, Pontos, Nós e Outros) mostrando o símbolo ‘✓’ na coluna do erro encontrado, e um campo vazio onde não há erros. A coluna da tabela que contém os erros é separada por abreviações, em que E1 corresponde ao erro 1, E2 corresponde ao erro 2 e assim por diante. A descrição do que são os erros das colunas das tabelas fica disponível acima, em uma região com a legenda das abreviações dos erros.
A todo momento fica disponível para o usuário as opções de verificar ou gerar um relatório, e somente após a primeira verificação que fica disponível a opção de exportar os resultados da verificação para um arquivo Excel ‘.csv’, que conterá todos os erros encontrados pela análise separados por áreas (alarmes, históricos, pontos e nós).
Pré-requisitos
Para a versão atual os pré-requisitos referentes a este guia são:
Action.Net versão an-9.1.3 ou superior instalado na máquina;
Descrição detalhada
A extensão Project Reviewer é um verificador de projetos que coleta os dados de alarmes, historiadores, pontos e nós, analisa os dados coletados sem salvar ou modificar qualquer dado do projeto, e apenas informa ao projetista sobre os erros encontrados, não fazendo nenhuma alteração ou correção no projeto. A extensão verifica os elementos do projeto seguindo os critérios descritos abaixo:
Alarmes: É checada a formatação dos alarmes (verificando a existência de ‘Tag.’, nomes com espaços ou totalmente em branco), a existência de duplicados (sendo o critério para ser um duplicado ter mais de um alarme com o TagName, Condição, Limite, Limite 1, Limite 2 iguais ao mesmo tempo), a existência da Tag alarm em Tags Objects (sendo verificado inclusive todos os templates), a existência da área dos alarmes em Alarms Areas, a existência de grupos dos alarmes em Alarms Groups e a correlação das referências das tags utilizadas nas descrições dos Alarm Itens, analisando se são da tag em si.
Historiadores: É checada a formatação dos históricos (verificando nomes com espaços ou totalmente em branco), a existência de duplicados (sendo o critério para ser um duplicado ter mais de um histórico com o TagName e a HistorianTable iguais ao mesmo tempo), a existência da Tag historian em Tags Objects (sendo verificado inclusive todos os templates), a existência das tabelas dos historians em Tags HistorianTables.
Pontos: É checada a formatação dos pontos (verificando nomes com espaços ou totalmente em branco), a existência de duplicados (sendo o critério para ser um duplicado ter mais de um ponto com o TagName, Node, Address iguais ao mesmo tempo), a existência da Tag Point em Tags Objects (sendo verificado inclusive todos os templates), a existência dos nodes dos points em Devices Nodes, a existência dos accessTypes dos points em Devices AccessTypes.
Nós: É checada a existência do Channel dos nodes em Device Channels.
Outros: É mostrado o ID, o nome de todos os grupos de alarmes, dispositivos nodes e Channels não utilizados no projeto ou que possuem um espaço em seus nomes.
Os resultados de toda análise são computados de uma vez, com apenas um click do botão ‘Verificar’, e é organizado por abas (Alarmes, Históricos, Pontos, Nós e Outros). Dentro de cada aba, há uma região de legenda descrevendo o que cada abreviação de erro significa e a contagem de erros encontrados (disponível apenas depois de uma verificação). Abaixo há uma tabela que contém as colunas ‘ID’, ‘TagName’ (ou ‘Name’ no caso de nós) e as abreviações dos erros, em que E1 significa erro 1, E2 significa erro 2 e assim por diante. Caso após a análise uma ou mais tabelas nas abas estejam vazias, então não há erros nessa área (podendo ser visualizado também no nome da aba que terá o número zero). Há também um contador de erros totais do projeto, disponível na parte superior direita, ‘Total de erros’. Caso haja algum erro na aba, será mostrado o símbolo ‘✓’ na coluna do erro encontrado, e um campo vazio nas colunas em que não há erros. Após a primeira análise feita, fica disponível para o usuário o botão ‘Exportar’, que exporta um log de todos os erros encontrados separados por áreas, para um arquivo Excel ‘.csv’. O local em que esse log de Excel será salvo é escolhido pelo usuário, assim como o nome do arquivo, que por padrão é ‘Análise do Revisor de Projeto dia-mês-ano hora-minutos-segundos’. Além disso, fica disponível a todo momento o botão “Relatório”, que gera um relatório de todas as Tags criadas no projeto de domínio do servidor, exportando esses dados para um arquivo de Excel.
Utilização
Verificar o projeto
Para verificar o projeto, basta selecionar as opções desejadas na área de opções e clicar uma única vez no botão ‘Verificar’ (Figura 1.0), e aguardar a análise. O botão ‘Verificar’ automaticamente verifica todas as áreas (Alarmes, Históricos, Pontos, Nós), sendo necessário apenas um click para verificar o projeto por completo. A análise pode demorar dependendo do tamanho do projeto, seu progresso de análise pode ser acompanhado pela barra de progressos na parte inferior da janela da extensão que ficará visível ao iniciar o processo (Figura 1.1).
(Figura 1.0)
(Figura 1.1)
Visualizar os resultados
Após o projeto ter sido verificado pela primeira vez (como descrito em Verificar o projeto), o usuário poderá visualizar os resultados da análise. A janela é separada em 4 áreas.
A primeira área (destaque na Figura 2.0) possui a opção de selecionar o resultado que se deseja visualizar. As opções são Alarmes, Históricos, Pontos, Nós e Outros, bastando clicar em cima da aba para selecioná-la.
(Figura 2.0)
A segunda área (destaque na Figura 2.1) mostra a legenda das abreviações dos erros, a quantidade de erros encontrados na aba selecionada e o total de erros encontrados no projeto.
(Figura 2.1)
A terceira área (destaque na Figura 2.2) é uma tabela com os resultados da análise, sendo as colunas separada por ‘ID’, ‘TagName’ (ou ‘Name’ no caso de Nós e Outros) e as abreviações dos erros, em que E1 significa erro 1, E2 significa erro 2 e assim por diante. Caso não tenham sido encontrados erros em uma aba específica, o nome da aba terá um zero ao lado, e a tabela estará vazia (exemplo na figura 2.3). Caso algum erro seja encontrado, será preenchido os campos da tabela ‘ID’ e TagName (ou ‘Name’ no caso de Nodes e Outros) com a Tag defeituosa, e será indicado com um símbolo ‘✓’ na coluna do erro encontrado, e um campo vazio nas colunas em que não há erros (exemplo na figura 2.2). A quantidade de erros total encontrada no projeto está disponível acima dos erros da aba, pelo identificador ‘Total de erros’ (exemplo na figura 2.3). É possível filtrar a visualização dos erros encontrados por ID, nome da Tag ou erros, para isso, basta arrastar a coluna do título da tabela para a área ‘Drag a column header here to group by that column.’ (exemplo na Figura 2.4).
(Figura 2.2)
(Figura 2.3)
(Figura 2.4)
A quarta área (destaque na Figura 2.5) é a sessão de opções. Nela fica disponível opções extras na análise dos dados e na exportação do relatório de Tags, como permitir duplicados para pontos e históricos. Sempre que for feita uma mudança nas opções, ela só tomará efeito após ser feita uma nova verificação ou exportação do relatório.
(Figura 2.5)
Caso apareça a mensagem ‘Erro de versão do projeto! Importe seu projeto para an-2016.2.70’ ou alguma outra mensagem de erro na segunda área (onde deveria ser mostrada a quantidade de erros encontrados), nem todas as verificações foram feitas pela extensão devido à versão do projeto. É necessário que o Action.NET esteja na versão an-2016.2.70 ou superior para que a extensão funcione adequadamente. Caso o projeto esteja na versão an-2016.2.70 e a mensagem de erro foi mostrada, a importação do projeto pode não ter sido feita de forma adequada. (Referência do erro Figura 2.6)
(Figura 2.6)
Exportar os erros
Após o projeto ter sido verificado pela primeira vez, o usuário poderá exportar os resultados para um arquivo Excel ‘.csv’. Para isso, basta clicar no botão ‘Exportar’ (destaque na figura 3.0). Após o clique, será aberta uma nova janela em que se pode escolher o local que o arquivo será salvo, e o nome do arquivo (que por padrão é ‘Análise do Revisor de Projeto dia-mês-ano hora-minutos-segundos’). Após escolher o nome e o local do arquivo, basta clicar em ‘Salvar’ para salvar ou ‘Cancelar’ para não salvar (exemplo na figura 3.1).
(Figura 3.0)
(Figura 3.1)
Gerar relatório
Para gerar um relatório completo das Tags do projeto, basta clicar no botão ‘Relatório’ (destaque na Figura 4.0). Ao clicar, é aberta uma janela para escolher um local e nome do arquivo para salvar o relatório (por padrão o nome é ‘Relatório do Revisor de Projeto dia-mês-ano hora-minutos-segundos’). Após escolher o nome e o local do arquivo, basta clicar em ‘Salvar’ para salvar ou ‘Cancelar’ para não salvar e não executar o processo do relatório (exemplo na Figura 4.1), e em seguida, automaticamente é iniciado o processo de gerar o relatório, que pode demorar dependendo do tamanho do projeto, e seu progresso pode ser acompanhado pela barra de progressos na parte inferior da janela da extensão que ficará visível ao iniciar o processo.
Não é necessário realizar uma verificação do projeto para gerar o relatório.
(Figura 4.0)
(Figura 4.1)
Nesta página: