Database Importer
Database Importer é uma extensão do software Action.Net que migra registros de uma base de dados para outra, sendo possível migrar bases dos sistemas ActionView e Action.NET.
Importação passo a passo
Nesta seção serão descritos vários cenários para a importação de bases de dados do Action.Net. Basicamente as etapas a se seguir são as seguintes:
Configurar uma conexão de banco de dados de origem;
Configurar uma conexão de banco de dados de destino;
Seleção de tabelas a importar; e
Seleção de intervalo de importação.
Dentre as etapas descritas, a diferença entre os cenários está apenas na configuração das conexões de banco de dados de origem e destino. Estas etapas serão descritas por cenário a seguir, enquanto as demais serão descritas de forma mais genérica após os cenários.
Opções de bases de dados Action.Net TatsoftDB
Para fazer a conexão de bases TatsoftDb, selecione o tipo TatsoftDB.
Na fonte de dados de origem, configurar o caminho físico dos arquivos .tAlarm e .tHistorian necessários.
Opções de bases de dados SQL Server
Para fazer a conexão de bases SQL Server, selecione o tipo SQL Server.
Para o SQL Server, é necessário identificar o nome da instância utilizando ou o formato NomeDaMáquina\instância ou o IpDaMáquina\instância. Também é necessário identificar a porta de serviço do SQL Server (normalmente 1433). O nome da base de dados deve ser inserido no campo “Nome do database”.
Por fim, é necessário cadastrar usuário e senha válidos para o acesso ao banco de dados. Este usuário pode ser um usuário próprio do SQL Server ou um usuário do Windows (Windows Authentication) autorizado para uso da base de dados e que irá usar as credenciais do AD para a conexão.
Opções de importação
Seleção de tabelas
Após a configuração das conexões de gem e destino, é possível selecionar os tipos de dados que serão importados: histórico de Eventos (Events) e ou histórico de medidas (Measures).
No caso da seleção de histórico de medidas, no frame “Measures”, localizado do lado direito, serão carregadas as tabelas de histórico existentes na base de dados.
Intervalo de importação
Por fim, é necessário selecionar um período de tempo para a importação.
Resultado da importação
Importação de histórico de eventos
É mostrada uma combo-box informando o número de registros faltantes entre os arquivos de dados. Clicando-se em <SIM> procede-se com a importação.
Importação de histórico de medidas
É mostrada uma combo-box informando o número de registros faltantes entre os arquivos de dados. Clicando-se em <SIM> procede-se com a importação.
Observações
1 – É criado um arquivo onde as configurações de connection string são salvas em: “C:\Action.NET\Projects\NOMEDOPROJETO_DatabaseImporter.xml”
Caso haja algum problema na importação recomenda-se que o aplicativo seja encerrado e o arquivo, excluído.
2 – A importação é baseada nas seguintes consultas:
Os critérios para não duplicidade de dados se baseiam:
Alarms: campos TagName, ActiveTime_Ticks, DateCreated_Ticks; e
Historian: campos TagName, UTCTimestamp_Ticks.
Nesta página: