Configuração do Canal IEC104S

Opções de protocolo

t0 - Timeout of Connection establishment(s) – Tempo em segundos de espera para receber tentativa de estabelecimento de conexão TCP IP por um Cliente. Após este tempo Fecha a conexão e reabre para nova espera. Valores permitidos entre 1 e 255.
t1 - Timeout of send or test APDUs(s) -Tempo em segundos máximo aceitável pelo escravo para enviar ou testar APDUs, após o recebimento de confirmação do envio de START DT. Valores permitidos entre 1 e 255.
t2 - Timeout for ack in case of no data(s)- Tempo em segundos máximo de espera pelo Cliente da chegada de nova mensagem de informação , após ter chegado alguma, para que o cliente envie uma mensagem de "acknowledgement" da recepção da ultima mensagem recebida. Valores permitidos entre 1 e 255. E t2 deve ser menor que t1.
t3 - Timeout for send test frames(s) - Tempo em segundos máximo de espera para a chegada de alguma mensagem de informação, estando a conexão TCP-IP estabelecida. Será enviada então uma mensagem TEST-FR. Valores permitidos entre 1 e 255.
Max time to send analog changes (ms) – Este tempo é definido como o máximo de espera para o envio de uma mensagem com mudanças em medidas analógicas. Se desde que iniciou o acumulo de medições para a mesma mensagem este tempo se esgotar antes da chegada do número de medidas acima definido, este módulo enviará a mensagem com as medidas que já chegaram. Este tempo por default  é definido em 3 segundos. Se for utilizado o modo Get analog changes by sampling ( veja abaixo), este é o tempo a ser usado como intervalo entre duas amostragens.

Maximum Changes to send a message – Para melhorar o desempenho do módulo de comunicação ao enviar mudanças em medidas analógicas, pode-se definir este número como o máximo de mudanças que devem ser acumuladas para serem enviadas em uma mensagem única, ao invés do envio de uma medida em cada mensagem. O número considerado bom é 30 medidas, que é o valor default. Esta acumulação é utilizada quando as alterações em medições são recebidas pelo módulo de comunicação, como eventos. (AccessType com WriteEventEnable)

 Password for commands: Para aumentar a segurança no envio de comandos, normalmente iniciados apenas por uma mudança no estado de um tag, é possível especificar nos módulos Clientes uma senha de até 9 algarismos, para o comando. Aqui neste módulo servidor deve ser especificada a senha utilizada por este módulo Servidor para gerar o comando para o módulo Cliente que de fato enviará o comando. Esta senha deve ser a mesma que a utilizada pelo módulo Cliente destinatário do comando.

Logging Level – Pode-se escolher nesta lista o modo de funcionamento do log criado pelo módulo de comunicação.

Logging level

MENSAGENS

Debug

Todas as mensagens são registradas no LOG.

Info

Apenas as mensagens de Info, Warning e Error são registradas no LOG.

Warning

Apenas as mensagens de Warning e Error são registradas no LOG.

Error

Apenas as mensagens de Error são registradas no LOG.

 

Get analog changes by sample – Alternativamente ao modo de recebimento de alterações de valores de tags, (pelo uso de AccessType com WriteEventEnable) , pode-se escolher o uso do modo de amostragem, pelo módulo de comunicação, das alterações ocorridas em tags.  Neste modo, periodicamente, é feita a verificação dos valores atuais contra os últimos valores enviados. Desta forma a alteração somente é considerada, e o novo valor enviado ao cliente, se a diferença absoluta entre o valor atual e o ultimo enviado é maior que o atributo Deadband do tag. Para o uso deste modo deve-se usar o AccessType na table Points, para estes tags de medições, com WriteEventEnable desativado. O intervalo de tempo entre cada duas verificações será o definido no parâmetro acima, Max time to send analog changes (ms).

Os módulos de comunicação servidores, necessitam para seu correto funcionamento chamadas periódicas, até para lhes permitir o controle de temporizações. Se não houver um fluxo continuo de chamadas seu funcionamento será prejudicado. Assim, se não for usada a chamada por WriteEventEnable, ou se não for garantida uma chamada periódica, deve-se criar uma tag dummy, e por script alterá-la periodicamente, e coloca-la com um ponto com AccesType que cause um trigger de chamada ao driver.

Set all quality good on start - Módulos de comunicação servidores normalmente não alteram nem o estado nem a qualidade de tags . Sua única função é ler estes atributos e os enviar através de mensagens do protocolo para o destinatário da comunicação. Mesmo assim em certos casos pode ser necessário, no inicio da execução do módulo, que se coloque todas as qualidades com valor GOOD, Se isto for necessário pode-se escolher ENABLED nesta opção

Bias time from GMT - Este módulo servidor utiliza o timestamp padrão do IEC 104, isto é em todas as ASDUs que incluem timestamp o mesmo será enviado em horário GMT. Se se desejar o timestamp corrigido para horário local deve ser colocado neste campo o fuso horário local. Exemplo: Para utilizar horário local Brasilia-Brasil use -3.

Settings

  • Listening Port – Número da porta utilizada para aguardar por conexão. Está normatizado o uso da porta 2404. Nesta implementação pode-se utilizar outros números de porta alterando o default. Também pode-se informar o endereço IP do adaptador no qual este módulo deve esperar pela conexão. Basta incluir antes do numero da porta este endereço, separados por dois pontos: Ex 192.168.0.222:2404

  • NodeConnections: Defines the maximum number of parallel requests that will be sent to each node (asynchronous communication)


Nesta página: