Configuração do Canal - IEC104
Informações para a configuração de um canal de comunicação IEC 104 Mestre no Action.NET
Configuração do canal
Opções de protocolo
t0 - Timeout of Connection establishment(s) – Quando ocorre uma desconexão no TCP IP ou falha de resposta de comandos é feita prontamente uma tentativa de reconexão, sempre pelo envio de uma mensagem Start-DT. Se não houver sucesso, as novas tentativas se darão após decorrido este tempo t0. Este parâmetro é tempo em segundos, valores permitidos entre 1 e 255.
t1 - Timeout of send or test APDUs(s) -Tempo em segundos máximo aceitável para recepção de uma resposta vinda do servidor, a partir de uma requisição qualquer do cliente. Se não vier esta resposta neste tempo, será considerada falha na comunicação e será forçado o fechamento da conexão TCP IP. A seguir será feita nova tentativa de reconexão, respeitado o descrito no parâmetro t0. Este parâmetro é tempo em segundos, valores permitidos entre 1 e 255.
t2 - Timeout for ack in case of no data(s)- Tempo em segundos máximo de espera para a chegada de nova mensagem de informação, não solicitada, após ter chegado alguma, para o envio de mensagem de "acknowledgement" da recepção da última mensagem recebida. Será enviada uma mensagem com o número de sequência da última recebida. Tempo em segundos, valores permitidos entre 1 e 255. E t2 deve ser menor que t1.
t3 - Timeout for send test frames(s) - Tempo em segundos máximo de espera para a chegada de qualquer mensagem de informação, estando a conexão TCP-IP estabelecida. Será enviada então uma mensagem TEST-FR. Valores permitidos entre 1 e 255.
Password for commands: Para aumentar a segurança no envio de comandos, normalmente iniciados apenas por uma mudança no estado de um tag, é possível especificar aqui uma senha de até 9 algarismos, que será verificada pelo módulo de comunicação contra o valor atual, no momento do recebimento do comando, com o atributo EstimatedValue do tag envolvido no comando. Assim na operação de envio de comando por uma janela, script, etc. deverá ser carregado este número neste atributo. O módulo de comunicação, após executar o comando, passa para ZERO o valor de EstimatedValue. Deixando esta opção com zero, a verificação não será feita.
Observação:
Visando também segurança no envio de comandos, automaticamente, é feita verificação do timestamp da tag de saida. Este timestamp é o da alteração do estado desta tag, e a rotina exige que esta alteração tenha sido feita no máximo a 30s antes do módulo de comunicação receber esta solicitação. Isto é o timesamp deve ser no máximo 30s anterior o do horário atual.
Logging Level – Pode-se escolher nesta lista o modo de funcionamento do log criado pelo módulo de comunicação.
Logging level | Debug | Todas as mensagens são registradas no LOG. |
| Info | Apenas as mensagens de Info, Warning e Error são registradas no LOG. |
| Warning | Apenas as mensagens de Warning e Error são registradas no LOG. |
| Error | Apenas as mensagens de Error são registradas no LOG. |
A figura abaixo mostra o preenchimento destes campos no canal:
Maximum Changes per minute - Este parâmetro faz parte da funcionalidade de verificação em tempo real de muitas alterações sofrida por pontos digitais de leitura. Pode-se aqui informar o numero máximo de alterações de um ponto BI ou DI, que se considera razoável antes de se bloquear o ponto ou node a que ele pertence. A funcionalidade é definida no nível de Canal mas vale para todos os Nodes do canal. Colocando-se ZERO a funcionalidade fica desabilitada, outros valores serão utilizados como o máximo aceitável de varações por minuto. Veja o próximo item para definir o que será feito se o máximo for atingido.
Unactivate Node if Tag maximum changes - Se for escolhido YES, quando pelo menos um ponto alcançar o máximo de alterações, todo o Node será Inativado. Isto é deixará de se comunicar com o Action.NET. Se for escolhido NO, apenas o ponto que superou o numero de alterações terá seu atributo Locked feito igual a 1, e não mais sofrerá qualquer alteração até que manualmente um operador altere este atributo para Zero. Em qualquer destes casos uma mensagem no sumario de Operação será gerada para informar do ocorrido.
Time to reactivate node (minutos) - Tempo em minutos que se pode especificar para que o módulo de comunicação volte a ativar o Node, após ter sido desativado. Zero indica para que não haja uma reativação automática.
Quality changes timestamp – Marcando esta opção como "Enable", faz com que ao ser recebida nova leitura de um objeto, com qualidade diferente da atualmente mantida,, mesmo que não haja alteração do status (ou valor) do tag, mas haja alteração da qualidade, seja feita alteração do timestamp atual do tag.
Settings
TCP/IP channels:
NodeConnections: Defines the maximum number of parallel requests that will be sent to each node (asynchronous communication)
Nesta página: