OTSBase - Simulador para projetos OTS
Esta documentação se refere ao módulo OTSBase, desenvolvido na forma de um driver de comunicação, cujo objetivo é servir nos projetos utilizados em modo de ActionOTS - Operator Training System, para simular o funcionamento de chaves, taps, disjuntores, etc, em substituição a este mesmos sinais vindos do campo em projetos reais .
Introdução
Trata-se de um módulo simulador. É configurado com os objetos Channel, Node e Points como em um outro driver qualquer de Action.NET. Deve ser utilizado nos projetos com OpenDSS, integrado ao Action.NET. Nestes projetos os canais e nodes do projeto real não devem estar em execução, isto é devem permanecer em estado inicial RESERVADO.
Configuração do Canal
A configuração do canal é muito simples. apenas se configura o nome default para a conversão de nomes de tags, e o tipo de log gerado.
Command/Status subtypes - É a regra definida para este projeto, para a conversão default de tags de comando em tags de sinalização . Se não for preenchida (deixada em branco) será utilizada por default a regra: .CMD. será convertido para .STA. Se a regra deve ser outra preencher o campo na forma: <texto do tag de comando>:<texto do tag de sinalização>.
TextFor CommandActions - Pode de ser usada para definir o texto de Ações a serem usadas no simulador de Sequencias, bem como o valor a ser colocado no tag de sinalização dos equipamentos para cada uma desta ações. A definição deve ser feita para todos os textos no formato igual ao apresentado para o default a seguir. Se for deixado vazio os textos utilizados serão os seguintes:
"LIGAR=2;DESLIGAR=1;AUMENTAR=2;DIMINUIR=1;RESET=1"
Use invalid points - Não utilizado.
Logging Level – Pode-se escolher nesta lista o modo de funcionamento do log criado pelo módulo de comunicação.
Logging level | Mensagens incluídas no Log |
Debug | Todas as mensagens são registradas no LOG. |
Info | Apenas as mensagens de Info, Warning e Error são registradas no LOG. |
Warning | Apenas as mensagens de Warning e Error são registradas no LOG. |
Error | Apenas as mensagens de Error são registradas no LO |
Configuração do Node
Apenas se configura o nome do Node e o nome do canal ao qual pertence. Um único node pode ser configurado para o canal, que também deve ser único no projeto.
Configuração dos Pontos
Para a configuração dos pontos, use o Action.NET - Manager, vá até a área Devices / Points, para editar
Para a criação de pontos preencha com o nome completo do Tag, escolha o node e preencha o campo Address, como necessitar.
O tag aqui definido é o do ponto real que é usado como um comando. Quando houver alteração em seu estado, através de uma janela de comando, será feita chamada a este modulo driver simulador para que o mesmo execute o comando, ao invés do driver real no projeto em produção. Nos projetos reais este tag é o utilizado para enviar um comando para um IED.
A escolha de tipos de pontos e subtipos , numero que segue o tipo de ponto, é feita clicando na coluna Address e escolhendo o tipo na lista disponível.
De modo geral a coluna Address tem o formato <tipo>:<valor>: <tag de sinalização do equipamento>
Onde:
Point Type <tipo> é um dos tipos listados a seguir, que pode ser escolhidos na lista disponível na coluna Address
Value to Signal <valor> É um numero que pode ter diferente significado em cada tipo de comando
Signalling tag<tag de sinalização>É o nome completo da tag que sinaliza o estado do equipamento. Pode ter qualquer forma, desde que seja uma tag válida. A figura mostra a definição de saida e entrada em caso quaisquer.
Por default o módulo pressupõe que o tag de comando tem uma parte CMD, e neste local o de sinalização terá STA. Também que o tag de comado é terminado por _X e o de sinalização não tem este sufixo. A partir do _ pode haver qualquer letra que será desconsiderada. Nestes casos não é necessário digitar o nome do tag de sinalização.
Ex: Tag.SE_001.DJ52.CMD.POS_L terá por default a sinalização Tag.SE_001.DJ52.STA.POS
Tipos de Pontos
Escolha o tipo na lista mostrada em Point Type
CMD
Tipo utilizado para a execução de comandos, basicamente de abrir e fechar chaves e disjuntores. Após a sigla do tipo deve-se colocar um numero que é o valor que se deseja que vá para a tag de sinalização do estado do equipamento, ao executar este comando. Nos exemplos acima supõem-se que a tag de sinalização tem valor 1 para aberto e valor 2 para fechado.
SP
Tipo utilizado para a execução de escrita de um numero inteiro em um tag. O nome deste tag em que será escrito o valor segue as mesmas regras definidas acima para tag de comando e tag de sinalização. O valor a ser escrito é o que atualmente estiver no tag de saida.
Ex: seja o exemplo na figura acima : o Tag.SE\DJ510.CMD.SETI_S. Suponha que seu valor corrente seja alterado para 3456. Esta alteração causará uma chamada de escrita ao módule OTSBase. Este módulo então fará a escrita do numero 3456 na Tag.SE\DJ510.STA.SETI
SPF
Tipo utilizado para a execução de escrita de um numero float em um tag. O nome deste tag em que será escrito o valor segue as mesmas regras definidas acima para tag de comando e tag de sinalização. O valor a ser escrito é o que atualmente estiver no tag de saida. O funcionamento é idêntico ao do tipo SP, apenas usando o tipo float ao invés de integer.
TAP
Tipo utilizado para a execução de comandos, basicamente de aumentar ou diminuir a posição de comutador de Tap de transformadores. Após a sigla do tipo deve-se colocar um numero 1 - para diminuir ou o numero 2- para aumentar. Durante a execução do comando o módulo simulador faz a leitura do valor atual da tag de sinalização, amanta ou diminui este valor em uma unidade, conforme o definido, e escreve o novo numero no tag de sinalização. O nome deste tag, em que será escrito o valor, por default será obtido substituindo no tag de comando uma parte CMD, por MED. Novamente se esta regra não for compatível com as definições no projeto, nasta colocar o nome completo do tag de sinalização no campo Signalling Tag.
No exemplo Tag.SE\TR02.CMD.TAP_D fará a diminuição em uma unidade no valor atual de Tag.SE\TR02.MED.TAP
RLY
Tipo utilizado para a execução de comandos de colocação de um valor novo, o que está descrito na coluna address, no próprio tag definido aqui. Portanto, neste caso não se considera uma outra tag para sinalização mas apenas a própria tag que foi alterada.
PRT
Tipo utilizado para a definição de ações de atuação de proteção e alteração (abertura) do estado de um tag no caso o definido em Signalling Tag para o valor definido em Value to Signal. O nome do tag principal normalmente será o de um ponto de proteção. A alteração de seu estado causará a chamada do módulo OTSBase. Este irá procurar todas as definições feitas em Points para este tag e fará a alteração do estado de cada tag definido em Signalling Tag com este mesmo tag principal.
No exemplo acima a alteração de P50 ou de P51 causarão a alteração para 1 (aberto) dos dois disjuntores com sinalizações com finais POSA e POSB. Neste tipo não são utilizados valores default.
BLK
Tipo utilizado para a configuração de intertravamentos ou bloqueios de execução de comandos. Na coluna TagName coloca-se o nome do tag que, se em determinado valor (definido em Value to Signal), deve bloquear e não permitir a execução de um comando pelo tag definido em Signalling Value.
No exemplo acima, quando chegar algum comando para um dos pontos de final POS_L ou POS_D, será verificado o estado atual do ponto de final LOCAL. Se estiver com estado igual a 1. O comado não será executado.
DRV
Este tipo é utilizado para a inclusão na tabela POINTS de um tag a ser empregado como área de comandos enviados pela interface de gerenciamento de Sequencias do OTS para as rotinas de simulação de Sequencias implementadas neste módulo driver.
O tag a ser incluído com este tipo deve ser o membro SequenceOp, de um tag com o tipo ZLATTemp_OTS_Server
Nesta página: