/
CONFIGURAÇÃO DO CANAL - Iccp

CONFIGURAÇÃO DO CANAL - Iccp

Opções de protocolo

  • Password for commands: Para aumentar a segurança no envio de comandos, normalmente iniciados apenas por uma mudança no estado de um tag, é possível especificar aqui uma senha de até 9 algarismos, que será verificada pelo módulo de comunicação contra o valor atual, no momento do recebimento do comando, com o atributo EstimatedValue do tag envolvido no comando. Assim na operação de envio de comando por uma janela, script, etc. deverá ser carregado este número neste atributo. O módulo de comunicação, após executar o comando, passa para ZERO o valor de EstimatedValue. Deixando esta opção com zero, a verificação não será feita.

Observação:

Visando também segurança no envio de comandos, automaticamente, é feita verificação do timestamp da tag de saida. Este timestamp é o da alteração do estado desta tag, e a rotina exige que esta alteração tenha sido feita no máximo a 30s antes do módulo de comunicação receber esta solicitação. Isto é o timesamp deve ser no máximo 30s anterior o do horário atual.

  • Communicaton Timeout (ms) Período de tempo em milissegundos, utilizado como base para a detecção de falhas na comunicação ou falta de resposta a solicitações. A cada metade deste período é verificado se houve alteração no número de mensagens trocadas no protocolo MMS. No caso de constatada nenhuma alteração é enviada uma solicitação da Identidade do pier servidor, como uma mensagem de keep alive, para decidir se há falha na comunicação

  • Quality changes timestamp – (Cliente) Marcando esta opção como Enabled, faz com que ao ser recebida nova leitura de um objeto, com flag, mesmo que não haja alteração do status (ou valor) do tag, mas haja alteração da qualidade, seja feita alteração do timestamp atual do tag.

  • Reload Server model in Connection loss – (Cliente) Após a configuração inicial do módulo Cliente, é feita a conexão ao servidor e o "browse" do modelo de dados do servidor, para criação de tabelas e o disparo de funções necessárias para o funcionamento do cliente. Quando esta opção for colocada como Enabled, esta operação de leitura do modelo de dados se repetirá sempre que houver perda de conexão e nova conexão executada.

  • Ignore polling on points updated by reports – (Cliente) Se esta opção estiver em Enabled, na criação das listas base para amostragens, não serão incluídas as variáveis que já estejam também incluídas em data sets desde que estiverem ativadas amostragens de data sets e operações de leitura por amostragem (polling) de digitais e ou analógicas.

  • Get analog changes by sample – (Servidor) Alternativamente ao modo de recebimento de alterações de valores de tags, (pelo uso de AccessType com WriteEventEnable), pode-se escolher o uso do modo de amostragem, pelo módulo de comunicação, das alterações ocorridas em tags. Neste modo, periodicamente, é feita a verificação dos valores atuais contra os últimos valores enviados. Desta forma a alteração somente é considerada, e o novo valor enviado ao cliente, se a diferença absoluta entre o valor atual e o ultimo enviado é maior que o atributo Deadband do tag. Para o uso deste modo deve-se usar o AccessType na table Points, para estes tags de medições, com WriteEventEnable desativado. O intervalo de tempo entre cada duas verificações será o definido no parâmetro a seguir.

  • Sample time for analog changes (ms) – (Servidor) Este tempo é definido como a periodicidade para a verificação de alterações em medidas analógicas. Se for utilizado o modo Get analog changes by sampling ( veja acima), este é o tempo a ser usado como intervalo entre duas amostragens.

  • Tls Enable - opcionalmente pode ser definido uso de segurança criptográfica na comunicação, baseada no padrão TLS – Transport Layer Security. Neste caso ambos Cliente e servidor deverão usar esta opção Enabled e preencher as três próximas opções com os nomes de arquivos de texto contendo chaves e certificados a serem utilizados na comunicação. Estes arquivos deverão ser colocados no subdiretório onde este projeto se encontrar.

    • Tls Own Key – Nome do arquivo com a chave própria

    • Tls Own Certificate – Nome do arquivo com o certificado próprio do server.

    • Tls CA Certificate – Nome do arquivo com o certificado para validação da cadeia

  • Use ISO adresses – Somente deve ser colocado em Enable, se for necessária a definição dos endereços ISO de camadas inferiores. Os parâmetros da camada inferior (seletores P, S, T) são geralmente predefinidos por alguns valores padrão comuns e geralmente não são verificados pela biblioteca para evitar problemas de interoperabilidade. No entanto, em alguns casos (dependendo da implementação do dispositivo de mesmo nível), pode ser necessário garantir que parâmetros específicos sejam usados. Se for necessário estes endereços devem ser preenchidos nos campos seguinte.

    • pSelector address - Camada de apresentação do ISO: Seletor P

    • sSelector address - Camada de sessão ISO: seletor S.

    • tSelector address - Camada de transporte ISO: seletor T .

  • Dual role endpoint - Deve-se escolher o modo Tcp Ip que este canal vai trabalhar: Passive- Aguarda em modo Listening pela conexão de um módulo Cliente; Active- Inicia a tentativa de conexão a um servidor Tcp-Ip. Quando se usa apenas um node Cliente ou Servidor, deve-se preferencialmente escolher o modo Passive para node Servidor e o modo Active para o node em modo Cliente.

  • Logging Level – Pode-se escolher nesta lista o modo de funcionamento do log criado pelo módulo de comunicação.

Logging level

mensagens incluídas no log

Debug

Todas as mensagens são registradas no LOG.

Info

Apenas as mensagens de Info, Warning e Error são registradas no LOG.

Warning

Apenas as mensagens de Warning e Error são registradas no LOG.

Error

Apenas as mensagens de Error são registradas no LOG.


A figura abaixo mostra o preenchimento destes campos no canal:

 

 

Settings

Não utilizados neste protocolo .

Nesta página:

 

Related content

CONFIGURAÇÃO DE PONTOS - Iccp
CONFIGURAÇÃO DE PONTOS - Iccp
More like this
INFORMAÇÃO GERAL - Iccp
INFORMAÇÃO GERAL - Iccp
Read with this
CONFIGURAÇÃO DO CANAL
CONFIGURAÇÃO DO CANAL
More like this
CONFIGURAÇÃO DE NODES - Iccp
CONFIGURAÇÃO DE NODES - Iccp
Read with this
Configuração do Canal - IEC104
Configuração do Canal - IEC104
More like this
IEC 61850 - CONFIGURAÇÃO DE CANAL
IEC 61850 - CONFIGURAÇÃO DE CANAL
More like this