Visual SQL Query Builder

Nosso Visual SQL Query Builder permite que você conecte, construa e teste visualmente e rapidamente suas consultas SQL antes de usá-las em seu projeto. Conecte, crie e teste consultas visualmente no mesmo ambiente de design - sem necessidade de instalar ou abrir software adicional. Selecione visualmente bancos de dados, tabelas e colunas. Crie visualmente relacionamentos (junções) entre entidades.

 

Visão geral

Uma consulta é uma solicitação de dados ou informações de uma tabela de banco de dados ou uma combinação de tabelas. Esses dados podem ser gerados como resultados retornados pela Structured Query Language (SQL) ou como análises de tendência pictórica (gráficos ou resultados complexos, por exemplo) de ferramentas de mineração de dados.

Várias linguagens de consulta diferentes podem ser usadas para realizar uma variedade de consultas de banco de dados simples a complexas.

A maioria dos administradores de banco de dados está familiarizada com SQL, pois é a linguagem de consulta mais conhecida e amplamente usada.

Uma consulta pode ser executada em um projeto por meio de alguns métodos diferentes. Abaixo você os encontrará listados com uma breve descrição.

Método 1: WhereCondition

O primeiro método que você pode usar é o WhereCondition. Neste caso, a consulta de dados será realizada em uma tabela, criada em Editar>Datasets> Tabelas. Como a tabela já está selecionada, você só precisa fornecer a condição. Você também deve executar o SelectCommand para atualizar a consulta.

Método 2: consulta

O segundo método é semelhante ao primeiro, mas utiliza uma consulta, criada em Editar> Datasets> Consultas e vinculada a um provedor (veja a imagem abaixo).

Para executar a consulta, você precisa selecionar uma das tabelas do banco de dados e a condição pela qual deseja filtrar os dados. Você precisa executar o SelectCommand para atualizar a consulta.

@Dataset . Query . Query1 . Sql Statement = ” s e l e c t ? from Table1 where UTCTimestamp Ticks>=” + StartTime . Utc Ticks + ” and UTCTimestamp Ticks<=” + EndTime . Utc Ticks + ”” ; @Tag . TableTag = @Dataset . Query . Query1 . SelectCommand () ;

 

Método 3: localização diferente

Essa alternativa usa a mesma instrução mostrada acima, mas em um local diferente. Em vez de gravá-lo em uma tarefa / classe ou CodeBehind, ele pode ser colocado diretamente em Editar> Datasets> Queries> Coluna SqlStatement.

Método 4: SQL Query Builder

A última opção é usar um recurso chamado SQL Query Builder, encontrado em Editar> Datasets. É uma interface gráfica que facilita a criação de Instruções SQL a partir de um provedor específico. Este método não é tão comum quanto os outros, portanto, mais detalhes sobre suas funcionalidades serão explicados a seguir.

 

Como usar o SQL Query Builder

Carregando dados

Antes de começar, você precisa se certificar de que seus bancos de dados e provedores estão configurados corretamente no projeto. A primeira coisa que você precisa fazer é carregar os dados no Query Builder. Para fazer isso, abra o aplicativo e clique no botão Conectar no canto superior esquerdo.

 

Um pop-up aparecerá com uma combobox contendo vários tipos de provedores. Selecione aquele com o qual você trabalhará. Neste exemplo, vamos configurar uma conexão com um banco de dados SQLite.

Agora, precisamos configurar o caminho para o banco de dados. O caminho é o mesmo visto abaixo no campo DataSource da string de conexão.

Se você escreveu o caminho correto, deverá ser capaz de ver todas as tabelas disponíveis e seus elementos no canto direito. Clique duas vezes em uma das tabelas para carregar seus elementos na Estrutura de Sub Consulta.

Propriedades

Um botão Propriedades está localizado no canto superior esquerdo. Ao selecioná-lo, um pop-up será aberto contendo as propriedades personalizáveis ​​do Query Builder. A imagem abaixo mostra todas as propriedades que estão disponíveis para personalização.

Criação de declarações

Depois que a tabela selecionada é carregada na estrutura de sub consulta, uma instrução será inicializada na parte inferior da página.

Você pode filtrar colunas individuais da tabela selecionando caixas de seleção específicas. Ao fazer isso, o sistema filtrará os resultados da tabela com base na sua seleção. Se você não marcar nenhuma caixa de seleção, a tabela não terá filtros.

 

As colunas permitem adicionar condições que filtram os valores da tabela.

As opções de coluna são:

  • Visível: remove a coluna inteira dos resultados da consulta

  • Expressão: o nome da coluna original

  • Nome da coluna: Dê a uma tabela ou coluna de uma tabela um nome temporário. Os aliases são frequentemente usados ​​para tornar os nomes das colunas mais legíveis. Um alias existe apenas durante a consulta.

  • Tipo de classificação: classifica os resultados em ordem crescente ou decrescente

  • Ordem de classificação: classifique a ordem das colunas nos resultados

  • Agregar: os valores de várias linhas são agrupados como entrada em certos critérios para formar um único valor de significado mais significativo. Ex .: Média, Contagem, Soma.

  • Agrupamento: agrupar elementos de coluna. Permitir a criação de condições de filtro para grupos

  • Critérios: critérios para a condição de seleção, por exemplo: =,>, <,! =

  • Ou: Mesmo que os critérios

Exemplo de declaração

Para ilustrar melhor o recurso construtor de consulta, vamos criar um exemplo que assume os seguintes requisitos para o resultado da nossa consulta:

  • Apenas as colunas UTCTimestamp Ticks e HistoricalTag são obrigatórias

  • Todos os nomes de coluna precisam ser facilmente compreensíveis

  • Os elementos serão classificados em ordem crescente

  • Queremos apenas os valores HistoricaTag entre 10 e 35

Preencha as colunas com esses requisitos como visto na imagem abaixo.

Se tudo foi preenchido corretamente, a instrução SQL final gerada pelo Query Builder deve ser:

Select Table1 . Historical Tag As TagValue , Table1 . UTCTimestamp Ticks As Date From Table1 Where Table1 . Historical Tag = Table1 . Historical Tag > 10 And Table1 . Historical Tag <= 35 Order By TagValue , Date

Nesta página: