- Created by Jose Porto on Dec 09, 2021
- Translations
You are viewing an old version of this page. View the current version.
Compare with Current View Page History
Version 1 Next »
Bem-vindo ao Action.NET
O Action.NET é uma poderosa ferramenta/plataforma para desenvolver e implementar sistemas de supervisão e controle de processos e equipamentos. O Action.NET oferece uma interface para o usuário rica, única e intuitiva , com gráficos dinâmicos, complementados por um editor gráfico, e vasta capacidade de aquisição de dados em tempo real, pela utilização de uma extensa biblioteca de protocolos de comunicação padrões na indústria e no setor elétrico.
O conjunto abrangente de características do Action.NET inclui também fácil troca de informações e acesso a dados armazenados em servidores de bancos de dados, como Microsoft SQL Server, OSIsoft(tm) PI Systems, Oracle, Sybase, Informix, MySQL e outros.
O sistema inclui um servidor de alarmes amigável e módulo de notificação de eventos, módulo de registro de operações e de geração de relatórios, um servidor de dados históricos avançado, capacidades de gerenciamento de lógicas de negócios, bem como suporte para clientes locais e remotos, com base em browsers de web, além de suporte para utilização de dispositivos móveis como o iPad e iPhone.
Action.NET foi construído a partir do zero, sem usar qualquer código legado. É um aplicativo de código 100% managed, o que permite aproveitar todo o potencial do Microsoft .NET Framework, hoje e no futuro. O Action.NET suporta plenamente a evolução do Software as a Service (SaaS), combinada com instalações típicas locais, permitindo acessar e colaborar em projetos de desenvolvimento em qualquer lugar, com apenas um navegador web.
Engenheiros de automação podem desenvolver projetos de SCADA/HMI (Controle de Supervisão e Aquisição de Dados/Interface Homem-Máquina), que automatizam grande variedade de funções em uma indústria qualquer e em particular para plantas do setor elétrico.
Equipes de TI podem desenvolver projetos que centralizam informações para enviar dados a portais para gerenciamento e análise. Além disso, um único projeto pode realizar ambas as funções de automação e de gestão.
Sobre este Guia
Este guia foi desenvolvido para usuários de Action.NET e descreve como instalar e usar o software. Deve-se estar familiarizado com seus sistemas e necessidades de controle para operá-lo.
Obtendo Ajuda
Guia do Usuário e pesquisa no Google
O Guia do Usuário Action.NET está disponível em PDF e CHM no computador local e online utilizando páginas HTML padrão ou por meio de uma interface WEB-única integrada com o Google Tradutor para suporte multi-linguagem.
O ponto de entrada para todos os quatro formatos de Ajuda está localizado na área de Info > Ajuda, na configuração do espaço de trabalho do projeto. Também é acessível clicando no ícone Ajuda ou pressionando F1.
Todos os formatos de ajuda suportam pesquisa de contexto. Também se pode fazer uma pesquisa no Google sobre o site da Spin. A vantagem da pesquisa do Google é incluir todos os arquivos online de ajuda, além de todo conteúdo do site da Spin, inclusive fóruns online.
Na página do Info-Ajuda, no espaço de trabalho de Configuração do Projeto, há uma interface de usuário para permitir que se faça pesquisas no Google, no site da SPIN, sem sair da janela Action.NET.
Fórum Online, E-mail e Telefone
Os usuários registrados têm acesso gratuito ao Fórum online no site de SPIN. Em caso de dificuldade para criar uma conta, envie um e-mail para suporte@spinengenharia.com.br. Esta conta de e-mail também é o ponto de entrada para abrir chamadas de suporte técnico para usuários licenciados.
Quem ainda não é um usuário licenciado e está apenas avaliando o produto também tem direito ao suporte. Envie suas perguntas e pedidos de info@spinengenharia.com.br.
Os usuários licenciados também têm acesso a suporte por telefone. Entre em contato para acordos especiais em relação ao suporte fora do horário comercial, suporte 24 horas ou auxílio online.
Integradores de Sistemas e VARs
A SPIN tem um programa para Integradores de Sistemas e VARs a fim de fornecer suporte total às empresas integradoras com base na plataforma Action.NET. Os integradores de sistemas e VARs são a principal fonte de resposta às perguntas específicas relativas às configurações e soluções criadas por eles próprios, encaminhadas por usuários finais.
Requisitos do Sistema
Os requisitos técnicos para o Action.NET são:
Microsoft .NET Framework v4.6.2,
Sistemas operacionais: qualquer sistema operacional capaz de executar o Microsoft .NET Framework v4.6.2 ou máquinas virtuais compatíveis com o Microsoft .NET Framework,
Windows 10, Windows 8, Windows 7, Windows Vista, Windows Server 2008 e Windows Server 2012, todos vêm com o Microsoft .NET instalado, para o Windows XP, é preciso instalar o Microsoft. NET Framework v4.0.
Requisitos mínimos de Memória RAM: 1 GB de Runtime, 2 GB de Engenharia,
Espaço em disco: 150 MB,
Resolução da tela: para o desenvolvimento de aplicações: mínimo de 1024 x 768, para a aplicação de tempo real: telas são independentes da resolução, permitindo criar aplicações que vão de pequenos painéis de 6” até grandes monitores de alta definição.
Para ter acesso às instalações baseadas na web, Internet Explorer v8 ou posterior.
Instalando o Action.NET
O Action.NET está disponível por download a partir do site ou a partir de dispositivos USB. CDs também estão disponíveis mediante solicitação. Downloads da versão Express apenas para fins de avaliação não requerem licença de instalação.
A versão Express permite até 75 pontos de comunicação e duas horas de tempo de execução por uso e destina-se apenas à avaliação e aprendizagem inicial do produto.
As versões Express não estão autorizadas a ser vendidas ou aplicadas em projetos para instalação em produção.
A versão completa licenciada não tem limitações de tempo de execução. Para obter informações sobre a compra de uma licença, entre em contato com seu distribuidor.
Se o Microsoft Internet Information Services (IIS) estiver instalado no computador, aparecerá uma mensagem durante a instalação alertando que o servidor da web incorporado não pôde ser instalado. Todos os recursos do Action.NET podem trabalhar sem o servidor da web incorporado, exceto para acesso remoto a projetos e páginas web em tempo de execução. Para usar tais recursos, pode-se configurar o IIS para trabalhar comAction.NET.
Use o Windows Update para se certificar se tem todas as últimas atualizações críticas instaladas. Alguns anti-vírus, como o Bit-defensor, devem ser desativado antes de executar a instalação.
Instalação
Para usuários do Windows XP, instalar o Microsoft .NET Framework 4.0:
máquinas com o Microsoft Office instalado usualmente já possuem o framework. Se necessário, ele pode ser instalado a partir de http://www.microsoft.com/en-us/download/details.aspx?id=17851.
Clique duas vezes no arquivo de instalação:
a janela de Boas-Vindas é exibida.
Clique em Avançar:
é apresentada a janela com o Contrato de Licença.
Leia o Contrato de Licença. Se concordar, clique em Aceitar e pressione Avançar a seguir:
É mostrada a janela “Selecionar pasta de instalação”.
caso falte algum pré-requisito de software, os elementos a seguir serão instalados:
redistribuíveis do Microsoft VC ++;
componentes principais do servidor OPC;
Microsoft .NET Framework 4.6.2.
5. Clique Instalar.
quando a instalação estiver concluída, aparece uma tela informando o sucesso da instalação, com os botões:
Run Action.Net - Pressione para iniciar o Action.Net
Close. - Pressione para sair da instalação.
Nos casos de aquisição de licença, licencie sua instalação. Para mais informações, consulte Licenciando o Action.NET. Em casos sem aquisição de licença, pode-se usar a versão Express para fins de avaliação e de aprendizagem.
Iniciando o Action.NET
Depois de instalar o Action.NET, aparecerá um atalho no desktop do computador e um item no menu Iniciar.
Para iniciar o Action.NET, siga uma das seguintes opções:
a partir do seu computador, clique duas vezes no ícone Action.NET;
no menu Iniciar, selecione Todos os Programas > Spin > Action.NET;
é exibida a página principal do Action.NET. A partir dela, pode-se criar, abrir e procurar projetos. A seção Gerenciamento de Projetos, explica como usar a interface de seleção de projeto.
Licenciando o Action.NET
Usuários que adquiriram uma licença podem licenciar sua instalação. Depois de efetuada a aquisição a licença, deve-se registrar a chave de licença. Usuários que não adquiriram uma licença podem usar a versão Express para treinamento e avaliação.
Para o licenciamento, pode-se usar uma softkey (chave de proteção por software). Use o procedimento abaixo para atualizar uma licença para softkey.
Para mais informações sobre licenciamento, consulte Versões e Licenças Action.NET.
Para licenciar o Action.NET:
1. Certifique-se que o o usuário logado tenha privilégios de administrador local da máquina.
2. Verifique se, nas configurações de Controle de Conta de Usuário, está selecionada a opção "Nunca notificar".
Vá em Painel de Controle > Contas de Usuários > Alterar configurações de Controle de Conta de Usuário. Na janela que será aberta, a barra do lado esquerdo deve ser colocada na posição mais abaixo, em "Nunca notificar". Pode ser necessário reiniciar o computador para que a notificação seja efetivada.
3. Inicie o Action.NET.
Veja Iniciando o Action.NET acima.
4. Na página principal do Action.NET, clique em Licence (Licença).
Ou vá para Info > Licence> Register, durante a edição de um projeto.
5. Clique Get Site Code (Obter Código do Site)
Navegue para onde deseja salvar o arquivo, aceite o nome de arquivo padrão e clique em
7. Quando a mensagem de confirmação for exibida, clique em OK.
Envie o arquivo para o seu distribuidor ou para suporte@spinengenharia.com.br.
8. Depois de receber o arquivo com a chave de licença por e-mail, coloque-o em uma pasta no seu computador ou rede.
9. Inicie o Action.NET.
10. Na página principal do Action.NET, clique em Licence (Licença).
11. Clique LoadLicenseKey (Carregar Chave de Licença).
12. Navegue até a pasta com o arquivo de chave de licença e selecione o arquivo.
13. Clique Open (Abrir).
14. Verifique, em “Informações sobre a licença”, o número de série e as novas configurações de licença.
Nesta pagina:
- No labels