- Created by Leonardo Porto, last modified on Jan 21, 2022
- Translations
You are viewing an old version of this page. View the current version.
Compare with Current View Page History
« Previous Version 2 Next »
Este manual tem como objetivo descrever a utilização da extensão ActionView Importer do software scada Action.Net.
São apresentadas as funcionalidades da extensão ActionView Importer e a sua forma de utilização.
A funcionalidade importa os objetos de um projeto ActionView, como Regionais, Sistemas, Grupos, Pontos, endereços de pontos e a configuração das telas, gerando Levels, Templates, Alarm Items, Historian tables a tabela Points e um arquivo .CSV com a descrição das telas para sua geração no projeto Action.Net de destino
Pré-requisitos
Projetos e ambiente
Para a versão atual os pré-requisitos referentes a utilização da extensão ActionView Importer são:
Action.Net versão 2014.2.55 instalado na máquina;
Gerenciador de Banco de dados SQL Server;
Projeto ActionView a ser importado, configurado nos diretórios e subdiretórios padrão, com o banco de dados em formato do SQL Server disponível;
Arquivo .INI do projeto ActionView para importação, corretamente configurado para a leitura do seu banco de dados;
Novo projeto Action.NET recém criado, para receber os dados do projeto ActionView; e
Para a geração do arquivo .CSV de telas, deve ser feita configuração especial no arquivo .INI, conforme descrito no item 4.
Importação de telas
Como já mencionado a importação de telas do ActionView é de fato feita pela leitura das tabelas de configuração de telas (FORM) e de objetos nas telas (CONTROL) da base de dados paramétrica do ActionView e criação de um arquivo com estas indicações.
Como as características tecnológicas são bastante diferentes a importação apenas traz as configurações básicas das telas e os tipos e posições dos objetos, incluindo-os em um arquivo texto .CSV, cujo formato é reconhecido pela Extension Importador .CSV do Action.NET.
Para cada tela descrita será criada no Action.NET uma tela correspondente.
Para cada objeto descrito em uma tela será criado um símbolo sobre a tela. Os símbolos no Action.NET são objetos gráficos previamente definidos pelo usuário. Contém as características gráficas, de texto, de ações e parâmetros necessários para funcionarem como objetos de visualização nas telas.
Então, antes da importação, será necessário definir-se a lista de correspondências entre cada objeto ActionView e o correspondente Símbolo Action.Net destinatário.
Esta lista será definida no arquivo de projeto .INI do ActionView em uma nova secção denominada [screen convert]. Nesta secção serão descritos parâmetros com o nome de objetos de visualização e os critérios de escolha dos símbolos para o destino. Para cada tipo de objeto podem ser definidos vários símbolos e o critério de utilização de cada um. A seguir é mostrado um exemplo:
ANALOGn = symbol, minlen, maxlen
Serve para descrever objetos ANALOG, o número de ordem é necessário para diferenciar uma definição da outra.
symbol: É o nome do símbolo no Action.Net a ser utilizado quando no ActionView for encontrado um objeto ANALOG, cujo lenght (comprimento) esteja entre os dois números seguintes, minlen e maxlen.
Será incluída no .CSV uma linha de descrição de objeto Action.NET, indicando o nome da tela, o nome do Simbolo a posição de destino na tela em pixels (top e left). O Tag do ponto a que se refere este objeto, será considerado como o parâmetro TAG no símbolo.
Os números minlen e maxlen devem estar em unidade “TWIPS”, como estão na base de dados do ActionView.
DIGITALn = symbol, minlen, maxlen, prefixTag, prefixFig
Serve para descrever objetos DIGITAL, o número de ordem é necessário para diferenciar uma definição da outra.
symbol: É o nome do símbolo no Action.Net a ser utilizado quando no ActionView for encontrado um objeto DIGITAL, que representa o estado de um ponto ActionView, cuja Variável inicie com o prefixo indicado em prefixTag.
prefixFig: Se há símbolos diferentes a serem utilizados para pontos que tenham o mesmo prefixo, deve ser informado o prefixo do nome da figura utilizada no ActionView em cada caso. Por exemplo os pontos de seccionadoras usam símbolos diferentes para as posições vertical e horizontal.
minlen e maxlen – devem ser deixados em Zero, pois não são utilizados.
Será incluída no .CSV uma linha de descrição de objeto Action.NET, indicando o nome da tela, o nome do símbolo, a posição de destino na tela em pixels (top e left). O tag no Action.NET que corresponderá ao ponto no ActionView, será considerado como o parâmetro TAG no símbolo.
LABELn = symbol, minlen, maxlen
Serve para descrever objetos LABEL, o número de ordem é necessário para diferenciar uma definição da outra.
symbol: É o nome do símbolo no Action.Net a ser utilizado quando no ActionView for encontrado um objeto ANALOG, cujo lenght (comprimento) esteja entre os dois números seguintes, minlen e maxlen.
Será incluída no .CSV uma linha de descrição de objeto Action.NET, indicando o nome da tela, o nome do Simbolo a posição de destino na tela em pixels (top e left). O texto do objeto Rótulo no ActionView, será considerado como o parâmetro LABELno símbolo.
Os números minlen e maxlen devem estar em unidade “TWIPS”, como estão na base de dados do ActionView.
BUTTONn = symbol, minlen, maxlen, prefixTag, prefixFig
Serve para descrever objetos BUTTON, o número de ordem é necessário para diferenciar uma definição da outra.
symbol: É o nome do símbolo no Action.Net a ser utilizado quando no ActionView for encontrado um objeto BUTTON, cujo lenght (comprimento) esteja entre os dois números seguintes, minlen e maxlen.
Será incluída no .CSV uma linha de descrição de objeto Action.NET, indicando o nome da tela, o nome do Simbolo a posição de destino na tela em pixels (top e left). O texto casption do objeto Rótulo no ActionView, será considerado como o parâmetro CAPTION no símbolo. O nome da tela ou comando, indicado no BUTTON será considerado o parâmetro TARGET no símbolo.
prefixTag, Não é utilizado e pode ser deixado em branco
prefixFig, Pode ser utilizado com o “caption” (texto) do Botão a ser escolhido.
Os números minlen e maxlen devem estar em unidade “TWIPS”, como estão na base de dados do ActionView.
Outras configurações
Outras configurações necessárias são a definição de prefixos a ser utilizados na conversão de tags do ActionView, que iniciam por algarismos numéricos, que no Action.NET deverão obrigatoriamente iniciar por letras.
Deve-se fazer uma inspeção nestes tags antes da importação para determinar que letras podem ser utilizadas que não venham a criar tag duplos.
Estas definições ficam na mesma seção de importação de telas do Actionview.
PrefixForProtection – Informa o prefixo a ser utilizado em pontos que iniciam com números e estes números coincidem com números de funções ANSI de proteção.
PrefixForSwitches - Informa o prefixo a ser utilizado em pontos que iniciam com números e estes números coincidem com números de funções ANSI de Chaves.
DoOnlyDisplays - Caso seja necessário novas execuções da importação, apenas para geração dos arquivos de definição de telas, após já se ter a importação dos tags , pode-se ligar esta opção: Neste caso somente a geração de displays será executada.
Importação passo a passo
Nesta pagina:
- No labels