Este documento apresenta as características, o modo de configuração em ambiente de projeto e a maneira de utilização em tempo real da funcionalidade de Visualização de Energização em Unifilares implementada no Action.NET, a partir da versão an-2016.2-95.
Objetivos
Esta funcionalidade tem por objetivo, facilitar ao projetista do sistema baseado em Action.NET implementar no projeto a visualização de unifilares, com alteração cores, em caso de os mesmos estarem energizados ou não. Para se obter esta funcionalidade é necessário que sejam incluídos no projeto os dados que definem a topologia existente, envolvendo elementos de conexão (chaves, disjuntores, seccionadores) e os unifilares ou barras propriamente. Portanto é necessária a implementação de um módulo, em tempo de projeto que permita a definição da topologia e sua guarda de forma permanente. Também de um outro módulo em tempo real capaz de, a partir da definição da topologia e os estados atuais de conexões e energização ativa, identificar os ramos de unifilares energizados ou não, e mostrar cores diferentes na tela, nestes ramos.
Modo de implementação
A implementação é orientada à utilização de objetos que definem bays, como alimentadores, transformadores, barramentos, linhas, etc. O que se vai definir na topologia é a interligação entre estes bays. O módulo, em tempo de projeto, é implementado como uma Extension, acessível no projeto em Run> Extension módulo Topology. Clicando-se neste módulo é mostrada janela para permitir a entrada dos dados de definição de interligação entre bays, definidos no projeto, e a tela em que serão mostrados. Para a execução em tempo real, foi criada a classe AllTopology, com métodos públicos para serem chamados a partir de uma Task que fará a inicialização de objetos de monitoração da energização para cada tela na qual se deseja implementar a facilidade. Para melhor generalidade na implementação recomenda-se que os bays sejam definidos utilizando-se um template principal, a ser instanciado com o nome do bay, e templates internos para cada conjunto funcional de dados do bay como medidas, estados, comandos, etc. Para os métodos de definição de topologia e supervisão e controle da visualização, foi definido um template básico de topologia que deve ser inserido no template principal do bay. Para a visualização dos bays se recomenda que as figuras sejam arranjadas em símbolos com todos os unifilares e conectores existentes em cada bay. Os dados da topologia são gravados pela Extension em uma tabela de nome Topology, residente na base de dados que tem o mesmo nome do projeto e extensão .db3 (SQlLite), e está alocada no subdiretório de projetos. A conexão com a base de dados tem o nome ProjectInternal. Todos estes objetos estão incluídos em um componente de TOPOLOGIA a ser adicionado ao projeto do usuário.