Skip to end of metadata
Go to start of metadata

You are viewing an old version of this page. View the current version.

Compare with Current View Page History

« Previous Version 4 Next »

Nesta seção são descritos os Scripts (procedimentos de programação) que fazem parte do componente SPIN que cria o DefaultNewProject.

Funcionalidades básicas de Scripts

A seguir, são descritas funcionalidades gerais sobre a utilização de Scripts.
Serão apresentados alguns conceitos já descritos no capitulo próprio sobe Utilização de Scripts neste manual.
Scripts Action.Net podem ser executados em dois domínios diferentes:

      • Server – são scripts executados no servidor; e
      • Client – são scripts executados nos clientes.

Um script do tipo Client pode chamar métodos de scripts do tipo Server, porém o oposto não é possível por motivos de arquitetura.
Existem dois tipos de scripts no Action.Net:

      • Task – funciona como uma tarefa a ser executado em um período de tempo ou pela ocorrência de um evento ou gatilho (trigger);
      • Class – funciona como um repositório de métodos de scripts. Todos os métodos públicos de um script tipo class estão disponíveis a todos os demais scripts de um mesmo domínio ou no caso de um script de domínio server, disponíveis também a scripts de domínio cliente.


Task.NotesStartup

Script executado logo após a inicialização do servidor. Neste script as listas de Status e tipos do módulo de anotações são inicializados. Logo após a inicialização das listas, o script é desabilitado.


Task.SPINClientStartup

Script executado logo após a inicialização de uma instância cliente. Seguem as funcionalidades deste script:

      • Configuração do dicionário de linguagem- Configura o dicionário de linguagem a partir da linguagem configurada no projeto.
      • Avaliação da versão do cliente - Este script avalia se a versão da instância cliente inicializada corresponde a versão do Action.Net instalada no servidor para clientes do tipo tRichClient apenas. Caso as versões sejam diferentes, uma mensagem é mostrada ao usuário e a instância é fechada automaticamente.
      • Inicialização de filtros de telas - Inicializa os filtros de relatórios com valores padrão
      • Abertura da tela de login - Abre a tela de login da aplicação.
      • Desabilita o script - Desabilita o script após a execução do mesmo.


Task.AN_HistorianSave

Script de domínio Server que é executado a cada segundo verificando se o total de minutos para gravação de histórico foi atingido. Caso tenha sido atingido, dá um toggle na tag @Tag.ZZ_System.TriggerSaveHistorian associada com as tabelas de histórico criadas para gravação.
Na primeira vez que é executado, configura o valor padrão (em minutos) para a gravação dos eventos.



Class.SignallingCommand

Classe de domínio server utilizada na verificação de sinalização de comandos. Contém um método público:
SendCmd – responsável por montar e enviar comando com verificação de sinalização
O método 'SendCmd' irá enviar o comando e verificar periodicamente (a cada 1 segundo) se o comando foi enviado com sucesso, falha ou se ainda está sendo executado, mostrando o resultado de cada verificação na tela de alarmes. Para cada comando a ser enviado, deve ser feita apenas uma chamada do método 'SendCmd'.

Class.NotesServer

Classe de domínio Server que contém todos os métodos necessários para criar, listar, modificar e remover anotações. Usada pelo módulo de anotações descrito neste manual.

Class.NotesClient

Classe de domínio Client que contém todos os métodos necessários para criar, listar, modificar e remover anotações. Usada pelo módulo de anotações descrito neste manual.


  • No labels