Cada nó (node) é utilizado para manter a comunicação com uma uma estação servidora (IED). Pode-se configurar diversas estações servidoras para cada canal.
Comunicação TCP-IP
Endereço IP – deve ser especificado o endereço Ip do IED.
Port – Número da porta utilizada para conexão. Está normatizado o uso da porta 2404. Nesta implementação pode-se utilizar outros números de porta
Primary Station
Common Address - É o endereço do IED na camada de aplicação
Date sample time – Período de tempo em milissegundos entre dois envios consecutivos de Data e Hora para a sincronização do IED, se necessário. O objeto enviado, com a hora local deste computador é o C_CS_NA_1(103) - Sincronismo, com time tag 56 bits. O valor Zero é utilizado para indicar que não há necessidade de sincronização. Observar que IED's sincronizados por GPS não devem ser sincronizados pelo mestre.
General Interrogation (GI) sample time – Período de tempo em milissegundos entre dois envios consecutivos de solicitação de Interrogação geral C_IC_NA_1 (100),ao IED. O IED responde enviando blocos de informação, tantos quantos forem necessários para enviar todos os pontos existentes.
w - Send ack after received w IFormat APDUs – Número de mensagens de informação recebidas espontaneamente, após o que o cliente deverá enviar uma mensagem de "acknowledgement" com o número de sequência da última mensagem recebida. Valores entre 1 e 32767.
k - Messages received to send state variable – Número máximo de mensagens enviadas pelo servidor ainda não "acknowledgeds" Após este número de mensagens recebidas sem que o servidor receba o "acknowledgment", ele deve parar de enviar mensagens, aguardando pelo "ack". É recomendado que w seja no máximo dois terços do valor de k. Valores entre 1 e 32767.
Clock Adjust – Pode ser escolhido "True", para ajustar o relógio deste computador servidor ou "false" para não fazer ajuste algum. O Ajuste será feito alterando o horário da máquina para o que veio como resposta de uma mensagem de envio de sincronismo. Para ser eficaz é necessário que o IED escarvo responda com um horário que venha por exemplo de um GPS.
IED time bias from GMT – No Action.NET, internamente, todos os timestamps são armazenados com datas em GMT (UTC). Normalmente os Ieds enviam estas datas também em GMT, e nenhuma correção é feita. O Default para esta opção é Zero. Caso na implantação atual os IEDs enviem os timestamps em sua hora local, deve-se especificar aqui a diferença entre este horário e a hora GMT. Por exemplo em Brasília a hora local é 3 horas menor que GMT. Para este caso deveria ser especificado -3, neste quadro.
Tag for Comm status - Neste campo pode ser indicado o nome de um tag existente no projeto para receber indicação de sucesso/falha na comunicação, do ponto de vista funcional. Quando são feitas solicitações o módulo aguarda um máximo de t2 segundos (definido em Protocol Options, acima) para o recebimento de uma resposta. No caso de falha o valor deste tag será colocado em ZERO. No caso de sucesso o valor será colocado em UM. A figura abaixo mostra o preenchimento destes campos para uma estação principal.
Test Command with time tag56 (ms) - Período de tempo em milissegundos entre dois envios consecutivos de um objeto de Test com timestamp - C_TS_NA_1 (104). Este envio é utilizado , em certos casos, para manter alguma atividade no canal, bem como testar se o servidor do outro lado da comunicação está ativo.
Counters Interrogation sample time (ms) - Período de tempo em milissegundos entre dois envios consecutivos de solicitação de Interrogação de ContadoresC_CI_NA_1 (101) ao IED. O IED responde enviando blocos de informação, tantos quantos forem necessários para enviar todos os pontos e contadores existentes.
Backup Station
As mesmas configurações feitas para a estação principal podem ser feitas para uma estação IED backup (alternativa) definida para este mesmo node, se existir na instalação.