Skip to end of metadata
Go to start of metadata

You are viewing an old version of this page. View the current version.

Compare with Current View Page History

« Previous Version 3 Current »

Esta documentação se refere ao módulo OTSBase, desenvolvido na forma de um driver de comunicação, cujo objetivo é servir nos projetos utilizados em modo de ActionOTS - Operator Training System, para simular o funcionamento de chaves, taps, disjuntores, etc, em substituição a este mesmos sinais vindos do campo em projetos reais .

Introdução

Trata-se de um módulo simulador. É configurado com os objetos Channel, Node e Points como em um outro driver qualquer de Action.NET. Deve ser utilizado nos projetos com OpenDSS, integrado ao Action.NET. Nestes projetos os canais e nodes do projeto real não devem estar em execução, isto é devem permanecer em estado inicial RESERVADO.

Configuração do Canal

A configuração do canal é muito simples. apenas se configura o nome default para a conversão de nomes de tags, e o tipo de log gerado.

image-20240412-140337.png

Conversion rule - É a regra definida para este projeto, para a conversão default de tags de comando em tags de sinalização . Se não for preenchida (deixada em branco) será utilizada por default a regra: .CMD. será convertido para .STA. Se a regra deve ser outra preencher o campo na forma: <texto do tag de comando>:<texto do tag de sinalização>.

Use invalid points - Não utilizado.

Logging Level – Pode-se escolher nesta lista o modo de funcionamento do log criado pelo módulo de comunicação.

Logging level

Mensagens incluídas no Log

Debug

Todas as mensagens são registradas no LOG.

Info

Apenas as mensagens de Info, Warning e Error são registradas no LOG.

Warning

Apenas as mensagens de Warning e Error são registradas no LOG.

Error

Apenas as mensagens de Error são registradas no LO

Configuração do Node

Apenas se configura o nome do Node e o nome do canal ao qual pertence. Um único node pode ser configurado para o canal, que também deve ser único no projeto.

Configuração dos Pontos

Para a configuração dos pontos, use o Action.NET - Manager, vá até a área Devices / Points, para editar

Para a criação de pontos preencha com o nome completo do Tag, escolha o node e preencha o campo Address, como necessitar.

image-20240411-194922.png

O tag aqui definido é o do ponto real que é usado como um comando. Quando houver alteração em seu estado, através de uma janela de comando, será feita chamada a este modulo driver simulador para que o mesmo execute o comando, ao invés do driver real no projeto em produção. Nos projetos reais este tag é o utilizado para enviar um comando para um IED.

A escolha de tipos de pontos e subtipos , numero que segue o tipo de ponto, é feita clicando na coluna Address e escolhendo o tipo na lista disponível.

image-20240411-195658.png

De modo geral a coluna Address tem o formato <tipo>:<valor>: <tag de sinalização do equipamento>

Onde:

Point Type <tipo> é um dos tipos listados a seguir, que pode ser escolhidos na lista disponível na coluna Address

Value to Signal <valor> É um numero que pode ter diferente significado em cada tipo de comando

Signalling tag<tag de sinalização>É o nome completo da tag que sinaliza o estado do equipamento. Pode ter qualquer forma, desde que seja uma tag válida. A figura mostra a definição de saida e entrada em caso quaisquer.

image-20240411-200206.png

Por default o módulo pressupõe que o tag de comando tem uma parte CMD, e neste local o de sinalização terá STA. Também que o tag de comado é terminado por _X e o de sinalização não tem este sufixo. A partir do _ pode haver qualquer letra que será desconsiderada. Nestes casos não é necessário digitar o nome do tag de sinalização.

image-20240411-200433.png

Ex: Tag.SE_001.DJ52.CMD.POS_L terá por default a sinalização Tag.SE_001.DJ52.STA.POS

Tipos de Pontos

Escolha o tipo na lista mostrada em Point Type

image-20241106-130232.png

CMD

Tipo utilizado para a execução de comandos, basicamente de abrir e fechar chaves e disjuntores. Após a sigla do tipo deve-se colocar um numero que é o valor que se deseja que vá para a tag de sinalização do estado do equipamento, ao executar este comando. Nos exemplos acima supõem-se que a tag de sinalização tem valor 1 para aberto e valor 2 para fechado.

SP

Tipo utilizado para a execução de escrita de um numero inteiro em um tag. O nome deste tag em que será escrito o valor segue as mesmas regras definidas acima para tag de comando e tag de sinalização. O valor a ser escrito é o que atualmente estiver no tag de saida.

Ex: seja o exemplo na figura acima : o Tag.SE\DJ510.CMD.SETI_S. Suponha que seu valor corrente seja alterado para 3456. Esta alteração causará uma chamada de escrita ao módule OTSBase. Este módulo então fará a escrita do numero 3456 na Tag.SE\DJ510.STA.SETI

SPF

Tipo utilizado para a execução de escrita de um numero float em um tag. O nome deste tag em que será escrito o valor segue as mesmas regras definidas acima para tag de comando e tag de sinalização. O valor a ser escrito é o que atualmente estiver no tag de saida. O funcionamento é idêntico ao do tipo SP, apenas usando o tipo float ao invés de integer.

TAP

Tipo utilizado para a execução de comandos, basicamente de aumentar ou diminuir a posição de comutador de Tap de transformadores. Após a sigla do tipo deve-se colocar um numero 1 - para diminuir ou o numero 2- para aumentar. Durante a execução do comando o módulo simulador faz a leitura do valor atual da tag de sinalização, amanta ou diminui este valor em uma unidade, conforme o definido, e escreve o novo numero no tag de sinalização. O nome deste tag, em que será escrito o valor, por default será obtido substituindo no tag de comando uma parte CMD, por MED. Novamente se esta regra não for compatível com as definições no projeto, nasta colocar o nome completo do tag de sinalização no campo Signalling Tag.

No exemplo Tag.SE\TR02.CMD.TAP_D fará a diminuição em uma unidade no valor atual de Tag.SE\TR02.MED.TAP

RLY

Tipo utilizado para a execução de comandos de colocação de um valor novo, o que está descrito na coluna address, no próprio tag definido aqui. Portanto, neste caso não se considera uma outra tag para sinalização mas apenas a própria tag que foi alterada.

PRT

Tipo utilizado para a definição de ações de atuação de proteção e alteração (abertura) do estado de um tag no caso o definido em Signalling Tag para o valor definido em Value to Signal. O nome do tag principal normalmente será o de um ponto de proteção. A alteração de seu estado causará a chamada do módulo OTSBase. Este irá procurar todas as definições feitas em Points para este tag e fará a alteração do estado de cada tag definido em Signalling Tag com este mesmo tag principal.

No exemplo acima a alteração de P50 ou de P51 causarão a alteração para 1 (aberto) dos dois disjuntores com sinalizações com finais POSA e POSB. Neste tipo não são utilizados valores default.

BLK

Tipo utilizado para a configuração de intertravamentos ou bloqueios de execução de comandos. Na coluna TagName coloca-se o nome do tag que, se em determinado valor (definido em Value to Signal), deve bloquear e não permitir a execução de um comando pelo tag definido em Signalling Value.

image-20240412-135145.png

No exemplo acima, quando chegar algum comando para um dos pontos de final POS_L ou POS_D, será verificado o estado atual do ponto de final LOCAL. Se estiver com estado igual a 1. O comado não será executado.

DRV

Este tipo é utilizado para a inclusão na tabela POINTS de um tag a ser empregado como área de comandos enviados pela interface de gerenciamento de Sequencias do OTS para as rotinas de simulação de Sequencias implementadas neste módulo driver.

image-20241106-130957.png

O tag a ser incluído com este tipo deve ser o membro SequenceOp, de um tag com o tipo ZLATTemp_OTS_Server

image-20241113-191649.png

Nesta página:

  • No labels