Versions Compared
Key
- This line was added.
- This line was removed.
- Formatting was changed.
Tip |
---|
Ferramentas de importação de objetos de um projeto para o outro são sempre muito convenientes quando se faz migrações de sistemas existentes para novos softwares, Também a importação de esquemas e mapas de dados de devices de automação são poderosas ferramentas para construir mais rapidamente sistemas com dados precisos e corretos. |
Importação e Exportação de projetos
Na parte Run da área de trabalho de engenharia há uma seção Extensions utilizada para a importação e exportação de dados e partes de projetos.
Na aba de Importação, há diversos aplicativos especializados em importar dados de outros ambientes ou IEDs, de forma a incluí-los neste projeto Action.NET.
Na parte de Exportação, pode-se utilizar filtros e opções para se escolher o que se deseja exportar e então executar a tarefa que vai criar um arquivo especial, de extensão .tcomponent denominado Component, pronto para ser importado em outro projeto Action.NET.
Em Components é apresentada a lista de componentes disponível no computador, que podem ser verificados e importados.
Installed Plugins mostra uma lista de aplicativos externos que foram conectados ao projeto.
Assistentes de Importação
Na aba Run-Extensions-Import você encontra um conjunto de assistentes para importar componentes de projetos.
O conteúdo exibido nessa interface é criado dinamicamente de acordo com as DLLs encontrados na pasta /Extensions/IMPORT da instalação do projeto.
Integradores de Sistemas e outras empresas parceiras podem criar assistentes de importação, utilizando os Toolkits apropriados.
As ferramentas de importação já embutidas instalados com o produto são listadas neste item.
Importar projetos Action.NET
Permite a importação dos dados de um projeto (todos), com opções do que deve ser feito em caso de duplicações, para o projeto atual. Alternativamente permite a importação de dados de um arquivo de componentes de um projeto criado pela ferramenta de exportação do Action.NET descrita em “Exportação de componentes” , na página 85.
Importar Rockwell ControlLogix
Cria os Tag Names, Tag Templates e faz o mapeamento dos endereços PLC, tudo de acordo com as informações disponíveis no arquivo L5K.
Importar configuração de um Servidor OPC
Cria os Tag Names, Tag Templates e faz o mapeamento dos endereços cliente OPC, tudo de acordo com as informações disponíveis, navegando para o servidor OPC
Importar de um sistema OSIsoft PI
Ao se conectar com servidores Historiador PI System, ele cria automaticamente o link com as PI Tag, elementos e atributos de servidores PI AF.
Quando conectando com PI AF, traz automaticamente a definição de todos os modelos e elementos ativos no banco de dados selecionado, assim como o mapeamento para comunicar com o servidor.
Info |
---|
O assistente de importação PI só é mostrado em instalações licenciados com o módulo de conexão PI habilitado |
Importando Tag Templates em XML
Cria os Tag Names, Tag Templates de acordo com a estrutura de dados do arquivo XML, ele também cria a configuração Edit-Datasets-Files para ler esse arquivo
Importando classes dot NET de uma DLL
Cria Tag Templates que correspondem as classes dot NET selecionadas.
Importando projetos ActionView
Este assistente de importação pode ser utilizado para a importação de Tags, Alarm Items, Historian tables a tabelas de Points de um projeto ActionView.
Geração automatizada de projetos Action.NET
Este assistente de importação pode ser utilizado para a geração automática de Alarm Items, Historian tables a tabelas de Points. Para tal é necessário que se crie anteriormente Templates, Canais, Nodes e as necessárias Historian Tables. Também devem ser criadas Categorias indicativas de como devem ser usados os templates e Points. O assistente ao ser executado faz a “explosão”, i. é cria as tabelas mencionadas. Para mais detalhes sobre este assistente veja o capitulo “Deploy - Geração automatizada projetos” , na página 369.
Importação de tabelas
Permite a importação seletiva de tabelas, com facilidade de escolha de colunas em cada tabela, a partir de uma fonte de dados para a qual existe, no ambiente, provedores de dados disponíveis.
Importador de Bancos de Dados Históricos
É uma ferramenta que possibilita a importação de dados de bases de dados históricas de projetos ActionView ou de projetos Action.NET. Permite a escolha de bases origem em SQLServer ou outras, das tabelas de eventos, alarmes ou de medidas.
Importador arquivos .CSV
Faz a criação de diversos objetos em um projeto Action.NET, a a partir de suas definições em formato CSV em arquivos de texto. Permite criar tags, points, canais, devices e criar telas e inserir simbolos gráficos nas telas. O formato do arquivo é o mesmo que o obtido por exportação do projeto para .CSV.
Revisor de Projetos
Esta ferramente faz a a leitura de diversas tabelas principais de objetos de um projeto Action.NET e produz um relatório de criticas apontando defeitos de integridade de relacionamento entre objetos do projeto.
Importador de IEC- 61850
Cria os Tag Names, Tag Templates e faz o mapeamento dos endereços para um canal cliente IEC-61850, a aprtir do mapeamento de objetos existentes dentro de um IED servidor IEC 61850.
Importação SinapWise
Este importador faz parte do produto ActionWise. É utilizado para, a partir da leitura de uma base de dados topológica criada pelo aplicativo ActionWiseTolllKit, criar tags, points e telas em um projeto Action.NET, com a finalidade de implantar um projeto FLISR (Self Healing).
Exportação de componentes
Para exportar de modo seletivo partes de um projeto Action.NET, que poderão ser importadas em outro projeto, está disponível esta ferramenta cuja finalidade é oferecer as possibilidades de seleção dos dados deste projeto e a criação de um arquivo, com extensão .tcomponent.
Para fazer uma exportação de dados:
Vá para Run>Extensions>Export, para ter acesso à área de exportação;
Pressione o botão Refresh para que seja feita uma pesquisa no projeto atual e preenchida a tabela com todos os objetos existentes. Esta lista pode conter scripts, tags, tables, devices,e qualquer outros itens previamente construídos no projeto.
Verifique as linhas na tabela e selecione aquelas que desejar incluir na exportação. Faça seleção múltipla de linhas, na forma convencional, shift+ clique na linha inicial e na linha final, ou ctrl e clique em cada linha.
Após selecionadas as linhas pressione o botão Check selected items , e veja que na coluna Export aparecerá o simbolo "ticado verde".
Para de-selecionar linhas que não deseja incluir, repita a seleção das mesmas e pressione o botão Uncheck selected items, veja os "ticados verdes" desaparecerem.
Marque também se desejar as opções de exportações de AlarmItems, TagHistorian e DataPoints, que não são incluídas na tabela, por serem sempre dependentes dos tags que forem incluídos.
Marque a opção Export secondary dependencies, para garantir que outras dependências, se existirem, também sejam exportadas de forma a garantir a integridade dos dados e relacionamentos
Para executar a exportação pressione Export... Aparece uma janela "Make new Component", para se especificar o nome do componente e outras opções.Veja figura desta janela e informações sobre os campos existentes. Ao final, clique em "Yes" para inicia a exportação. Aparece uma nova janela com o progresso da tarefa e no final o aviso de conclusão com sucesso da exportação e o nome do arquivo gerado.O arquivo componente gerado tem o mesmo formato do próprio arquivo de projeto, sendo portanto fechado para outros aplicativos.
Alternativamente, pode-se solicitar a exportação em formato CSV ou XML, utilizando o botão Export as CSV/XML... Os aquivos gerados desta forma são mais simples, em formato de texto, podendo ser abertos e por exemplo importados para outros aplicativos projetados para que os reconheçam.
Na figura a seguir está a janela usada para definir um novo componente:
Image RemovedName: Preencha com o nome do componente a ser exportado.
Force as Plugin: Indica para oque o exportador force o componente para ser do tipo "Plug in" ao invés de ser um componente padrão.
Contents Hidden: Faz com que o conteúdo do componente seja "escondido", o que significa que este componente a ser criado, não poderá ser editado ao ser importado em um novo projeto.
Preview: Indique uma imagem "preview" que irá representar o novo componente.
Version: Indique a versão para este novo componente.
Description: Uma breve descrição sobre a função deste componente, como um comentário.
Componentes
Na aba Run-Extensions-Components você encontra toda a a informação necessária para importar um Componente para o projeto atual. Uma vez que você tenha um item do tipo componente, exportado de um outro projeto Action.NET, você estará apto a importá-lo para o seu projeto.
A figura mostra a tela apresentada na aba Components.
Image RemovedNa parte superior da tela, encontram-se três botões, e um campo para a definição do subdiretório a ser utilizado para mostrar os componentes disponíveis.
Refresh: Faz um refrescamento desta tela, atualizando a lista com todos os componentes que estão no subdiretório indicado e que podem ser importados para este projeto.Esta lista pode conter qualquer componente criado anteriormente neste computador ou até mesmo na nuvem, que estiver acessível (Cloud). Clicando em uma das linhas da lista, a esquerda da tela, o componente fica selecionado, e seus itens serão mostrados no quadro à direita da tela, na forma de uma lista hierárquica.
Add Component: Este botão, ao ser pressionado, mostra a janela "Add Component" onde se pode configurar as propriedades do componente a ser importado. Esta janela permite que se selecione se o componente importado será do tipo "Embedded" ou se ele será importado como um "plugin" gerenciável. Se o componente foi criado com a opção "Force as Plugin", a opção "Add as component embedded" não será possível de ser selecionada.
Edit Component: Este botão permite a edição do componente criado anteriormente e disponível para a importação. Esta facilidade de edição não será permitida se o componente foi criado com a opção "contents hidden". Para a edição do componente é disparada uma nova instancia do aplicativo TManager, com o componente a ser editado.As colunas da lista de componentes são:
Configuração
Descrição
Name
O nome do componente.
Preview
Uma imagem que representa o componente
Source
O local onde está o componente, que pode ser local ou na nuvem
Version
A versão do componente como um numero (exemplo 1.0)
Product Version
A versão do Action.NET na qual o componente foi criado.
PlugInInstalled
Se marcado indica que o plugin já está instalado no projeto.
Installed PlugIns
Em Run-Extensions-InstalledPluIngs se encontra a informação sobre os plugIns previamente instalados no projeto.
Na parte superior da tela estão quatro botões:
Image RemovedRefresh: Faz o refrescamento da lista desta tela, atualizando os itens que já foram importados como Plugins no projeto.
Update: Faz pesquisa por atualizações nos Plugins, baseada nos números de versões dos arquivos encontrados.
Remove: Faz a remoçâo de um Plugin selecionado e de suas dependências do projeto.
Import and Merge: Nos casos de Plugins que não foram criados com a opção de Force as Plugin permite que se faça uma conversão do plugin para passar a ser um componente e adicionar seus itens no projeto.
As colunas da lista de plugins são:
Configuração
Descrição
Name
O nome do plugin
Preview
Uma imagem que representa o plugin
Source
O local onde está o plugin, que pode ser local ou na nuvem
Version
A versão do plugin como um numero (exemplo 1.0)
HasUpdate
Se marcado indica que há atualizações para este plugin no diretório indicado como fonte.
Description
Um breve texto de comentário sobre a função do plugin
Tools for importing objects from one project to another are always very convenient when making migrations from existing systems to new software, Also the import of schemas and data maps of automation devices are powerful tools to build faster systems with accurate and correct data. |
Import and Export of projects
In the Run part of the engineering work area there is a section Extensions used for the import and export of data and parts of projects.
In the Import tab, there are several applications that specialize in importing data from other environments or IEDs to include it in this project Action.NET.
In the Export part, you can use filters and options to choose what you want to export, and then perform the task that will create a special .tcomponent extension file named Component, ready to be imported into another Action.NET project.
In Components is presented the list of components available on the computer, which can be checked and imported.
Installed Plugins shows a list of external applications that have been connected to the project.
Import Wizards
In the tab Run-Extensions-Import you find a set of wizards for importing project components.
The content displayed in this interface is dynamically created according to the DLLs found in the /Extensions/IMPORT of the installation of the project.
System integrators and other partner companies can create import wizards using the appropriate Toolkits.
The import tools already inline installed with the product are listed in this item.
Import projects Action.NET
Allows the import of data from a project (all), with options of what should be done in case of duplications, for the current project. Alternatively, it allows you to import data from a component file from a project created by the Action.NET export tool described in "Component Export" on page 85.
Import Rockwell ControlLogix
Creates the Tag Names, Tag Templates and mapping the PLC addresses, all according to the information available in the L5K file.
Import configuration from an OPC Server
Creates tag names, tag templates and mapping opc client addresses, all according to available information, by navigating to the OPC server
Import from an OSIsoft PI system
When connecting with Historian PI System servers, it automatically creates the link with the PI tags, elements, and attributes of PI AF servers.
When connecting with PI AF, it automatically brings the definition of all active models and elements in the selected database, as well as mapping to communicate with the server.
Info |
---|
The PI import wizard is only shown on licensed installations with the PI connection module enabled |
Importing Tag Templates into XML
Creates the Tag Names, Tag Templates according to the data structure of the XML file, it also creates the Edit-Datasets-Files setting to read this file
Importing NET dot classes from a DLL
Creates Tag Templates that match the selected dot NET classes.
Importing ActionView Projects
This import wizard can be used to import Tags, Alarm Items, Historian tables to Points tables of an ActionView project.
Automated generation of Action.NET
This import wizard can be used for automatic generation of Alarm Items, Historian tables to Points tables. To do this, it is necessary to create templates, channels, nodes and the necessary Historian Tables. Categories indicating how templates and Points should be used should also be created. The wizard when running does the "explosion", i.e. creates the mentioned tables. For more details on this wizard see the chapter "Deploy - Automated Generation Projects" on page 369.
Importing tables
Allows selective import of tables, with ease of choice of columns in each table, from a data source for which there is, in the environment, available data providers.
Importer of Historical Databases
It is a tool that enables the import of data from historical databases of ActionView projects or Action.NET. Allows the choice of source bases in SQLServer or others, event tables, alarms or measures.
Importer files . CSV
Creates multiple objects in a Action.NET project, from their definitions in CSV format in text files. Allows you to create tags, points, channels, devices and create screens and insert graphic symbols on the screens. The file format is the same as that obtained by exporting the project to . CSV.
Project Reviewer
This tool reads several main tables of objects in a Action.NET project and produces a critical report pointing out relationship integrity defects between project objects.
Importer of IEC- 61850
Creates tag names, tag templates, and mapping addresses to an IEC-61850 client channel, following the mapping of existing objects within an IED Server IEC 61850.
SinapWise Import
This importer is part of the product ActionWise. It is used to, from the reading of a topological database created by the application ActionWiseTolllKit, create tags, points and screens in a Action.NET project, for the purpose of implementing a FLISR (Self Healing) project.
Component export
To selectively export parts of a Action.NET project, which can be imported into another project, this tool is available whose purpose is to offer the possibilities of selecting the data of this project and creating a file, with .tcomponent extension.
To make a data export:
Go to Run>Extensions>Export, to gain access to the export area;
Press the button Refresh so that a search is done on the current project and filled the table with all existing objects. This list can contain scripts, tags, tables, devices, and any other items previously built into the project.
Check the rows in the table and select the ones you want to include in the export. Make multiple line selection, in conventional form, shift+ click on the start line and the end line, or ctrl and click on each line.
Once the lines have been selected, press the Check selected items , and see that in the column Export the symbol will appear "ticado green".
To de-select lines you don't want to include, repeat the selection of them and press the Uncheck selected items, see the "green ticados" Disappear.
Also check if you want the export options of AlarmItems, TagHistorian and DataPoints, which are not included in the table because they are always dependent on the tags that are included.
Check the option Export secondary dependencies, to ensure that other dependencies, if any, are also exported to ensure the integrity of data and relationships
To perform the export press Export... A "Make new Component" window appears to specify the component name and other options. See this window's figure and information about existing fields. At the end, click "Yes" to start exporting. A new window appears with the progress of the task and at the end the successful export completion notice and the name of the generated file. The generated component file has the same format as the project file itself, and is therefore closed to other applications.
Alternatively, you can request the export in CSV or XML format using the Export as CSV/XML... The aquivos generated in this way are simpler, in text format, and can be opened and for example imported to other applications designed to recognize them.
In the following figure is the window used to define a new component:
Image AddedName: Fill in the name of the component to be exported.
Force as Plugin: Indicates that the exporter forces the component to be plug-in instead of a standard component.
Contents Hidden: Causes the contents of the component to be "hidden", which means that this component to be created cannot be edited when imported into a new project.
Preview: Indicate a "preview" image that will represent the new component.
Version: Indicate the version for this new component.
Description: A brief description of the function of this component, such as a comment.
Components
In the Run-Extensions-Components tab you find all the information needed to import a Component into the current project. Once you have a component item, exported from another Action.NET, you will be able to import it into your project.
The figure shows the screen shown in the Components tab.
Image AddedNthe top of the screen, there are three buttons, and a field for the definition of the subdirectory to be used to show the available components.
Refresh: Refresh this screen by updating the list with all components that are in the indicated subdirectory that can be imported into this project. This list can contain any component previously created on this computer or even in the cloud that is accessible (Cloud). Clicking on one of the rows in the list, to the left of the screen, the component is selected, and its items will be shown in the frame to the right of the screen, in the form of a hierarchical list.
Add Component: This button, when pressed, shows the "Add Component" window where you can configure the properties of the component to be imported. This window allows you to select whether the imported component will be of type "Embedded" or whether it will be imported as a manageable plugin. If the component was created with the "Force as Plugin" option, the "Add as component embedded" option cannot be selected.
Edit Component: This button allows editing of the previously created component and available for import. This editing facility is not allowed if the component was created with the "contents hidden" option. For component editing, a new tmanager application instantiation is fired, with the component being edited. The columns in the component list are:
Configuration | Description |
Name | The name of the component. |
Preview | An image representing the component |
Source | Where the component is, which can be local, or in the cloud |
Version | The component version as a number (example 1.0) |
Product Version | The version of Action.NET in which the component was created. |
PlugInInstalled | Checked indicates that the plugin is already installed in the project. |
Installed PlugIns
In Run-Extensions-InstalledPluIngs you will find information about the plugIns previously installed in the project.
At the top of the screen are four buttons:
Image AddedRefresh: Refreshthe list of this screen by updating items that have already been imported as Plugins in the project.
Update: Searches for updates in plugins, based on the number of versions of the files found.
Removes: Removes a selected Plugin and its project dependencies.
Import and Merge: In the case of Plugins that were not created with the Option of Force as Plugin allows you to make a conversion of the plugin to become a component and add your items in the project.
The columns in the list of plugins are:
Configuration | Description |
Name | The name of the plugin |
Preview | An image representing the plugin |
Source | Where the plugin is, which can be local or in the cloud |
Version | The plugin version as a number (example 1.0) |
HasUpdate | If checked indicates that there are updates to this plugin in the directory indicated as source. |
Description | A brief comment on the function of the plugin |
Panel | ||||
---|---|---|---|---|
On this page:
|