Este item apresenta as características da funcionalidade Eventos Recuperados, implementada no Action.NET. É muito utilizada quando se faz leituras de eventos datados e leituras de integridades. Em diversos protocolos de comunicação está disponível a solicitação de Interrogação Geral (IG) para que o Cliente solicite ao Servidor o conjunto completo de dados estáticos, isto é, como estão no momento.
Eventos Recuperados
Contexto da função
Em diversos protocolos de comunicação está disponível a solicitação de Interrogação Geral (IG) para que o Cliente solicite ao Servidor o conjunto completo de dados estáticos, isto é, como estão no momento. Normalmente este pedido é feito no início da conexão, para estabelecer uma base de dados inicial completa, na memória do supervisório, espelhando a memória de IED. Em diversos protocolos nestas mensagens os estados e medidas não são acompanhados por Timestamp. Também é feita solicitação de IG periodicamente, como maneira de propiciar uma verificação de integridade. Caso se perdeu algum envio de alteração de dados digitais, ao receber este estado o mesmo será diferente do existente no cliente. O objetivo desta funcionalidade é marcar esta mensagem para que a ocorrência possa ser verificada posteriormente em pesquisas de eventos históricos.
Funcionalidade
Como resultante desta funcionalidade no Action.NET, quando for detectada a mudança de um estado, através de leitura geral, e não de leituras de alterações, o timestamp será feito pelo módulo de comunicação cliente, com milissegundos ZERO, e na mensagem de evento de alteração será incluída a sigla **RCP{}, indicativa de evento de alteração recuperado. Somente é aplicado para tags com tipos de dados DIGITAIS (incluindo digitais duplos) pelos módulos de comunicação.
Implementação
Detecção da ocorrência
A detecção da ocorrência de que o estado de um tag, lido por IG está diferente do atual em memória, é feita por cada um dos módulos de comunicação da SPIN, que utilizam IG com dados sem timestamp. (IEC104, DNP3 e IEC101). Ao ser detectada, a parte em milissegundos do timestamp é passada para ZERO. E o atributo PrefixAlarmMessage do tag é preenchido com o texto indicativo de evento recuperado (por default **RCP{}).
Publicação daocorrência
Como resultado da alteração de estado do tag, vai ser gerada uma mensagem de alarme, se assim estiver cadastrado no tag. O módulo DataAccess do Action.NET após criar a mensagem e antes de publicá-la adiciona na frente da mensagem o texto que existir no atributo PrefixAlarmMessage. Vale para uma única mensagem, isto é, após o uso o próprio mecanismo de geração da mensagem coloca vazio neste atributo.
Configuração
A sigla **RCP** é utilizada por default, prefixando o alarme de alteração do estado do tag. Caso se desejar outra sigla basta colocar o texto preferido no atributo StartValue da tag do tipo tetxo: zz_system. PrefixForRecoveredEventStartValue.