Skip to end of metadata
Go to start of metadata

You are viewing an old version of this page. View the current version.

Compare with Current View Page History

Version 1 Next »

Objetivos

A funcionalidade tem por objetivo, facilitar ao projetista do sistema baseado em Action.NET implementar no projeto o armazenamento de ocorrências de interrupção de fornecimento e a utilização destes dados para a geração de relatórios com os índices DEC e FEC, diários, semanais e mensais, considerados cada alimentador, cada subestação, cidade e estado servidos pela concessionária.
Para se obter de forma correta os eventos de interrupção dos alimentadores, considerou-se adequada a inclusão, no mesmo projeto, da facilidade de Visualização de Energização de Unifilares. A vantagem desta facilidade é permitir a definição da topologia dos bays das subestações, e fazer o cálculo do estado energizado ou não de cada bay, periodicamente.

Organização Geral do Projeto

Neste item se descreve a organização geral do projeto e os conteúdos das tabelas principais, para que se possa utilizar de forma mais adequada as funcionalidades desenvolvidas.

Tabela Objects

Na tabela Objects, cada entrada deverá ser um dos bays de uma subestação.
Para cada tipo de bay deve-se ter um template apropriado para o bay.
Neste template por sua vez teremos sub templates de tipos de pontos agrupados de acordo com suas funcionalidades. As figuras mostram exemplos desta organização: são mostrados os bays de uma subestação.

Neste exemplo estamos mostrando os bays de uma subestação, com o nome de ANAKAPELLE D2, para a qual se usou o a abreviatura ANKD2, para identificar todos os bays.
Neste caso temos os seguintes tipos de bays, com seus templates usados na tabela: Feeder, BusLow, Trafo, e SS_Data(dados gerais da subestação).
Na coluna Category, estão indicados os bays que são do tipo Feeders, que serão os alvos das rotinas de cálculos de DEC e FEC ( para alimentadores).
Na coluna Comment, visando a utilização da Deploy Extension, que auxilia na criação das tabelas Points (para aquisição de dados), há informação dos NODES a serem utilizados.
E aqui mostra definição de bays para alimentadores.

TOPG é o template para definição da topologia da subestação. Juntamente com as medições (MEA) e o status (STA) de abertura de chaves e disjuntores, será utilizado pelos métodos de cálculo da funcionalidade de Visualização de Energização de Unifilares para definir as interrupções de fornecimento de energia.
O template SDFS, é utilizado para salvar os indicadores calculados diariamente de DEC e FEC para cada alimentador, de forma a ser ter o histórico destes cálculos ao longo de meses e anos.
O cálculo é separado pelo motivo da interrupção: Planejado, não planejado ou ocorrido não nos alimentadores, mas em bays supridores à montante. Sem tensão na barra antes do alimentador= NO_VOLT.

Para cada um deste motivos tem-se os indicadores calculados:

Tabela ASSETS (Níveis)

Devem ser criados os níveis de forma tal que se consiga definir a hierarquia geográfica necessária para o cálculo de DEC e FEC, pelas áreas de consumidores como

Estado

Divisão

Cidade

Subestação

Alimentador


Portanto, todos os alimentadores estarão localizados em alguma subestação e estas em alguma sub-divisão e região.

Tabela Categories

Para se poder acessar os bays através de coleções, quando necessário, também é recomendado, a definição dos tipos de bays através de Categories. Por exemplo, para o cálculo de DEF e FEC somente serão utilizados os Alimentadores.
Aos bays serão então atribuídas as Categories.

Tabela Alarm Items

Para melhor entender o funcionamento da detecção de ocorrências de de-energização, consulte o manual
ActionNet - NT - Funcionalidade de Mostrar Energização em Unifilares ou
ActionNet - EN-NT - Display Energization in OneWire Diagrams .
Para a detecção de aberturas de disjuntores em alimentadores deverão ser definidos alarmes na tabela de Alarm Items, tanto para os disjuntores como também para os membros BAYSTATE do template TOPG.
Para o cálculo do DEC e FEC, serão utilizados não os alarmes de disjuntores, mas sim os alarmes do membro BAYSTATE, definido no template TOPG (de topologia) que deverá ser um dos membros do template do alimentador.
Este tag é calculado através da topologia e indica se o bay está energizado ou não, independentemente do estado dos disjuntores próximos, mas sim das conexões existentes na topologia. A figura mostra esta definição de alarmes.

Quando o BAYSTATE vai para zero (não energizado) é criada uma mensagem de alarme. Quando volta para o estado energizado, volta para valor 1, é criada a mensagem de normalização. Nesta mensagem aparece o campo Duration, com o tempo total em que ficou de-energizado. Este será o tempo utilizado para o cálculo de DEC. A quantidade destas ocorrências será utilizada para calcular o FEC.
Veja exemplo na lista de eventos.

Veja abaixo a de-energização mostrada no diagrama unifilar.

Outros dois alarmes importantes, para a definição do motivo da interrupção são:
OC_EF - Indicação de ocorrência de trip (atuação de proteção)
NO VOLT - Indicação de ocorrência de NO_VOLT (falta de tensão no bay sem ter ocorrido atuação de proteção).

Template SAIDI_SAIFI

A funcionalidade utiliza um template específico para o controle de relatórios e tabelas de nome SAIDI_SAIFI, que será necessário ao projeto.
A figura mostra este template.

O sub template PARAMS é utilizado para guardar constantes utilizadas pelos métodos de cálculo de DEC-FEC, que podem ser alterados de um projeto para outro.

Nesta pagina:

  • No labels