- Created by Jose Porto on Dec 09, 2021
- Translations
You are viewing an old version of this page. View the current version.
Compare with Current View Page History
Version 1 Next »
O Action.NET é um produto moderno desenvolvido recentemente com todas as facilidade para ser utilizado internacionalmente. Por isso já está pronto para se adaptar facilmente a vários idiomas. Neste item são mostradas estas facilidades e dicionários bem como outros dicionários e tabelas de objetos que também dispõe. Incluindo unidades de engenharia e temas de cores.
Dicionários e Localização
Localização da linguagem no Runtime
Neste contexto Localizar é transformar alguma coisa nos costumes locais, como a tradução de textos para o idioma local. Você pode mostrar o texto em seu aplicativo em tantas línguas que necessitar. Basta você criar um dicionário para cada idioma.
Nota - Para mostrar em tempo de execução texto "localizado" na interface do usuário, não se esqueça de selecionar a opção Localizable (janela Dynamics Configuration, opções TextOutput) para cada objeto de visualização das Telas que você precisa para localizar. Veja figura a seguir.
Para configurar a localização:
Ir para Run > Dictionaries -> Localization.
Clique New.
Aparecerá a janela Criar Novo Dicionário Localização.
Digite um nome para o dicionário.
Clique em OK.
Clique Load Strings para preencher a tabela com todos os controles que têm textos que foram definidos como localizáveis. Na coluna TranslatedText, digite o texto no idioma do dicionário. Marque Alarm Messages se também desejar que as mensagens de alarme sejam localizadas.
Crie controles de visualização em uma Tela ou escreva um script para usar o objeto chamado Client.Dictionary para configurar o dicionário ou opções de dicionário para o usuário. Quando o dicionário é trocado as correspondências de textos são alteradas em toda a aplicação.
As mensagens de alarme podem também ser incluídas na localização, se o check-box correspondente na definição da mensagem estiver marcada (ver figura acima).
Em Info-Project-Settings, você também pode definir qual o default para Culture Information que o aplicativo deverá usar. Há disponível para scripts a propriedade runtime Client.CultureInfo que permite você alterar esta definição em tempo de execução.
Alguns objetos de visualização podem obter a informação Culture diretamente do sistema operacional, por isso, o procedimento correto é ter tanto a configuração de sistema operacional e as configurações do projeto com a cultura alvo para executar a aplicação.
Conjuntos de Enumeração
Você também pode usar os dicionários para traduzir os valores dos tags em texto. Por exemplo, um dispositivo pode ter um valor de 0 (desligado) ou 1 (ligado). Ao invés de exibir "0" ou "1", você pode exibir as palavras "Ligado" ou "Desligado".
Para configurar conjuntos de enumeração:
Vá para Run > Dictionaries > Enumeration Sets.
Clique New.
Aparecerá a janela "Create new Enumeration Set".
Digite um nome para o dicionário.
Clique em OK.
Na coluna "Tag State", digite o valor numérico, e na coluna "Display text", digite o texto a ser exibido.
Para os Tags que usam os valores numéricos com o Conjunto de Enumeração, deve-se configurar a coluna Parâmetros para escolher o conjunto ser usado.
Ao configurar um componente de uma tela para usar estas tags, deve-se definir o TextOutput para um dos seguintes atributos:
Com "tagName" ou "Tagname.Value" para mostrar o valor numérico da tag.
Com "Tagname.ValueAsString" ou "Tagname.DisplayValue" para mostrar o texto do conjunto de enumeração.
Veja na figura um exemplo para a criação do Conjunto de Enumeração "AN_DISJ_STATES" para a definição dos estados de uma chave seccionadora:
Na definição do Tag veja a indicação para uso do dicionário do Conjunto de Enumeração:
Dicionário de Categorias
Um tag pode pertencer a uma categoria pré-definida de objetos. Por exemplo: tags de trafos, tags de alimentadores, tags de proteção, tags de alarmes, podem ser agrupados em categorias. As categorias devem ser pré-definidas no Dicionário de Categorias.
Você pode criar Categorias para permitir a classificação de vários tipos de objetos do projeto.
A maioria das tabelas de configuração, como Tags, Nós de Dispositivos, Grupos de Alarme, têm a coluna Categoria, onde você pode aplicar uma ou mais categorias para esse objeto.
Para criar categorias:
Vá para Run > Dictionaries > Categories .
Digite ou edite o nome e a descrição para a categoria.
Continue adicionando tantas categorias como você precisa.
Na abas Tag -> Objetos, para Tags novos ou já existentes, selecione a nova categoria na coluna Categoria. Outros elementos do projeto também podem usar categorias para organização do projeto.
Um mesmo tag ou objeto pode pertencer a várias categorias.
Por exemplo: suponha que foram definidas duas categorias: TAGS_DE_TRAFOS e TAGS_DE_MEDIDAS. Poderíamos querer pesquisar, dentro de um código de script, os tags que são de pontos de medição de tensão nos trafos. No cadastramento destes pontos especificaríamos no campo Categoria destes tags estas duas categorias.
Uma vez a Categoria criada, passará a estar disponível na lista de existentes na coluna Categoria da aba Objeto, para a criação de Tags. Para cada tag escolha todas em que o mesmo se enquadra.
As Categorias de objeto também pode ser acessadas durante o tempo de execução para a filtragem e outras aplicações personalizadas, utilizando a propriedade Categoria dos objetos, como critérios para a escolha de objetos. Uma lista de todas as categorias definidas no projeto está disponível em tempo de execução na propriedade "Server.Categories".
Dicionário de Unidades
Pode-se definir unidades de engenharia para serem utilizadas no projeto, como atributos de tags de medidas. Para a criação e alteração de dados de Unidades de Engenharia, também é utilizada esta tabela de Dicionários.
Para configurar Unidades de Engenharia:
Vá para Run > Dictionaries > Units.
Clique New.
Aparecerá a janela "Create new unit".
Digite um nome para esta unidade.
Clique em OK.
Na coluna "Base", digite a unidade base para este valor numérico, e na coluna "New", digite o texto a ser exibido.
Dicionário - Temas
Nesta área há também a aba para a definição de cores em objetos de visualização, a serem usadas nos Temas de Cores.
Informações completas sobre Temas, sua utilização e sua configuração estão disponíveis na secção Temas de Cores, na área deste guia.
Nesta pagina:
- No labels