- Created by Jose Porto, last modified on May 30, 2023
- Translations
You are viewing an old version of this page. View the current version.
Compare with Current View Page History
« Previous Version 2 Next »
Esta funcionalidade permite a criação da base de dados de um estudo OpenDSS. Ao ser utilizada faz a geração de um conjunto de arquivos de parametrização de elementos elétricos interconectados, como Linhas, Cargas, Transformadores para a implementação de estudos elétricos baseados no software OpenDSS
Introdução
O software OpenDSS - Desenvolvido e fornecido pelo EPRI - Eletric Power Research Institute é uma poderosa ferramenta para a implementação de projetos de estudos de sistemas elétricos de potencia. Este software necessita para seus cálculos de um conjunto de definições de elementos elétricos, como Linhas , Cargas, transformadores, suas denominações, seu parâmetros elétricos e a conectividade definida entre estes elementos.
Esta funcionalidade de geração de arquivos, parte de um projeto Action.NET, em que foram definidos como objetos, bays que representam estes tipos de elementos elétricos. Utiliza também a definição de conectividade gerada ao ser utilizado este Gerador de Topologia. O resultado da operação é um conjunto de arquivos com a definição dos elementos elétricos de uma Subestação ou de um conjunto de subestações interligadas.
A partir destes arquivos, com a utilização e configuração adequada do software OpenDSS, se obtém uma ferramenta para cálculo de fluxos de potência, estima de estados e simulação de ocorrências elétricas.
Preparação do Projeto
Arquitetura geral
As funcionalidades aqui descritas tem por objetivo incluir a tipificação e conectividade de objetos de projetos Action.NET orientados à supervisão e comando de subestações elétricas.
A arquitetura geral do projeto é aquela já recomendada para a construção de projetos que devem usar a definição de Topologia. Os objetos devem corresponder aos bays da subestação. Podem usar a definição de Levels para localizar estes bays dentro de subestações. A definição da topologia é feita indicando-se qual é a interligação existente entres estes bays.
Categorias
Para que a extensão possa fazer o tratamento apropriado para cada tipo de bay, seja uma linha, uma carga um transformador , etc. Os bays devem ter a definição de que tipo são. Assim são criadas as definições de Categorias, que serão utilizadas para esta indicação.
Somente os bays reais, que de fato são monitorados, devem ter a especificação de categorias. Aqueles que, por ventura, foram criados no projeto para facilitar visualizações ou cálculos , mas que não são reais, não devem ter a especificação das categorias aqui apresentadas. A Extensão somente vai tentar cria parametrizações para os bays com estas categorias.
As categorias a seguir são as consideradas atualmente pela Extensão.
Bus - Categoria a ser utilizada para bays que correspondem a barramentos elétricos. Corresponde ao elemento Bus na definição de OpenDSS. Os BUS são de fato os elementos de interconexão entre os outros elementos. Vários elementos podem estar conectados a um unico BUS. Toda a conexão entre dois elementos tem que ser feitas através de um BUS. A geração de BUses entre dois elementos interligados é feita automaticamente pela Extensão de geração de arquivos.
Generator - Categoria a ser utilizada para bays que correspondam a geradores elétricos. Corresponde ao elemento Generator na definição de OpenDSS. Além de parâmetros próprios tem a característica de possuir uma unica conexão à um Barramento (Bus).
Capacitor - Categoria a ser utilizada para bays que correspondam a Capacitores elétricos. Corresponde ao elemento Capacirtor na definição de OpenDSS. Além de parâmetros próprios tem a característica de possuir uma unica conexão à um Barramento (Bus).
Load - Categoria a ser utilizada para bays que correspondam a cargas elétricas. Corresponde ao elemento Load na definição de OpenDSS. Além de parâmetros próprios tem a característica de possuir uma unica conexão à um Barramento (Bus).
Line - Categoria a ser utilizada para bays que correspondam a linhas ou interligações elétricas. Corresponde ao elemento Line na definição de OpenDSS. Além de parâmetros próprios tem a característica de possuir sempre duas conexões, cada uma a um barramento (Bus) diverso.
Transformer - Categoria a ser utilizada para bays que correspondam a Transformadores elétricos. Corresponde ao elemento Transformer na definição de OpenDSS. Além de parâmetros próprios tem a característica de possuir sempre duas conexões, cada uma a um barramento (Bus) diverso.
Tie - Esta é uma categoria qualificadora. UmTie em uma subestação não existe como elemento definido no OpenDSS. Assim uma interligação (Tie) deverá ser definido como uma linha Line (por ter duas conexões).. E deve se usar também esta categoria Tie para qualificar que é uma linha curta com parametrização especial.
SSLink - Quando se tem várias subestações em um sistema elétrico, na forma que se define a Topologia, sempre entre elementos de uma única subestação (uma tela de unifilar), pode não existir na definição da topologia esta informação de conectividade. Normalmente se tem um bay em uma SE que se conecta a outro bay de outra SE, Ambos bays de linha. Cada um de uma extremidade. Neste caso nestes bays, além da definição de linha se deve usar este qualificador para informar que é uma interligação. No campo de comentário destes objetos se deve colocar o nome do tag que corresponde ao bay interligado.
Parametrização default
hjdkkjgg
Arquivos gerados
Nesta página:
- No labels