Skip to end of metadata
Go to start of metadata

You are viewing an old version of this page. View the current version.

Compare with Current View Page History

« Previous Version 3 Next »

A integração nativa completa com bancos de dados e com a linguagem SQL reforça a vocaçção de hub de dados constantemente encontrada no Action.NET

Banco de dados de tempo real

Um ponto chave de diferenciação da plataforma Action.NET é sua capacidade de ser aplicada tanto em complexos Controles de Processos críticos em tempo real, com as informações na memória, como também nas aplicações de Nível 2 e Nível 3, onde as informações são armazenadas através de servidores de bancos de dados SQL e ocorre o intercâmbio de dados com aplicações externas.

O núcleo em tempo real de Action.NET é uma base de dados controlada por eventos em memória. Esse banco de dados é o resultado de mais de 25 anos de aprendizado contínuo e é um projeto completamente novo, aproveitando as tecnologias atuais e as experiências passadas.

A especificação do projeto incluiu como critérios prioritários:

  • confiabilidade e estabilidade operacional;

  • arquitetura distribuída, tanto internamente (mult-core CPUs) como externamente (vários usuários e projetos);

  • uso das plataformas operacionais para software e hardware de amplo suporte e longevidade;

  • aumento da modularidade para reduzir os custos de implantação e manutenção;

  • combinação entre flexibilidade e fácil interface de usuário, permitindo o uso eficiente e a integração aberta com os sistemas e as necessidades futuras.

inset_6.jpg

 

Gestão da Informação em Tempo Real, TI e SCADA combinados

A função do banco de dados em tempo real, apresentado em cinza no diagrama, é permitir a modularidade do sistema, criando uma camada de abstração que possibilita o isolamento das tarefas para se comunicar com bancos de dados relacionais, com outros sistemas e com o campo, com a interface do usuário e com sistemas de cálculo e de otimização. Sua estrutura permite a sincronização entre os vários processos independentes, de valores em tabelas em tempo real, notificação de eventos e atualização de informações.

Este aplicativo Manager utiliza componentes projetados especificamente para a plataforma .NET, com infra-estrutura adequada para o registro de eventos.

Fazendo uma comparação com uma supervisão em tempo real - ou de nível 1 -, temos as seguintes diferenças fundamentais:

Bancos de dados HMI/SCADA

Banco de dados em tempo real do Action.NET

Tipos básico de tags, como booleanintfloat (real) e textos.

Além destes, também gerencia eventos, datas, tabelas, consultas e dados estruturados.

Centrado em Servidor e processamento centralizado em um módulo.

Processamento distribuído, multi-core e multi-processos, clientes e postos de controle avançados.

Interfaces de acesso proprietárias.

Acesso por meio de Interfaces classes .NET ou serviços web.

Definição de variáveis ​​em bancos de dados proprietários.

Definição de variáveis ​​em bancos de dados padrão com suporte para SQL e ADO.NET.

Não permite hot swap (alteração da configuração do projeto sem parar a execução da aplicação).

Permite atualizações on-flight com built-in de gerenciamento de versão.

Nesta pagina:

A Convergência do banco de dados SQL, software HMI e .NET

Agendamento, receitas de processo e consolidação de dados em tempo real facilitada.

SQL Integrado

SQL embutido no software

Cada sistema Action.NET inclui um mecanismo SQL integrado com recursos completos. Isso oferece as seguintes vantagens:

  • É um local seguro para toda a configuração do projeto.

  • Ele pode ser usado como o banco de dados do historiador para registrar tags, alarmes e eventos em sistemas pequenos a médios (até 10 GB de dados).

  • Em sistemas grandes, ele pode ser usado como um local de armazenamento e encaminhamento local para quando o banco de dados remoto não estiver disponível.

  • Ele fornece um sistema ideal para armazenar configurações de tempo de execução local, informações retentivas, receitas locais, programações e tabelas e consultas ao preparar relatórios.

Várias conexões de banco de dados

Action.NET fornece integração perfeita com qualquer banco de dados de terceiros, incluindo Microsoft SQL Server, Oracle, MySQL, Informix, SQL Lite, PostgreSQL, etc.

Consultas e tabelas em tempo real

Qualquer fonte de dados que suporte ODBC, OLE-DB ou ADO. NET pode ser conectado com o aplicativo; uma sintaxe fácil permite criar ou personalizar qualquer consulta ou pesquisa de tabela com tags em tempo real.

DataGrid Avançado

Action.NET fornece um objeto DataGrid com recursos completos. O objeto DataGrid apresenta tabelas e consultas de bancos de dados, bem como mostra o conteúdo de qualquer tag, ativo ou objeto em tempo real. Solte a tabela, consulta ou tag no Grid Data Source para criar visualização front-end, editar qualquer objeto em tempo real ou banco de dados.

Arquitetura Cliente-Servidor

As consultas em tempo real podem ser processadas a partir do servidor ou do computador cliente, de forma assíncrona ou síncrona. Para obter melhor desempenho, várias solicitações de clientes distribuídos são armazenadas em cache e sincronizadas a partir do servidor.

Gateway de Dados

Conectar consultas de clientes por meio de zonas de segurança protegidas por firewall, como a movimentação de dados entre a rede de automação e a rede de TI, não é mais um problema. Action.NET fornece um gateway de dados amigável de firewall integrado. As consultas de dados de clientes são roteadas com segurança por meio de qualquer sistema Action.NET.

.NET para o núcleo

Editor de código integrado

Action.NET inclui um editor de script integrado para desenvolvedores criarem funcionalidades personalizadas para um aplicativo. O editor fornece um conjunto poderoso de ferramentas que o ajudam a testar e avaliar seus scripts. As ferramentas de depuração incluem atribuir pontos de interrupção, entrar no código, passar pelo código, executar linha por linha e observar os valores dos objetos mudarem a cada etapa.

Os scripts são executados nativamente como código gerenciado dentro da estrutura .NET, o que significa que você não pode criar um script que possa causar o desligamento inadvertido do sistema. Isso fornece um maior nível de segurança e tempo de atividade para seu aplicativo.

Domínios de servidor e cliente

Usando o editor de script Action.NET, você pode criar scripts que são executados no servidor para um alcance global ou podem ser executados no lado do cliente para um alcance local.

Tasks, Classes e expressões

Você pode criar tarefas, classes .NET e bibliotecas de funções. Em alguns casos, pode ser mais eficiente ou desejável criar expressões de uma linha, em vez de métodos completos. Para isso, o Action.NET oferece um editor de expressões que permite o acesso a todos os operandos e classes .NET.

Orientação a Objetos, Elementos do Projeto

Todos os elementos do projeto (tags, conjuntos de dados, alarmes, dispositivos e status de comunicações) são imediatamente acessíveis via IntelliSense. Como esses são objetos .NET nativos, nenhuma chamada de tag temporária é necessária. Com um único movimento, você pode transferir dados de tags para tabelas de dados externos .NET.

C #, VB.NET e conversão de código

O Action.NET inclui linguagens padrão da indústria, C # e VB.NET, para que os engenheiros não tenham mais que sofrer com o uso de editores de scripts antigos, proprietários, single-threaded ou interpretados. Traduza seu código entre C # e VB.NET a qualquer momento para aproveitar melhor sua experiência.

Eventos e Agendamento

Tarefas e expressões podem ser acionadas para execução por data, hora, condição, calendário, mudança de tag ou intervalo. A execução é distribuída entre os processos. Para obter o máximo de segurança e desempenho do sistema, cada processo é executado em seu próprio domínio de aplicativo e é isolado do banco de dados em tempo real.

Ferramentas de depuração completas

Você pode fazer alterações e configurações de projeto online durante a execução e depuração.

  • No labels