Skip to end of metadata
Go to start of metadata

You are viewing an old version of this page. View the current version.

Compare with Current View Page History

Version 1 Next »

O Action.NET pode ser aplicado em diferentes cenários e topologias de rede. As aplicações mais comuns, desde o chão de fábrica até a TI. O sistema Action.NET permite que os usuários foquem seu know-how e trabalho nas soluções dos processo e aplicações, fornecendo componentes padronizados para as funções de software de infraestrutura, tais como comunicação, gráficos e acesso de dados.

Cenários típicos de implantação

Os módulos do Action.NET (Scripts, Dispositivo, Historiador ou Banco de Dados) se comunicam por Tcp-IP e assim podem ser colocados em diferentes computadores em um sistema distribuído. O mesmo conceito se aplica às ferramentas de visualização do cliente que podem ser executadas remotamente ou localmente no computador servidor.

Grandes projetos (aplicações) podem usar uma combinação de cenários de implantação do Action.NET, interconectar sites remotos ou usar os produtos EdgeHMI e IIoT Gateway para publicar dados no servidor principal.

Portanto, existem muitas configurações de implantação possíveis. Os básicos estão listados abaixo:

  • Sistema autônomo

  • Sistema Distribuído de Aquisição de Dados

  • Sistema Cliente e Servidor

  • Servidor Redundante

  • Sistema de controle

  • Sistema de controle distribuído e redundante

  • Conexão de dados com sites remotos

Aplicativos de múltiplas camadas

O Action.NET foi construído para ser usado em diferentes cenários e topologias, desde uma interface local em um painel embutido até servidores tolerantes a falhas que atendem a vários projetos e clientes. As ferramentas de desenvolvimento e os componentes do projeto do Action.NET são escalonáveis, reutilizáveis ​​e consistentes.

Estabilidade Operacional

A implementação de código 100% gerenciado do Action.NET fornece estabilidade operacional incomparável devido à sua arquitetura de software intrinsecamente segura que inclui: isolamento de threads de execução, controle de exceção, recuperação de falha, implementação modular, abstrações de hardware e independência do sistema operacional.

Altamente flexível, escalável e simples de usar

Você pode acessar os dados de uma máquina remota de qualquer lugar e a qualquer hora.

Da TI ao chão de fábrica

Para fornecer o melhor retorno de investimento possível em cada cenário de aplicação, o Action.NET um modelo de licenciamento flexível e simples que gera soluções que correspondem ao tamanho do seu projeto. As famílias e modelos de produtos permitem que você implante sistemas de alta qualidade e com boa relação custo-benefício, variando de IHM local, painéis de toque, sistemas embarcados, estações de supervisão, SCADA e sistemas distribuídos, bem como salas de controle e centros de operação.

Redundância e alta disponibilidade

Para sistemas de alta disponibilidade, o Action.NET tem a capacidade de ter um banco de dados em tempo real, servidores de Alarme e Historiador e aquisição de dados implantados como um sistema redundante hot-standby, sem necessidade de alterações no projeto.

A redundância hot-standby é comprovada em campo com centenas de dispositivos na rede e vários clientes.

Sistema autônomo

Em um sistema autônomo, os componentes do lado do servidor (aquisição de dados, alarmes e registro de dados) e os componentes do lado do cliente (telas e scripts do lado do cliente) são executados no mesmo computador.

O computador pode ser um desktop Windows, um Panel PC, um PC industrial, ou um sistema integrado. O sistema autônomo pode atuar como um publicador de dados para servidores Action.NET remotos que atuam como coletores de dados Edge.

Sistema Distribuído de Aquisição de Dados

Um Sistema de Aquisição Distribuída de Dados é caracterizado por possuir uma máquina servidor e módulos de dispositivos que funcionam em computadores dedicados à comunicação com PLCs ou historiadores em redes remotas que não podem ser alcançadas a partir do computador servidor. Na imagem de exemplo abaixo, o cliente SCADA pode ser colocado no mesmo computador que está executando o computador servidor ou em um remoto.

Este modelo é útil em fábricas que possuem dispositivos com portas seriais ou capacidade de comunicação limitada. Nessas fábricas, a comunicação em redes lentas ou de baixa largura de banda é otimizada e um melhor desempenho global é obtido pela adição de servidores de E / S que interagem com os dispositivos.

Sistema Cliente e Servidor

Em um sistema cliente e servidor, um servidor Action.NET executa os módulos do lado do servidor (alarme, historiador, aquisição de dados). As estações cliente do operador são executadas em outros computadores da rede ou em computadores remotos conectados por uma interface WAN ou Cloud.

Sistema de controle

Um Sistema de Controle pode ter vários servidores configurados em uma arquitetura distribuída em diferentes plantas e para diferentes projetos. Esta configuração permite que clientes específicos tenham acesso a uma sala de controle para qualquer uma dessas plantas ou projetos. Como os clientes da planta não serão integrados em uma única máquina, é necessário especificar qual planta os usuários desejam assistir.

Nesse cenário, o sistema é organizado em locais discretos controlados por operadores locais que são suportados por servidores redundantes locais. Ao mesmo tempo, um nível de gerenciamento em uma sala de controle central pode ser configurado para monitorar todos os sites simultaneamente. Cada site é representado no projeto como um cluster separado, agrupando seus servidores principal e em espera.

Sistema de servidor redundante

O Sistema de servidor redundante apresenta dois computadores diferentes executando servidores Action.NET, e a redundância é feita automaticamente pelo próprio sistema supervisório. Assim, é necessário apenas especificar os endereços IP das estações primárias e secundárias. Existem alguns cenários típicos de implantação para servidores redundantes:

  • O banco de dados de alarmes e / ou históricos está sendo executado em uma terceira máquina dedicada aos dados históricos.

  • As bases de dados nos servidores primário e secundário são utilizadas para armazenar os dados históricos dos módulos de Alarme e / ou Historiador, com sincronização automática dos dados entre eles.

  • O módulo do dispositivo (comunicação PLC) também se tornou redundante.

Sistema de controle distribuído e redundante

Um Sistema de Controle Distribuído e Redundante inclui uma máquina servidora com os módulos de Alarme, um Historiador, um Banco de Dados e Clientes SCADA localizados em diferentes computadores na rede.

Nesta pagina:

  • No labels